Tutorial do EFT Oficial

2a PARTE Para Todos: Indo até as Raizes das suas questões sobre EFT

Revelando Eventos Específicos - um conceito essencial no processo do EFT Tapping

Como desmembrar casos complexos em pequenas partes para o tapping - simplificando o processo de EFT

Specific Events are the building blocks (true causes) of every issue
Eventos específicos são os blocos
de construção (verdadeira causas)
de cada questão.

Até agora, tudo o que você aprendeu neste tutorial padrão ouro EFT (Gold Standard EFT Tutorial) conduziu você até esse conceito central. Como você verá, eventos específicos são os blocos de construção (verdadeiras causas) de cada questão, não importa o quão complexa ela for.. A ideia aqui é dividir questões complexas em partes gerenciáveis, para que você possa usar o tapping mais inteligentemente tocando nos problemas nos seus níveis níveis fundamentais.

Para algumas questões, encontrar os contribuintes emocionais subjacentes é bastante simples. Medo de voar pode ser o resultado de uma má experiência de vôo, a falta de confiança social pode ter começado após um rompimento áspero ou um desejo por chocolate pode ter sido devido ao estresse comum sobre dinheiro. Se você tem sido capaz de resolver um problema atual deslocando seu foco para o aspecto emocional e tendo assim com resultados rápidos, então você está entre aqueles que consideram o EFT uma espécie de milagre. Se não, seus problemas emocionais não resolvidos podem ser demasiado complexos para uma abordagem tão simples. A maioria das pessoas vai ter que cavar mais fundo para ter resultados duradouros. Então agora vamos continuar nossa jornada em direção a habilidades ainda maiores com o EFT.

A maioria das questões emocionais que as pessoas reconhecem geralmente é mais ampla do que as que temos utilizado como exemplos. "Não me sinto digno de aceitação," "Eu não mereço a segurança financeira", "não estou confortável com intimidade," "Eu tenho um problema de controle", ou "Eu tenho uma dificuldade em confiar nas pessoas" são apenas alguns exemplos de questões mais amplas que poderiam estar inibindo sua felicidade ou bloqueaando o seu sucesso. Eles também podem ser consideradas como padrões, como "Sempre atraio o parceiro errado" ou "Eu sabotor meu próprio sucesso financeiro". Tentar resolver problemas como este com o EFT Tapping receita básica pode ser relaxante e deixá-lo se sentir mais positivo, mas este efeito pode passar logo porque a questão não foi quebrada em pedaços pequenos o suficiente para maximizar a eficácia da EFT.

Se você usar nossa instrução anterior sobre ser específico, você poderá ser capaz de identificar uma série de eventos em sua vida que levaram a esta questão relativamente ampla que você está tentando resolver. Você também poderá encontrar algumas respostas emocionais comuns conectadas a eles. Neste artigo, vamos descobrir como eventos específicos são os blocos de construção verdadeiros para essas questões mais amplas, e como encontrar e abordar os eventos relacionados lhe permitirá conseguir resultados mais rápidos e mais duradoura com o tapping.

Depois de entender o conceito, nós lhe forneceremos um guia passo a passo para sistematicamente encontrar e trabalhar com os blocos de construção dos seus problemas.

Aqui está um vídeo introdutório que contém discussões úteis de um seminário meu sobre EFT Tapping. Considere isto como uma prévia do que está por vir.

 

 

Vamos começar nossa exploração de eventos específicos com um desafio comum enfrentado pelos praticantes do tappping do EFT. Ou seja, tendemos a ver nossos problemas através de "óculos globais" e que, portanto, tendem a descrevê-los usando rótulos genéricos, de caráter muuito amplo. Como apresentado acima, exemplos disto podem ser...

