Tutorial do EFT Oficial

2a PARTE Para Todos: Indo até as Raizes das suas questões sobre EFT

Introdução a Ser Específico com EFT

Quanto mais específico você for, mais precisos serão seus resultados com o EFT.

Tapping Be Specific image

Ao aprendermos como encontrar os Aspectos, começamos o processo de quebrar um problema em partes menores, o que é um grande passo em direção a melhores resultados no tapping. Em seguida, vamos aperfeiçoar essa habilidade, sendo mais específico com cada Aspecto. Todas as vezes que trabalhamos com um Aspecto de um problema, em vez da questão em si, nós nos tornamos mais específicos, porque estamos nos aproximando da origem real do problema. Com exploração mais profunda, você verá que cada Aspecto tem partes menores, ou seus próprios Aspectos e, sendo cada vez mais específicos, nos aproximamos de resolver o cerne da questão.

Como você irá aprender...

Quanto mais específico você for,
mais precisos serão os seus resultados

E

você chegará mais perto do núcleo de seus problemas.

Tudo isso o conduz a resultados mais profundos e duradouros. Embora nosso foco ainda esteja nas questões emocionais, começaremos com um desconforto físico, como um exemplo simples e, em seguida, o iremos levar às questões emocionais.

Exemplo da dor de cabeça - Sendo Específico com EFT

Uma dor de cabeça pode soar como uma doença específica, e, de certa forma, é mesmo.  Afinal, é um desconforto específico (dor), localizado em uma parte específica do corpo (cabeça).  Agora que você já conhece  Os Aspectos dentro do processo de EFT que se encontram abaixo da superfície, espero que possa ver como "essa dor de cabeça" pode servir como um guarda-chuva para uma combinação de sensações diferentes, como uma dor aguda atrás do olho esquerdo, combinada com um latejar na têmpora esquerda e um peso na testa. Cada uma dessas sensações pode ser vista como um Aspecto da dor de cabeça.

Em vez de focar "esta dor de cabeça" com a Receita Básica de EFT, tento revelar os Aspectos, procurando por informações mais específicas, como a sua localização exata (frontal, topo, parte traseira da cabeça, atrás dos olhos, etc.) e sua natureza específica (dor aguda, dor maçante, latejante, etc.). Assim, você pode focar na parte mais intensa da dor de cabeça em primeiro lugar e reconhecer as partes complementares, na medida em que elas aparecem.

Uma vez que tenha uma descrição específica, você pode usar a Receita Básica de EFT para atingir esse Aspecto, por exemplo dizendo: "Mesmo que eu tenha esta dor aguda atrás do meu olho esquerdo..."

Verifique a intensidade desta dor, depois de uma rodada ou duas e, se ela não tiver desaparecido completamente  (zero), você provavelmente vai notar que as especificidades mudaram.  A dor aguda atrás do olho esquerdo, por exemplo, pode ter "mudado" para um pulsar na têmpora esquerda. Esta é uma informação crítica, porque isso significa que a dor atrás dos olhos melhorou substancialmente ou desapareceu. Ela não "se moveu" realmente, embora possa ter parecido desta forma. Agora que a dor atrás do olho desapareceu, a dor na têmpora é a próxima na fila de atenção. Esta é uma forma de mudança de aspectos, que podem ser fáceis de perder se você não estiver sendo específico e procurarando novos aspectos que podem aparecer.

Aqui estão os três sinais mais comuns de mudança de Aspecto, quando se está usando EFT para sintomas físicos.

  • A dor move para um novo local
  • A dor altera em qualidade (abrangencia maior ou menor, sensação, forma, etc.)
  • A dor aumenta de intensidade

EFT Tapping Digging Deeper image
Quando nos tornamos mais específicos,
nós simplesmente estamos cavando mais fundo

Quando nos tornamos mais específicos, estamos simplesmente cavando mais fundo para encontrar mais Aspectos da questão. Como aprendido no último artigo, você pode tratar cada Aspecto novo no processo de tapping, como uma questão separada.  Assim, sua primeira rodada da Receita Básica poderia começar com, "Mesmo que eu tenha esta dor aguda atrás do meu olho esquerdo..."  Uma vez que a intensidade da dor vá para zero, você pode notar o "latejar na têmpora esquerda" e fazer algumas rodadas, até que diminua. Seu próximo passo pode ser abordar o "peso na testa" e continuar dessa maneira, até que todos os aspectos da dor de cabeça tenham desaparecido.

