Tutorial do EFT Oficial

2a PARTE Para Todos: Indo até as Raizes das suas questões sobre EFT

O Procedimento para Paz Pessoal com EFT

Uma ferramenta universalmente útil para todos

Agora que temos um entendimento completo do que são (1) Eventos Específicos - um conceito essencial dentro do processo do EFT, (2) Técnica de Contar Histórias e (3) Efeito Generalizador do EFT - um grande passo para a eficiência do tapping, vamos utilizá-los dentro do Procedimento para a Paz Pessoal do EFT, uma forma de qualidade para obter resultados duradouros com o EFT.

Personal Peace
Paz pessoal

Idealmente, se você tem uma questão desafiadora em sua vida diária, você iria tratá-la como o tampo de uma mesa, procurando encontrar cada uma das pernas da mesa ou evento(s) específico(s) em seu passado relacionado(s) diretamente a essa questão. Uma vez identificados os pés da mesa, você pode usar o EFT para "remover" tantos quantos pés sejam necessários para fazer o tampo da mesa entrar em colapso, e assim você estará livre para seguir em frente na sua vida sem a questão desafiadora.

A descrição acima é o cenário ideal e o processo do EFT funciona assim para muitas pessoas. Se os eventos relacionados estão ainda claros em sua memória e você é capaz de conectá-los claramente a seu problema atual, então você não terá dificuldades para usar o EFT dessa maneira.

  • Mas e se você não tem as memórias necessárias?
  • E se você focou todos os eventos que encontrou, mas o problema persiste?
  • E se seu problema é o resultado de vários anos de desconforto ao invés de apenas alguns eventos?
  • E se todas essas lembranças se misturam de uma forma que é difícil separar?
  • E se você tiver mais de uma questão e os eventos que contribuem para cada uma estão todos relacionados uns aos outros?
  • E se a questão e o evento tem uma ligação estranha que você nunca seria capaz de enxergar por conta própria?

Ao que parece, estes desafios são comuns à maioria dos usuários do EFT.

Problemas emocionais são complexos por natureza e a metáfora do tampo e pés da mesa que você aprendeu no artigo Descobrindo eventos específicos ilustra isso em parte. No entanto, navegar através de uma história repleta de eventos para encontrar aquele(s) relacionado(s) com uma determinada questão pode ser um desafio. Na realidade, as questões que o incomodam hoje provavelmente estão relacionadas umas às outras e todos os eventos difíceis no seu passado podem estar contribuindo para diferentes problemas, de várias maneiras. Muitos desses eventos podem parecer muito pequenos e insignificantes para causar preocupação, mas depois de algumas décadas, essas perturbações menores tendem a se acumular. Com isso em mente, oferecemos o Procedimento de Paz Pessoal que é uma forma de limpar sistematicamente os eventos difíceis na sua história, não importando quais deles estão contribuindo para o problema atual.

Em essência, o Procedimento para a Paz Pessoal do EFT envolve fazer uma lista de todos os eventos específicos incômodos da sua vida e ir removendo, um por um, os impactos emocionais causados por eles.  Fazendo isso de forma sistemática,  você pode derrubar todos os pés debaixo de todos aqueles tampos de mesa e gerar o alívio que procura assim como uma refrescante sensação de paz em sua vida. Você ficará surpreso de quão rápido poderá chegar lá – Lembre-se que o efeito generalizador está presente e podemos vê-lo em ação, contribuindo com o Procedimento para a Paz Pessoal!

