Tutorial do EFT Oficial

3a PARTE - Recursos Adicionais e Avançados de Tapping e Refinamentos

Mudanças Cognitivas - Mudanças de Crenças com EFT

Novos Insights, Comportamentos e Crenças são rotina com o EFT

EFT Tapping Cognitive Shift Image
Mudança cognitiva

Um forte sinal de progresso na terapia tradicional é a mudança cognitiva. Quando um cliente tem um novo insight, exibe um comportamento novo ou demonstra uma nova crença sobre seu problema, então algo significativo mudou em sua percepção e isso é visto como evidência de que ocorreu uma cura emocional ou crescimento.

Na terapia tradicional, essas mudanças cognitivas acontecem frequentemente após meses ou anos de verbalização e de elaboração, mas com o EFT essas mudanças podem ocorrer em todas as sessões.  Na verdade, com o EFT, essas mudanças ocorrem nos bastidores praticamente toda vez que se consegue alívio para um evento específico. É por isso que o evento não incomoda mais. O cliente agora tem uma percepção diferente sobre o evento, à medida que os aspectos anteriores, tais como medo, culpa ou raiva se transformaram em sentimentos mais pacíficos

Estas mudanças cognitivas que ocorrem nos bastidores tornam-se rotineiras dentro das sessões de EFT e, muitas vezes, não são mencionadas. No entanto, usando a Técnica de Contar a História, você vai descobrir logo que alcançando um alívio significativo, seu cliente pode dizer algo que contradiz completamente a sua percepção original do evento.

Por exemplo, alguém que estava muito furioso com seu chefe no início de uma sessão, pode de repente dizer: "Bem, eu posso entender porque ele fez isso." Ou, alguém que foi humilhado na frente de seus amigos em uma festa, pode dizer: "Sabe que isso deve ter sido muito engraçado". Estes são sinais de que o sistema de energia foi realinhado e seu cliente atingiu certo grau de paz em relação a  este evento.

O vídeo abaixo oferece uma discussão em profundidade  sobre este tema vital com a plateia ao vivo. Este vídeo é seguido por uma sessão real com a Pamela e termina com a minha fala, enfatizando a mudança cognitiva que ocorreu. Observe que ela começa dizendo que Deus não acha que ela é digna, mas mais tarde (depois do tapping), diz que essa crença "não faz qualquer sentido."

 

 

Esses momentos acontecerão, frequentemente, à medida que seu cliente relata a história pela segunda ou terceira vez, enquanto você estiver procurando pelos sinais remanescentes de intensidade. Nesse ponto, a coisa mais apropriada a fazer é perguntar a pontuação de 0-10 para a intensidade desse aspecto ou para esse crescendo ou para todo o evento. Frequentemente, esse  valor será zero e você pode prosseguir com  outros métodos de teste para confirmação.

Você também vai encontrar outros sinais de que seu trabalho foi bem sucedido, sendo os mais comuns: bocejos, suspiros ou risada genuína. Esses podem acontecer a qualquer momento da sessão e são, geralmente, sinais de que a energia mudou de alguma forma. O meu favorito deles é o suspiro e este breve vídeo fornece três exemplos de sessões ao vivo.

 

 

Se você estiver no meio de uma rodada ou sessão de EFT e seu cliente boceja ou solta um grande suspiro, complete a rodada e pergunte a pontuação de 0-10. Você também pode perguntar ao seu cliente se sentiu alguma mudança significativa no sentimento em relação ao evento. Essas respostas nem sempre indicam uma mudança cognitiva, mas certamente você pode confirmar isso por meio dos testes.

Você também pode ouvir seu cliente dizer que se sente muito relaxado, quase a ponto de querer dormir. Isso é comum também, especialmente depois de uma longa sessão ou de um trabalho contínuo. Ficamos tão acostumados a carregar conosco essas perturbações que, uma vez que começamos a liberá-las, pode levar algum tempo para o corpo se recuperar.

Mudanças Cognitivas  representam o pote de ouro no final do arco-íris e fornecem evidências fantásticas de que estamos realmente obtendo resultados. A melhor parte é que você não precisa mais do que a Receita Básica do EFT  para conseguir estas mudanças cognitivas. Procure por elas em suas sessões e, como sempre, teste para confirmar.

 

REVISÃO:

Neste artigo  você aprendeu sobre  Mudanças Cognitivas como um sinal de que o EFT está produzindo resultados.

  • Uma Mudança Cognitiva  é  conhecidas pelos terapeutas tradicionais como uma nova compreensão ou uma mudança de comportamentos ou de crenças. É o pote de ouro no final do arco-íris.
  • Vemos essas mudanças, com mais frequência, quando todos os Aspectos de um Evento Específico foram clareadas. O cliente irá simplesmente deixar escapar uma nova perspectiva saudável que contradiz completamente a sua perspectiva original.
  • Às vezes, essas mudanças vão acontecer sem qualquer manifestação por parte do cliente. Fazer mais perguntas ou usar bons métodos de teste muitas vezes traz as Mudanças Cognitivas à tona.
  • Suspiros, bocejos ou risadas genuínas são também sinais de que as rupturas estão sendo eliminadas e mudanças de perspectiva podem estar em curso. Faça perguntas ou aplique Métodos de Teste para confirmar.

 

© Gary e Tina Craig
Todos os direitos reservados