Tutorial do EFT Oficial

2a PARTE Para Todos: Indo até as Raizes das suas questões sobre EFT

Quando usar Abordagens Globais no processo de EFT tapping

Atenuando numa sessão de tapping e
Gerenciando crises durante o processo.

Claramente, o objetivo desta Parte II tem sido focar no específico.

Específico, específico, específico.

Quando mais específicos formos, mais qualidade conseguimos. E trabalhar com um curto Evento específico é a melhor abordagem para o EFTl. No entanto, às vezes é doloroso demais mergulhar em detalhes de um evento. E então podemos usar uma abordagem mais genérica, no início, para aliviar a tensão.

Da mesma forma, mesmo quando você estiver trabalhando com eventos específicos, um aspecto altamente intenso ou um novo evento pode ser desencadeado; e deixar de lado o específico nestas situações pode ser útil também. Abordagens genéricas comportam algum risco, como já mencionamos, mas se você souber como usá-las corretamente, elas podem ajudar a minimizar a dor emocional no processo o EFT Tapping.

O evento como um todo.

Tal como apresentado em  A técnica do Conte uma História, quando você suspeitar que a intensidade de um evento específico será provavelmente alta, é aconselhável iniicar ocm algumas rodadas de EFT mais genéricas. Essas rodadas  terão como alvo o evento como um todo, ao invés de qualquer uma das partes individuais da história. E então vamos usar a linguagem de forma diferente para evitar entr nos detalhes cedo demais.

Lembre-se que as frases lembrete e Setup e os lembretes são projetados para gerenciar o seu foco, e existem maneiras de usar a línguagem para realizar uma variedade de objetivos. Em muitos casos, podemos usar o "título do filme ' atribuído ao evento como uma representação do evento como um todo, como este:

"Mesmo que eu tenha este filme"no porão" e eu saiba que vai ser doloroso, eu me aceito profundamente e completamente."

Se o seu título "no porão" representa apenas um evento para você, então este é um bom começo. Por outro lado, se você experimentou o trauma no porão várias vezes, então usando este título em sua línguagem pode abri-los todos a uma vez em vez de isolar um por vez. Provocar uma série de eventos muito intensos com uma frase de Setup é a receita para um grande estresse. Então se você suspeita que seu título irá desencadear muitos eventos, então seria uma boa idéia para mudá-lo de "no porão" para algo como "a discussão no porão", ou algo mais específico para designar este evento.

Aviso que não sugerimos um título como "Jake disse que eu era um perdedor" ou "Eu achei aquela foto." Quando formos da um título a um filme  muitas vezes escolheremos algumas palavras que descrevem o momento mais difícil no evento, porque essa é a essência do que aconteceu.

No entanto, usar palavras como essas na sua linguagem colocará seu foco diretamente  na intensidade que estamos da qual estamos tentando nos livrar... Para sua lista de Procedimento de paz pessoal de EFT é bom usar títulos como esse, mas quando você quer abordar esses eventos e percebe que relaxar é a melhor maneira de começar, use uma linguagem que permita abordar o evento isoladamente, em vez de abordar o todo, que provoca mais estresse.

Aqui estão algumas outras opções para relexar de um evento intenso:

  • Mesmo que eu me sinta nervoso sobre este evento...
  • Mesmo que me sinta desconfortável em entrar nesta história...
  • Apesar de que pensar nesta história é realmente difícil para mim...

Se você tem sintomas físicos quando você pensa sobre o evento que está prestes a abordar, você pode usar idéias como essas:

  • Mesmo que meu coração esteja batendo...
  • Mesmo que minhas mãos estejam suadas...
  • Apesar de eu estar com dor de cabeça...
  • Mesmo que meu estômago esteja apertado...

Você pode escolher uma opção e usar até que baixe a intensidade ou você pode tentar algumas. Apenas certifique-se de que seja no que for que esteja fazendo o tapping, esse questão é o evento que está à sua frente, ao invés de um vasto leque de outras questões. Só deve demorar alguma rodadas para chegar numa intensidade 3 ou abaixo.  E então você pode prosseguir abordando as especificidades com a técnica do Conte uma História.