O Procedimento para a Paz Pessoal é simples:
  1. Faça uma lista de todos os eventos específicos incômodos da sua vida dos quais você se lembra, usando os critérios apresentados no Artigo sobre Evento Específico, ou seja:
    • Para cada evento, crie um filme curto. Escolha eventos ocorridos há alguns anos (os eventos ocorridos na infância são geralmente melhores).
    • Dê um título para cada um, como por exemplo "no tempo em que..."
    • Tente resumir o filme em 1-3 minutos de duração.
    • O filme de cada evento deverá ter, pelo menos, um pico emocional.
    • O filme de cada evento deverá ter um começo, um fim, um enredo e personagens.
    • Nota: Você deve ser capaz de encontrar pelo menos 50 eventos.  Muitas pessoas encontrarão centenas.
  2. Ao lado de cada título de filme, atribua uma nota de intensidade entre 0-10. Exemplos:
    • Papai me bateu na cozinha (8)
    • Eu roubei o sanduíche de Suzie (5)
    • Quase escorreguei e caí dentro do Grand Canyon (7)
    • Minha classe de terceiro grau me ridicularizou quando fiz aquele discurso (8)
    • Mamãe me trancou no armário (7)
    • Quando a Sra. Adams disse-me que eu era burro (6)
  3. Após cada evento mais intenso ter sido neutralizado, risque-o da lista e procure o próximo mais intenso. Você poderá notar eventos adicionais que vem à mente enquanto você faz o tapping. Nesses casos, adicione-os à lista.
  4. Após trabalhar com 5 eventos, mais ou menos, volte à sua lista e reavalie a nota de intensidade atribuída para cada um. Devido ao Efeito Generalizador, você verá que os eventos, mesmos aqueles que ainda não foram resolvidos, começarão a se tornar cada vez menos intensos.
  5. Se você limpar um evento específico por dia durante 3 meses, ao final desse tempo você terá resolvido 90 eventos. Imagine quantos de seus tampos de mesa podem ser colapsados ou enfraquecidos como resultado. Você pode imaginar o quanto a sua vida será melhor sem eles? Não precisa parar por aí. Se você realmente entender o benefício de limpar qualquer evento incômodo do passado, então você pode continuar adicionando eventos à lista e os limpando. E lembre-se que o efeito generalizador vai sempre ajudá-lo.
  6. A maioria das pessoas começa a se sentir significativamente melhor após abordar algumas dezenas de eventos, mas mesmo se você tem mais e demorar um ano ou dois para se liberar dos problemas emocionais ou físicos que o limitam e com os quais você luta atualmente, não valeria a pena o esforço?  E aqui está um bônus: se você puder fazer todo este trabalho por conta própria, então você vai alcançar essa liberdade de graça.

Dicas

  • Se você não puder atribuir um nível de intensidade de 0-10 a um filme em particular, assuma que você está reprimindo algo e, nesse caso, aplique 10 rodadas completas de EFT em todos os ângulos possíveis desse evento que você puder imaginar. Isso lhe dará uma grande possibilidade de resolvê-lo.
    Ao fazer sua lista, você pode achar que alguns eventos não parecem  lhe causar algum desconforto atual. Tudo bem. Enumere-os de qualquer maneira. O simples fato de lembrá-los sugere a necessidade de resolvê-los.
  • Quando a lista estiver completa, escolha o evento mais intenso e use a Técnica de Contar História do EFT em cada um dos eventos, um por um, até que a intensidade caia a zero. Você pode precisar repassar cada evento algumas vezes para encontrar todos os aspectos e reduzi-los todos a zero. Ao chegar ao zero você irá notar que consegue rir da situação ou se sente neutro sobre o assunto ou apenas que "não consegue mais pensar sobre a questão."

Precauções

Se sua história inclui abusos cometidos por longo tempo ou eventos altamente traumáticos, você achar que listá-los lhe causa um sofrimento adicional. Se este for o caso, então, faça uma lista mais curta, talvez de 5 eventos com menor intensidade cada vez e trabalhe com aqueles mais traumáticos apenas quando você se sentir mais confortável.  Além disso, considere pedir ajuda a um profissional devidamente treinado, que pode administrar seu desconforto ao longo do caminho.

Se estiver tomando medicamentos, você pode sentir a necessidade de interrompê-los. Por favor, faça-o APENAS sob orientação médica.

Efeitos positivos secundários

A medida em que trabalha com os eventos do seu passado considerando a ordem de intensidade dos mesmos, pode ser que você não esteja zerando imediatamente as causas exatas do problema do qual você mais quer alívio. No entanto, haverá resultados positivos ao longo do caminho, e se você observá-los, vai saber que a paz pessoal está começando a surgir em sua vida.