  • "Não me sinto digno de aceitação"
  • "Eu não mereço segurança financeira"
  • "Não estou confortável com intimidade"
  • "Eu tenho um problema de controle"
  • "Eu tenho uma dificuldade em confiar nas pessoas"
  • "Eu sempre atraio o parceiro errado"
  • "Eu sabotaoo meu próprio sucesso financeiro"
  • "Eu tenho auto-estima baixa"
  • "Eu sou claustrofóbica"
  • "Eu sou um comedor emocional"
  • "Eu tenho muito estresse no trabalho"
  • "Minha mãe acha que sou um inútil"
  • "Os homens não me tratam bem"
  • "Eu tenho medo de falar em público"
  • "Tenho medo de rejeição"

Infelizmente, praticantes do EFT com treinamento limitado confundem estas declarações globais com os problemas reais. Nesse sentido, eles os abordam com a receita básica do EFT Tapping, com abordagens globais como:

  • "Mesmo que não me sinta digno de aceitação..."
  • "Mesmo que eu não mereça segurança financeira..."
  • "Mesmo que não esteja confortável com intimidade..."
  • "Apesar de ter um problema de controle..."
  • "Apesar de ter dificuldade em confiar nas pessoas..."
  • "Mesmo que eu sempre atraia o parceiro errado..."
  • "Mesmo que eu sabote meu próprio sucesso financeiro..."
  • "Apesar de ter baixa auto-estima..."
  • "Mesmo que eu seja claustrofóbico..."
  • "Mesmo que eu seja um comedor emocional..."
  • "Apesar de ter muita pressão no meu trabalho..."
  • "Mesmo que minha mãe e eu sempre discutamos..."
  • "Mesmo que os homens não me tratam bem..."
  • "Apesar de ter medo de falar em público..."
  • "Mesmo que eu tenha medo de rejeição..."

As questões acima são todas muito globais, o que significa que elas contêm muitos aspectos.  Quer dizer que podem ser divididas em partes muito menores, e podemos assim ser muito mais específicos. Tentar resolver estas questões globais com uma rodada de tapping é como tentar quebrar uma sólida mesa de carvalho sólida, batendo a mão sobre o seu tampo. Repetingo bastante o tapping você pode enfraquecer uma perna de mesa ou duas, mas não mais.

Uma abordagem melhor é observar as pernas que suportam o tampo da mesa. Removendo ou enfraquecendo as pernas de mesa o tampo da mesa irá cair.  Aqui reside a simplicidade e o poder dos eventos específicos.

Tampo e pernas de mesa - uma metáfora ideal do EFT

Vamos explorar mais esta muito importante metáfora EFT que nos ajudará a ser mais específico com essas questões globais. Eventos específicos são, pura e simplesmente, as pernas de mesa que sustentam a questão global declarada, ou tampo de mesa. Como você verá em breve abordar a perna da mesa com EFT é sempre mais específico do que abordar o tampo do mesa.

Para esclarecer, vamos explorar a questão global "Eu tenho medo de rejeição" da lista acima.

Table Tops and Table Legs Diagram

Exemplo de rejeição: Em vez de usar EFT sobre este tempo de  mesa como uma questão do tipo "Mesmo que eu tenho medo de rejeição..." vamos ser mais específicos e decompô-la para os eventos específicos (pernas de mesa) que a causaram. Nem todo mundo tem medo de rejeição, mas você pode ter certeza que quem apresentar este problema deverá ter alguma experiência ou eventos específicos em seu passado para justificá-lo. Em termos de EFT, esses eventos específicos pode ser abordados assim:

  • "Mesmo que minha professora da 3ª série me tenha envergonhada na frente da classe...."
  • "Mesmo que meu pai não tenha comparecido à minha formatura do colegial e eu tenha me sentido abandonada..."
  • "Mesmo que meu namorado da escola tenha dito 'eu estou ficando cansado de você'..."
  • "Mesmo que eu tenha ficado de castigo em meu quarto durante todo o dia de ação de Graças aos 8 anos..."
  • "Mesmo que mamãe me tenha dito "'você nunca vai se casar a menos que você fique magra como sua irmã'..."
  • "Mesmo que eu tenha sido cortado do time de beisebol da Little League..."