Se levar mais tempo, você pode estar focado em mais eventos ou problemas do que você pensava. Então ajuste sua lingugem ou peça a ajuda de um praticante de EFT.

Antecipando um Crescendo

Quando você estiver usando a técnica do Conte uma história para abordar um evento, você está se movendo lentamente através da memória, em ordem cronológica. Perto do início do evento, você poderá sentir alguma expectativa sobre um crescendo que esteja por vir mais tarde na história. Nesse ponto, você pode atenuar esta antecipação que você sente, usando uma linguagem como esta:

"Mesmo que eu esteja prevendo que algo vai acontecer mais tarde nesta estória, eu me aceito profundamente e completamente"

Sua frase lembrete pode ser algo como "o que está ainda vai acontecer na história."

Faça uma rodada ou pouco mais como esta até que a intensidade desta antecipação fique em 3 ou abaixo. Ao fazê-lo, aquele crescendo previsto fica menos perturbador e você pode se concentrar nos aspectos à medida que eles aparecem. Quando você chegar no crescendo que estava antecipando, encontre os aspectos individuais e faça tapping em todos eles para leva-los para baixo até zero.

A questão do Tampo de Mesa no EFT

Tentar abordar um Tampo de mesa inteiro com várias rodadas de tapping seri ao mesmo que bater naquela mesa com o punho e esperar derrubá-la. (Consulte a metáfora do tampo de mesa/pernas de mesa no artigo Descobrindo eventos específicos - um conceito essencial dentro do processo do EFT).  Isto seria considerado como uma abordagem genérica porque, por baixo do tampo de mesa, de certa forma o segurando, há inúmeros eventos específicos, ou pernas de mesa, todos com aspectos próprios. Se você incluir vários eventos e todos os aspectos no seu tapping, um sucesso rápido não é provável. Um setup que aborda todo o tampo de mesa seria algo assim:

Mesmo que eu me sinta um fracasso, eu me aceito  profundamente e completamente" ou...

Apesar de eu me sentir pouco à vontade em eventos sociais, eu me aceito profundamente e completamente"

Depois de estudar o Tutorial até este ponto, você deve ser capaz de ver que cada uma destas questões tem eventos individuais subjacentes. Usando o primeiro exemplo, cada um desses eventos tem o conceito de "fracasso" como um aspecto primário. Então, usando a linguagem como "Eu me sinto um fracasso" se vai estar provocando partes de cada um desses eventos.  Assim, será difícil de saber onde houve algum progresso e a intensidade que você está medindo pode não mudar.. No entanto, se os crescendos grandes em cada um desses eventos vierem todos à superfície de uma vez, você pode acabar com mais intensidade do que é capaz de manejar.

É possível usar uma abordagem como esta para atenuar sua intensidade no momento. Por exemplo, se você está em seu carro para ir a uma festa e você se sente ansiosa, você pode fazer o tapping com "mesmo que me sinta ansiosa em ir lá..." e você pode ser capaz de tomar uma intensidade mais elevada em algo mais gerenciável. Não esperamos com isso que a intensidade fique completamente lima ou desapareçar para sempre.Mas se isso pode ajudá-la a superar situações individuais, pode experimentar.

Se você também está trabalhando, outra vezes, nos eventos específicos subjacentes, então isso pode ser um  bom complementeo para o seu processo. No entanto, se usar essa abordagem faz com que você se sinta pior, ou você não está chegando a lugar nenhum, então você provavelmente começo a desencaderar uma nova intensidade e precisará descer para eventos específicos e/ou recorrer a ajuda de uma praticante EFT para obter melhores resultados.

Você pode ver nos vídeos da Arte da entrega que eu uso abordagens genéricas em questões do Tampo de Mesa. Por favor, note que eu faço na qualidade de profissional experiente, com completa consciência dos riscos que estou assumindo e como domínio de habilidades de linguagem mais avançadas. Quando eu faço o tapping numa questão do Tampo de Mesa eu não estou esperando resolver godo o problema com esse processo. Pelo contrário, eu estou esperando para aliviar a tensão, possivelmente trazer eventos relevantes à superfície e ver que caminhos podem ser abrir para mim. Com experiência e formação profissional, esta abordagem pode ser valiosa, mas não a recomendamos para abordar seus próprios problemas.