Os resultados do EFT, não importa como os encontramos, às vezes são muito sutis e é fácil negligenciá-los ou atribuí-los ao processo de crescimento pessoal natural. Para nos ajudar a perceber como as mudanças estão acontecendo, devemos fazer uma segunda lista para qualquer coisa que possa estar melhorando em nossa vida. Alguns exemplos comuns de coisas que podemos colocar nessa segunda lista:

  • Sono - qualidade do sono ou horas dormidas por noite
  • Hábitos alimentares – sobre desejo de comer as chamadas "junk food", sobre o hábito de consumir açúcar, sobre o hábito de consumir vegetais
  • Outros desejos – café, cigarros, vinho/cerveja
  • Nível de estresse relacionado ao trabalho
  • Frustração no trânsito
  • Relacionamentos - com o cônjuge, com os filhos, com os sogros, com parentes, com colegas de trabalho
  • Tensão muscular ou dor/flexibilidade muscular
  • Pressão arterial
  • Capacidade respiratória
  • Visão
  • Memória
  • Resistência
  • Confiança
  • Propensão a rir ou sorrir

Qualquer coisa em sua vida pode começar a mudar para melhor quando você começa a limpar os eventos antigos inconfortáveis. Uma vez que você tenha a sua "lista de desejos" de todas as mudanças positivas que você gostaria de efetivar, encontre uma maneira de avaliar cada uma antes de você começa a fazer o tapping. Talvez escreva as horas de sono que consegue ter em média, ou as xícaras de café que você bebe todos os dias, ou quanto tempo você pode ficar de pé sem dor, ou o nível de dor emocional/frustração (0-10) que você sente em qualquer relacionamento.

Ao fazer o tapping para os seus eventos, continue checando esta lista e acompanhando todos os itens dela. Alguns podem mudar imediatamente, outros podem melhorar mais tarde e você pode observar também outras mudanças positivas que nem estão na lista. Usando essas duas listas em conjunto, é mais fácil continuar com um processo que pode ser mais longo para algumas pessoas.

Você consegue imaginar o que seria sentir-se verdadeiramente estar em paz com tudo o que já aconteceu na sua vida? Que tal estar em paz com a metade? Mesmo isso faria uma enorme diferença para a maioria das pessoas. Imagine como o mundo seria diferente se todos limpassem o lixo do seu passado. Não só todos nos sentiríamos melhor fisicamente e emocionalmente, mas seriamos também capazes de nos entender melhor e sentir compaixão uns pelos outros, sem todos esses problemas pelo caminho.

Pensamentos sobre outros usos do Procedimento para a Paz Pessoal do EFT

Este simples conceito do Tapping pode mudar todo o campo da saúde e, se adotado por cada curador e cada paciente, provavelmente iria aumentar, dramaticamente, nossos índices de cura (1) e, ao mesmo tempo, (2) despencar os custos.

Por favor, note que essa ideia releva completamente o uso de substâncias químicas tal como é defendido e proposto pelo modelo médico. Isso porque o EFT frequentemente produz melhorias em clientes onde drogas e outras soluções químicas fracassaram. Isto não quer dizer, no entanto, que as drogas, nutrição adequada e similares não têm seu lugar. De fato tem e muitas vezes podem ser vitais. Na minha experiência, no entanto, nossos eventos específicos não resolvidos estão muitas vezes mais perto da causa fundamental da doença do que qualquer outra coisa. Assim, eles merecem nosso mais alto nível de atenção...

Terapeutas qualificados em EFT' estão bem cientes da capacidade do EFT de limpar profundamente os eventos específicos negativos de nossos muros mentais. Esta é a área onde aparecem nossos mais elevados índices de sucesso. Até agora, no entanto, temos focado nossos esforços nesses acontecimentos negativos específicos subjacentes a uma determinada doença como uma fobia, dor de cabeça ou trauma. Isso é bom... muito bom... e devemos continuar fazendo isso. Por outro lado, por que não usar EFT em TODOS os outros eventos específicos que podem estar à espreita, por trás de nossas questões mais gerais (mas MUITO importantes) tais como (para citar alguns)...

