Tutorial do EFT Oficial

2a PARTE Para Todos: Indo até as Raizes das suas questões sobre EFT

Como navegar nesta seção
do nosso site

Use o menu do lado esquerdo para localizar os itens do extenso conteúdo desta seção. Os itens deste menu se subdividem para tornar mais fácil o seu uso. Clique nos ícones [+] e [-] para subdividir e retrair os itens do menu.


Este tutorial contém links que direcionam a páginas que estão apenas em inglês. Essas páginas em inglês não são críticas para o seu aprendizado de EFT e podem ser desprezadas.

Introdução - Parte II

Conhecendo as raízes dos seus problemas
(Sempre em frente rumo a outros 30% dos benefícios do EFT)

Getting to the Roots of your issue
Conhecendo as raízes dos seus problemas

Estou muito feliz por você ter escolhido explorar o EFT além do básico que você aprendeu na Parte I. Mesmo que o artigo anterior sobre Como fazer o básico do EFT - A receita básica do Tapping do EFT forneça um processo independente e útil, ele claramente tem seus limites.  De certa forma, usando o EFT sem os refinamentos da Parte II é como capinar seu jardim emocional com um facão, ou seja, você pode obter bastante resultados rapidamente, mas a maioria é temporária. Você pode ter sucesso em cortar os topos das ervas daninhas, mas as raízes permanecem no subsolo... escondidas... reagrupando-se... erguendo-se... só para aparecer outro dia como uma nova erva.

O que é confuso para muitos recém-chegados ao EFT Tapping é que, em alguns casos, o facão  (receita básica do Tapping do EFT) extermina uma erva emocional suficientemente bem para que as raízes murchem e morram.  Este é o sucesso aparente com pouco esforço.  E parece fácil.  Nenhum trabalho de escavação ou de detetive é necessário. Isso cria a Grande Ilusão do EFT que discutimos anteriormente em que o uso superficial do tapping do EFT, às vezes, obtém resultados sólidos.  Você vai ver isso frequentemente em várias imitações do EFT ou derivações que povoam a internet.  Veja  E sobre aquelas derivações do EFT Tapping?

EFT Tapping Skills 2 image

É claro que terapeutas de primeira linha do EFT olham as coisas desta forma. Eles reconhecem que arrancar ervas daninhas emocionais pelas raízes poupa tempo a longo prazo e é muito melhor para nossos jardins emocionais do que eliminar continuamente as partes superiores.  Quando as raízes desaparecem, elas já não filtram os nutrientes dos nossos solos emocionais nem competem com as plantas emocionais pacíficas que nós podemos cultivar agora.

Esta parte II vai ensinar maneiras eficazes para localizar e desenterrar as raízes das ervas daninhas emocionais indesejadas para você. Ela levará você às especificidades (raízes) dos problemas emocionais para que você possa se mover em direção a jardins livres de ervas daninhas emocionais e a níveis mais elevados de paz e bem-estar.

Não há duas pessoas exatamente iguais e, portanto, seus jardins emocionais contêm ervas daninhas específicas para eles.  Nesse sentido, seu trabalho de jardinagem estará incompleto se você usar apenas abordagens globais (amplas) e/ou os vários tipos de linguagem enlatada (Scripts para Tapping do EFT), que são, infelizmente, os cortadores de erva daninha na internet. Você deve ir até as especificidades de seu problema (as raízes). Caso contrário, você está fazendo "EFT superficial" ao invés do Gold Standard EFT.

A metáfora da erva daninha acima fornece uma descrição útil mas, na realidade, você não está usando ferramentas do jardim. Em vez disso, nesta Parte II você usará os  Aspectos do processo do Tapping do EFT e Tapping para eventos específicos que fundamentam a maioria dos problemas (ervas daninhas). Ao longo do caminho, você vai medir ou Testar seu trabalho de Tapping do EFT, para que você não deixe nada para trás. Você vai aprender Quando usar abordagens globais para aliviar suas intensidades e vai fazer tudo isso dentro do contexto de Ser específico com o Tapping do EFT, para que você possa solucionar todos os detalhes. E você estará fazendo tudo isso dentro do contexto da Estratégia de sucesso do Tapping do EFT e o uso prolífico da Técnica de contar uma  história - carro chefe do EFT.

Encontrando um problema emocional

Em muitos casos, temos que fazer um trabalho de detetive para encontrar os problemas e as perturbações que precisamos abordar. Às vezes, podemos encontrar uma questão óbvia, e às vezes, temos que abordar uma combinação de problemas até que os resultados se firmem. De qualquer maneira, isto significará ter melhor saúde emocional, o que significa que você se sentirá melhor de modo geral.

Para identificar as questões pendentes que precisam ser abordadas no seu caso, faça estas três perguntas a você mesmo e veja o que encontra.

  • Qual é a maior causa de estresse em sua vida agora? (dinheiro, trabalho, relacionamento, etc.)
  • O que estava acontecendo em sua vida no momento em que o problema começou? (divórcio, mudança de carreira, acidente, etc.)
  • Que reclamação você tem consistentemente sobre o mundo? (as pessoas são egoístas, eu me sinto excluído, pessoas gananciosas pisam em mim, eu nunca tenho o suficiente, etc.)

Este exercício pode ter revelado o ponto de partida óbvio para você, mas, se não revelou, apenas escolha algo para começar. Qualquer problema emocional que você tenha está relacionados, geralmente, a vários outros. Muitas vezes abordando um deles, achamos algum alívio para outros ao mesmo tempo.

Uma vez que nós liberamos a intensidade de uma questão emocional, a intensidade do sintoma físico ou problema atual frequentemente se alivia também. Novamente, nem sempre sabemos qual problema  é "o problema". Então esperamos geralmente abordar mais de um problema antes de vermos a completa resolução do problema atual.

Boa saúde emocional não é algo que pode ser conseguido com uma solução rápida, um comprimido ou mesmo algumas rodadas de Tapping. Por outro lado, você não precisa se livrar de toda bagagem emocional antes que seu problema responda ao EFT. A razão é que a nossa abordagem é diferente dos processos de saúde tradicionais e esperamos continuar a melhorar sua saúde emocional até que seu problema responda.

Começando no próximo artigo, vamos mostrar como melhorar seus resultados abordando questões emocionais com o EFT.

Você está entrando em um palácio de possibilidades do EFT, onde novos níveis de cura e liberdade emocional proliferam.  Invista um bom tempo aqui.  As recompensas impressionantes podem durar por sua vida inteira.

 

© Gary e Tina Craig
Todos os direitos reservados