Uma questão geral no EFT

Pode ser difícil distinguir entre uma questão de Tampo de Mesa e uma questão geral, mas a diferença reside em quantos tampos de mesa temos para abordar. Qualquer problema pode envolver mais de um tampo de mesa, então isso irá variar de uma pessoa para outra. Abordar questões esta forma é algo que não recomendamos para uso profissional ou para aplicação em você mesmo. A menos que eu tenho um motivo incomum para fazê-lo, você nunca vai me ver em um vídeo dizendo "mesmo que eu tenha estresse pós-traumático...", "mesmo que eu tenha depressão..." ou "apesar de eu ter fibromialgia..." porque, por razões discutidas acima, há muitos aspectos envolvidos que são necessários para fazer bons progressos e o risco é simplesmente alto demais.

Usando o Procedimento de paz pessoal o EFT, você deve ser capaz de reconhecer uma variedade de tampos de mesa em seu histórico e como eles se relacionam uns com os outros. Seguindo nosso conceito de quebrar problemas em partes menores, abordar um Tampo de Mesa e suas pernas relacionadas seria uma abordagem mais específica e mais eficaz do que tentar resolver todas as questões de uma só vez.

Orientação para atenuar um evento

Só para reiterar, quando o objetivo é atenuar um evento ou questão, procuramos geralmente baixaar a intensidade para um três ou menos. Não forçamos para zero em primeiro lugar porque, com uma abordagem genérica, geralmente há muitos aspectos envolvidos e isso não seria uma expectativa razoável. E em segundo lugar porque iremos levar todos os aspectos a zero quando abordarmos as especificidades.

Essa diretriz se aplica em todos os cenários que discutimos acima:

  • Atenuando uma questão mais geral.
  • Gerenciando os sintomas atuais cà medida que eles aparecem.
  • Atenuando o impacto de um evento muito intenso, antes de começar, usando a técnica do Conte uma História.
  • Fazendo tapping na antecipação de um crescendo a que você ainda não tenha chegado em um evento.

Ao usar uma abordagem genérica, você pode até chegar a um zero e isso é bom. O que estamos afirmando aqui é que isso não é necessário, assumindo que que você chegará eventualmente aos eventos específicos. Com isto em mente, você pode perceber que não estamos tão preocupados com as medições de intensidade definitivas, quando estamos tentando aliviar a tensão. Quando tivermos as questões específicas para abordar nós nos tornaremos muito mais atentos com medições.

Abaixo está um vídeo apresentando Kiya, Betty e Sarah (nessa ordem).  Apresenta 3 exemplos de Atenuar no início de uma sessão de tapping EFT e dá uma boa emonstração dos desafios que você pode esperar.  Nos dois primeiros exemplos, o Atenuar ocorre muito rapidamente.  No último exemplo, com a Sarah, a questão é muito mais difícil e demora muito mais tempo.  Observe que o exemplo com Betty inclui mensagens "toque junto".  Isso é porque o exemplo é do vídeo dos Benefícios por Empréstimo, na auto-ajuda.

 

 

Gerenciando um colapso no processo do Tapping EFT

EFT Tapping Client in Meltdown image

Uma razão pela qual enfatisamos Encontrar Aspectos dentro do processo EFT tão fortemente em artigos anteriores é porque é possível estar fazendo tapping sobre uma coisa e de repente mudar para outra coisa que é muito mais intensa do que se esperava.

Na maioria das vezes que isso significa só lágrimas, raiva ou alguma outra emoção que é tão forte que você não pode voltar o foco para o evento. Em casos extremos você pode começar a tremer, gaguejar, ou outros sinais de grande aflição. Além disso, você pode se fechar e ser incapaz de falar.