Você pode ver como cada um desses eventos poderia possivelmente resultar em alguém dizendo "Puxa vida, eu só fui rejeitado"? Cada uma de tais rejeições dolorosas fica armazenada no sistema de energia e se os eventos deste tipo se acumularem, podem fazer com que eventualmente alguém tente evitar rejeição a todo custo. Isto poderia afetar as escolhas que a pessoa faz ou as oportunidades que ela estaria disposta a aproveitar na vida. E um dia esta pessoa vai perceber que ela se limitou por causa do "medo de rejeição."

Estes são os fatores que  influem verdadeiramento para a questão do medo de rejeição.  Eles representam a Fundamento do problema. Eles são as causas enquanto o medo da rejeição é o sintoma. Para usar EFT com um assunto como este, devemos começar por olhar para os pés da mesa e, em seguida, neutralizar essas causas individuais, uma por uma. Quando o fizermos, cada perna que é removida (ou enfraquecida) desestabiliza o tampo da mesa até que eventualmente este desmoronee o medo da rejeição questão desapareça.  Isto é fazer o EFT tapping o que ele tem de melhor.

No entanto, não se esqueça que o teste é uma parte vital da Tríade aspectos-testes-sendo específico. Uma enorme vantagem aqui é que, separando-se um problema em uma coleção organizada de aspectos, você sabe exatamente o que você está testando quando você a classificação de intensidade de 0 a 10. Pelo contrário, se você usar linguagem global para solucionar um problema global, a classificação de intensidade de 0-10 irá representar todas as peças de uma só vez. Se você não está chegando em lugar nehum, fica difícil de saber quais partes têm melhorado e de quanto... e o mais importante, para onde prosseguir para obter melhores resultados de tapping. Se você for abordando todos os específicos, um a um, você poderá afreqüentemente derrubá-los como peças de um dominó.

Supondo que você possa encontrar e abordar todos os aspectos de cada evento específico, os eventos que você neutralizará permanecerão neutralizados e você poderá confirmar isso através de sucessivos testes. Isso permite que você trabalhe sistematicamente sobre os seus problemas e aumenta sua confiança e sucesso com o processo do Tapping EFT.

Aqui vai uma dica de tapping:

Você pode notar que os eventos que escolhemos para este exemplo são todos da infância. Isso é porque os eventos mais antigos tem a melhor chance de serem eventos fundamentais, ou seja, de proporcionar o mais forte apoio para o tampo de mesa. Se você imaginar que as pernas de mesa nas quais se apóia um problema podem ser de tamanhos e força diferentes, não faz mais sentido derrubar as maiores primeiro? Quando mais para o passado você puder na  sua história pessoal para encontrar um evento relacionado, maior deve ser a perna correspondente. .

Aqui está outra dica de Tapping:

Observe bem o Efeito de generalização do EFT. Muitas vezes as diversas pernas com rejeições" tem alguns temas comuns entre elas, de tal forma que a remoção de uma perna tem um efeito sobre as restantes. Por exemplo, muitas questões de rejeição podem envolver um pai, a escola ou uma experiência particular como abuso doméstico ou guerra. Mesmo se um problema tem centenas ou milhares de pernas, podemos muitas vezes remover 10 ou 20 com EFT e depois ver como o efeito de generalização faz desabar a mesa inteira.

Aqui está um pequeno vídeo descrevendo a metáfora de pernas de mesa/tampo de mesa e como funciona o efeito de generalização do EFT.

 

 

Agora, com o EFT, você pode quebrar cada questão complexa em pedaços menores

Usar EFT em eventos específicos não se aplica apenas a problemas de rejeição. Aplica-se ao medo, raiva, culpa, dor, trauma e qualquer problema emocional de que você possa se lembrar.  Ele também se aplica a todas as causas emocionais de problemas físicos e de desempenho. Quebre estas questões em eventos específicos que as estão causando e você terá uma fórmula para trazer a liberdade para quase todas as questões. Com essa forma de agir,  nenhuma questão é demasiado complexa, porque elas podem todas ser quebradas em pedaços e eliminadas com o EFT. Aqui estão alguns exemplos clássicos:

  • Um veterano de guerra traumatizado pode ter um diagnóstico de transtorno de estresse pós traumático (TEPT). Isto é um problema global, porque é causado por muitos eventos específicos de guerra relacionados. Basta identificar cada um dos eventos de guerra específicos e abordá-los um de cada vez com o EFT. Quando muitos deles tiverem sido neutralizado, a PTSD já não teerá uma causa e a mesa irá cair, desaparecendo com ele os pesadelos do veterano, suas lembranças dolorodas, dores de cabeça, ataques de pânico ataca e assim por diante.