Para ser específico em um sintoma físico ou desconforto, é melhor obter pelo menos cinco tipos diferentes de descrição para a dor, para que você possa ver como o sintoma está mudando. As opções mais comuns são as seguintes:

  • Localização exata
  • Tamanho exato
  • Forma
  • Sensação (latejando, esfaqueando, apertando, etc)
  • Densidade, espessura ou peso
  • Temperatura
  • Cor

A lista de detalhes, é claro, é interminável.  A idéia é reunir informações específicas sobre o desconforto e usar a Receita Básica de EFT nos detalhes, um de cada vez. No vídeo abaixo, Tina demonstra como você pode ser específico, enquanto trabalha em uma dor física de uma cliente real (Cathy).

 

 

Se sua queixa principal é dor ou desconforto físico de algum tipo, pode parecer uma forma apropriada usar o EFT para resolvê-la. De fato, este é um caminho mas, ser mais específico com as descrições é uma abordagem muito mais eficiente do que focar a questão como um todo. No entanto, este último método é mais demorado, especialmente quando os fatores emocionais subjacentes são mais complexos.

Ao trabalhar com problemas emocionais, frequentemente focamos em coisas como "borboletas no estômago," "um nó no pescoço" ou "uma constrição na respiração", que podem aparecer com emoções como nervosismo,  medo ou raiva. E é muito útil observar como essas sensações vão mudando. Podemos também começar abordando uma dor física,  na esperança de que ela abrirá a porta para um fator emocional.

Traduzindo o processo de EFT de questões físicas para emocionais

Quando o EFT é dirigido para um sintoma físico, eu sempre presumo que há (ou pode haver) uma questão emocional nos bastidores. Presumo também que os Aspectos dessa questão emocional estão sendo também atenuados ou suprimidos pelas rodadas de Tapping. Como as descrições específicas da dor mudam, eu vejo isso como evidência de que estamos mudando de um Aspecto para outro e posso acompanhar nosso progresso com base nas mudanças da dor.

Ser específico pode ser visto como olhar mais de perto ou mais profundamente a questão. A maneira mais óbvia de olhar mais profundamente um sintoma físico é identificar os fatores emocionais por trás dele e solucioná-los, diretamente, com a Receita Básica de EFT.

Se os fatores emocionais, por sua vez, puderem ser divididos em Aspectos ou em suas partes individuais, então você poderá ser ainda mais específico e obter resultados mais rápidos.

Se, por exemplo, estiver trabalhando em um problema de relacionamento com seu cônjuge e o problema é que sente que ele é muito crítico, você poderia começar fazendo tapping nos pontos, dizendo "mesmo que meu parceiro seja muito crítico..."

No entanto, esta seria uma abordagem muito global. O verdadeiro problema é a sua resposta às críticas. Então, sendo mais específico/a, significaria focar no seu sentimento de rejeição. "Mesmo que eu me sinta rejeitado quando ele/ela me critica..."

É provável que haja uma ou duas áreas das críticas que o incomodam mais do que outras, então você pode ser mais específico/a, identificando-as individualmente, "Mesmo que eu me sinta rejeitada quando ele não come o jantar que eu preparei..."

Indo mais longe, você pode identificar as palavras que ele/ela usa e usar o nome dele/dela no Setup. "Mesmo que Jack(Jill) tenha dito que eu deveria ter feito macarrão e eu tenha me sentido rejeitada..."

Com esse nível de especificidade é muito mais fácil ver quando esse Aspecto se dissipou e um novo se apresenta. Por exemplo, você pode achar que, uma vez sanada a rejeição, haveria raiva para resolver. Depois de solucionar o comentário sobre o macarrão e descobrir que há mais um comentário sobre como gerencia a organização das refeições, poderiam haver diferentes emoções em torno disso.

Ao tentar resolver um problema em sua forma mais global, você perde a oportunidade de ver o progresso, à medida que este acontece. Além disso, por ser o mais específico possível, os novos Aspectos que encontramos, frequentemente, nos levarão em direção às questões centrais por trás do problema.

Agora, deixe-me chamar sua atenção para um fato que tende a separar os resultados duradouros do resto.  No nosso exemplo de relacionamento, você poderia ter ignorado as especificidades e só ter abordado a questão, fazendo várias rodadas de Receita Básica de EFT com "Mesmo que ele me critique....".  Há chances de que você sinta menos intensidade sobre isso, uma vez que sua persistência pode ter resolvido algumas especificidades dos bastidores do problema.

Mirar uma questão global como esta, em vez dos aspectos individuais, é como fazer EFT com uma venda nos olhos, porque você não pode ver onde você fez progressos e onde não fez. Pode proporcionar algum alívio, por causa do poder da Receita Básica de EFT, mas...

... quando você falhar, não terá para onde ir.