O termo profissional para uma resposta deste tipo é "AB-reação", mas o termo é geralmente reservado para os exemplos mais extremos. Nós usamos o termo "meltdown" para incluir as reações menos graves que também podem se beneficiar da abordagem ajustada do EFT que segue.

Quando você experimentar uma intensidade deste tipo, siga estas dicas:

  • Continue fazendo o tapping com a Receita Básica, várias vezes, subindo e descendo o corpo ,até que diminua a intensidade.
  • Mantenha os olhos aberto, foque em algo no quarto e tentar trazer você mesmo de volta para o momento presente.
  • Use linguagem mais neutra, como "esta emoção", "este desconforto" ou "esta reação".  Se você não pode falar, então ignore a linguagem porque você já está focado na questão.
  • Não use linguagem que aponte para o que desencadeou este nível de intensidade porque sua reação pode começar a piorar. Quando sua reação é tão forte assim, manter alguma distância é o melhor a fazer.
  • Quando a intensidade chegar a um nível administrável você pode decidir por si mesmo se é ou não é seguro continuar a abordar o evento.
  • Se a intensidade não vai baixar, então você deve procurar ajuda médica adequada.

A boa notícia sobre colapsos é que algo definitivamente está ativado. Os meridianos de energia estão rompidos e você está sintonizado em algo grande. Fazendo o tapiing nesta situação você provavelmente fará algum progresso sobre o que quer que seja. Assim, costumamos ver isso como uma oportunidade de cura. Se isso acontecer como resultado de muitos aspectos serem desencadeados imediatamente, então nós não esperaremos a resolução em todos eles apenas a partir de um episódio.Mas podemos ter sido capazes de atenuá-los bem. A melhor abordagem é ainda trabalhar com questões específicas em vez de tentar gerar colapsos, mas quando elas acontecem, nós normalmente podemos fazer algum tipo de progresso.

Este processo é claramente demonstrado no vídeo a seguir com a Pamela.  A questão aqui é estupro e, enquanto ela se mantém razoavelmente bem durante a maior parte deste episódio, ela estaria com muito mais intensidade se eu nao viesse fazendo tapping ha um bom tempo. O vídeo é um dos nossos da Arte de entrega e começa com uma das minhas narrativas típicas.

 

 

o EFT, a propósito, não é a causa provável de tais reações, embora possa parecer assim para os recém-chegados. Pelo contrário, essas questões já estavam lá e O EFT simplesmente abriu sua consciência para eles da mesma forma que faria um filme ou uma conversa estressante.

Manter seu foco no específico e usar uma linguagem que ajude a manter este foco é a melhor maneira de evitar que isto aconteça. No entanto, algumas pessoas estão lidando com questões tão perturbadoras que colapsos como este são mais prováveis. Se você tiver sido diagnosticado com um problema de saúde mental ou está ciente de trauma significativo no seu passado, então será importante consultar um profissional de saúde qualificado sobre o uso do EFT. Se você experimentar qualquer coisa parecida com o colapso aqui descrito e isto não desaparecer com as dicas que oferecemos, procure ajuda imediatamente.

Além disso, deixe-me enfatizar novamente que casos difíceis como estes são impossíveis de prever e exigem um treinamento adequado. Pessoas sem formação devem se lembrar da minha ressalva anterior: "Não vá onde você não pertença."

REVISÃO:

Neste artigo, você aprendeu como abordagens genéricas se encaixam no processo EFT.

  • Uma abordagem Genérica é usada quando você foca um alvo que contém uma coleção de aspectos que ainda não foram divididos em partes específicas.
  • Utilizar abordagens genéricas é geralmente adequado para minimizar a dor emocional antes de mergulhar nas questões específicas..
    Alvos genéricos para este tipo de abordagem são:
    • O evento como um todo.
    • Antecipando um Crescendo
    • A questão do Tampo de Mesa
    • Gerenciando um Colapso.
  • Não é recomendável utilizar abordagens genérica para a questão geral.
  • Quando estiver usando abordagens genéricas e a intensidade cair para 3 ou menos, nós vamos em frente com uma abordagem mais específica.

 

 

© Gary e Tina Craig
Todos os direitos reservados