  • Auto-imagem
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Insônia persistente
  • Vícios
  • Excessos emocionais
  • Compulsões
  • Sentimentos de abandono

A medida em que você elimina a bagagem emocional de seus eventos específicos, você terá, é claro, cada vez menos conflitos para o seu sistema ter que lidar. Menos conflito interno se traduz em um nível mais elevado de paz pessoal e menos sofrimento emocional e físico. Para muitos, este procedimento poderá ocasionar a cessação completa de problemas que vem se perpetuando ao longo da vida e que outros métodos não conseguiram tocar. Que tal alcançar a paz, em um parágrafo?

O mesmo se aplica também às doenças físicas. Estou falando aqui sobre tudo, desde dores de cabeça, dificuldades respiratórias, distúrbios digestivos até AIDS, Esclerose Múltipla ou Câncer. Está se tornando mais amplamente aceito que nossos males físicos são causados (ou recebem a contribuição) por raivas não resolvidas, traumas, culpa, tristeza, dentre outros. Até agora, no entanto, não há uma maneira eficaz de eliminar esses bandidos da saúde. Nós podemos mascará-los com drogas, é claro, mas as verdadeiras curas têm sido difíceis de encontrar. Felizmente, EFT fornece agora , por meio do tapping, elegantes ferramentas que ajudarão os curadores sérios a eliminar as raízes das doenças.  Independente do uso de EFT, sempre consulte médicos qualificados.

O Procedimento para a Paz Pessoal do EFT NÃO é um substituto para o treinamento qualificado para o uso do EFT nem um substituto ao atendimento feito por um hábil terapeuta de EFT ou médico qualificado. Pelo contrário, é uma ferramenta que, quando corretamente aplicada, é capaz de aliviar um amplo espectro de sofrimentos (uma formação de qualidade ou uma assistência ajudarão em sua eficácia). Sua simplicidade e grande eficácia faz deste um método obrigatório para quem busca ajuda inclusive para o mais difícil dos problemas.

Pode ser usado:

Como "dever de casa" entre as sessões com um médico ou terapeuta. Isto certamente acelerará e aprofundará o processo de cura.

  • Como um hábito diário, o Tapping poderá limpar uma vida inteira de detritos emocionais acumulados. Isso pode melhorar a auto-imagem, reduzir a insegurança e fornecer uma profunda sensação de liberdade.
  • Como um meio para eliminar o principal fator influenciando (se não for a única causa) de  uma doença grave. Em algum lugar dentro de eventos específicos estão aquelas raivas, medos e traumas que estão se manifestando como doença. Focando todos eles, provavelmente você atingirá os responsáveis pela doença.  A despeito do seu uso de EFT, sempre consulte um médico em caso de problemas físicos.
  • Como um substituto útil para detecção de questões centrais. Se você neutralizar todas as questões específicas automaticamente você chegará às questões centrais.
  • Como um meio para fazer um relaxamento consistente.
  • Para tornar-se um exemplo para os outros sobre o que é possível.

Alguns minutos por dia com o Procedimento para a Paz Pessoal do EFT podem fazer uma diferença monumental no desempenho escolar, nos relacionamentos, na saúde e na nossa qualidade de vida.  Esperamos que este processo simples de Tapping se torne uma rotina em todo o mundo.

Revisão:

Neste artigo, você aprendeu como usar o Procedimento para a Paz Pessoal.

  • Há uma variedade de razões para que muitos usuários EFT tenham dificuldades para chegar ao núcleo central da sua questão.
  • Fazer uma lista de eventos passados que ainda sejam emocionalmente intensos pode ajudá-lo a navegar através de seus próprios problemas e, sistematicamente, eliminá-los.
  • Enquanto você trabalha em direção a solução de uma questão, frequentemente ocorrem efeitos secundários positivos neste processo que proporcionam inesperado alívio para outras questões.
  • O Procedimento para a Paz Pessoal é algo que você pode fazer todos os dias. Limpar um evento por dia, levaria a limpeza de 90 eventos em apenas 3 meses.
  • Um alto nível de paz pessoal pode  não apenas aliviar problemas existentes, mas prevenir novos de se desenvolverem.

 

 

© Gary e Tina Craig
Todos os direitos reservados