Então, ir para as especificidades, dá a você um caminho mais profundo, mais inteligente para o problema e suas rodadas de Tapping de sucesso provavelmente serão mais freqüentes, mais profundas e mais permanentes. Dá a você a opção de ser cirurgicamente preciso.

Considere isto... quando você está fazendo tapping "cegamente" em "ele me critica", presumimos que existem mais Aspectos específicos da questão sendo tratados, abaixo da superfície. Digamos que há 5 diferentes aspectos e, suas sessões de Tapping, resolveram parte do aspecto #1 (a rejeição sobre o jantar), tudo do aspecto #3 (seu tom de voz) e metade de aspecto #4 (sua raiva sobre o jantar), o que foi o suficiente para proporcionar algum alívio. Agora, vamos dizer que o aspecto #5 (o comentário sobre a organização) apareça uma semana mais tarde e a raiva geral sobre a crítica dele volte.  Agora, você poderia concluir, em vez disso, que o " EFT não funciona", caso em que você nunca vai saber os resultados reais. O que você faz?

Uma opção é fazer um pouco mais de tappings cegos e globais em "ele me critica" e esperar resolver os Aspectos restantes. No entanto, você não sabe que existem 5 Aspectos, porque não investigou tão longe... pode haver 25, por tudo que você sabe.

A melhor opção é ser mais específico, investigar por Aspectos e resolvê-los completamente, um por um. Dessa maneira, sabemos que os Aspectos #1 e #4 não foram resolvidos completamente e precisam ser revisitados e você pode verificar, para ter certeza, se o Aspecto #3 ainda está desaparecido. Se você também abordar o aspecto #5 e em seguida desenterrar e resolver o aspecto #2, você será levado a resultados mais duradouros.

Outro exemplo de Tapping

Como poderíamos abordar um problema de ansiedade social? Vamos fazer o tapping em "Mesmo que eu tenha ansiedade social..." e esperar que algumas rodadas ajudem a nos sentirmos mais confortáveis em todas as situações? Não. Ser mais específico envolve olhar para as diferentes pessoas ou situações que desencadeiam sua ansiedade e ir fazendo tapping para cada uma delas.

Se reconhecer que ir ao happy hour no bar é a situação social mais difícil para você, divida isto em partes menores. Por que isto é mais difícil do que estar no trabalho? Por quê é mais difícil do que estar perto da sua família? É algo sobre estranhos? Fica mais nervoso perto de homens do que de mulheres? Há alguma coisa que você tem medo que vá acontecer? Há algo sobre a qualidade da luz ou a falta de espaço pessoal em uma multidão? Trabalhando com esses detalhes individuais, nesse tipo de situação, fará com que você ataque mais precisamente o problema e você pode testar, indo para o happy hour e vendo se está cada vez menos ansioso a cada vez. Por outro lado, se você tentou testar seu resultado no cenário do happy-hour, procurando mudanças em sua ansiedade social no escritório, isso não faria muito sentido. Você pode ter resolvido o problema em uma área mass testando na outra, não perceberá  a diferença.

Este conceito pode ser aplicado a qualquer problema emocional que possa imaginar mas, se for difícil fazer as perguntas certas a você mesmo, há profissionais de EFT treinados para fazer isso por você. Contratar um profissional para ajudar com seu processo, geralmente pode simplificá-lo para você e ajudá-lo a aplicar estes conceitos à sua situação individual.

Deixe-me enfatizar que ainda estamos no início deste Tutorial de EFT e ainda estamos estabelecendo as bases desse processo. Ser específico dá a você informações mais detalhadas sobre o problema e permite um controle muito maior do processo. Leva você a trabalhar diretamente com os blocos de construção de qualquer problema e é vital, se pretende alcançar os melhores resultados possíveis.

Se notar que, explorando os detalhes, está sendo levado de volta para eventos anteriores em sua vida, isso é uma boa notícia! Isso significa que seu sistema está mostrando o caminho para as questões mais importantes a serem endereçadas e, então, seu problema poder ser resolvido. Nossa discussão sobre Ser Específico está longe de estar completa e, em breve, vamos chegar à importância de abordar os eventos do seu passado, que é onde acontecem os verdadeiros resultados do EFT.

REVISÃO:

Neste artigo, você aprendeu como Ser Específico com o tapping pode ajudá-lo a ser mais eficaz.

  • Isso pode ajudá-lo a encontrar mais Aspectos para abordarr.
  • Pode ajudá-lo chegar ao núcleo da questão.
  • Pode ajudá-lo a reconhecer e avaliar seus resultados mais facilmente.
  • Você pode ser mais específico com problemas físicos ou emocionais, mas trabalhar com questões emocionais é, frequentemente, o caminho mais curto para resultados mais duradouros.

 

 

© Gary e Tina Craig
Todos os direitos reservados