  • Problemas de raiva sempre tem causas e as causas são os eventos específicos dos quais veio a raiva. Pense no seu próprio passado, por exemplo, e lembre-se alguns eventos específicos que geraram raiva dentro de você. Será que eles ainda estão sob a superfície para aparecerem de vez em quando como explosões de raiva no momento atual? Você pode ver que depois de neutralizar esses eventos com o tapping, você vai ter menos "estoque" de raiva e como resultado ter menos episódios de raiva?

  • Questões de desempenho em negócios, esportes, música e falar em público quase invariavelmente têm eventos específicos em sua essência. Nestes casos, os eventos específicos normalmente geram emoções ou crenças que tendem a inibir o desempenho. Exemplos: (1) meu pai disse que os ricos são gananciosos, (2) se eu for muito bom no beisebol meus colegas de escola terão inveja de mim como meu primo quando eu tinha 7 anos de idade, (3) eu não consigo cantar essa nota mais alta porque meus amigos disseram que eu ia parecer uma menina e (4) eu não mereço um aplauso de pé porque a minha professora da 8ª série me envergonhou, chamando-me de exibido. Todos nós acumulamos um rio cheio destas rolhas mentais e elas todas se juntam formando a nossa represa pessoal. Quebrando-as com o EFT Tapping quebra iremos abrir as comportas da represa a abrir com isso novas perspectivas.

  • Problemas físicos e doenças graves quase sempre têm causas emocionais (na minha opinião). A medicina e outros métodos tendem a ignorá-las e assim, ao contrário, o processo do EFT se destaca como uma abordagem única. Não é de admirar, então, que muitas vezes conseguimos ter sucesso onde todo o resto falha. Eu vou dedicar um futuro artigo futuro inteiramente a este tópico, mas, por enquando, vamos reconhecer que estas causas emocionais podem ser reduzidas a eventos específicos. Elimine esses  eventos específicos com EFT e os problemas físicos muitas vezes irão diminuir ou desaparecer.

O que é um evento específico do ponto de vista do EFT?

Para ter certeza de seu evento é específico o suficiente, escolha algo com os seguintes critérios:

  1. É um curto "filme" do passado, de preferência da infância
  2. Você é capaz de dar-lhe um título, como "no tempo em que..."
  3. Ele durou de 1 a 3 minutos quando aconteceu
  4. Ele contém pelo menos 1 crescendo emocional
  5. Tem um começo, um fim, um enredo e personagens

Como você encontra eventos durante o processo do Tapping?

Isto é feito geralmente com perguntas que o levam a experiências anteriores que estão relacionadas com a questão atual. Não existem perguntas mágicas que funcionem para todas as circunstâncias, mas não é preciso ser um génio para começar a explorar. Aqui estão alguns exemplos para dar uma idéia.

  • Quando foi a primeira vez que voce se sentiu não amada?
  • Você pode citar uma situação em que se sentiu muito rejeitado?
  • Você tem uma experiência de muita culpa que podemos discutir?
  • Que evento em seu passado que esta questão sobre _ lembra a você?
  • Qual foi sua experiência mais temível/abusivo/traumática?
  • Houve algum evento emocional precedendo o aparecimento da sua doença?

Nossos vídeos de Art da entrega contém muitas dessas perguntas e são sua fonte principal para obter exemplos de qualidade.

Orientações de tapping para usar em eventos específicos

A maioria das pessoas tem que ser guiada neste processo. Caso contrário elas podem trazer "Eventos específicos" que podem durar por várias horas ou mais. Então, para certificar-se de que você tem um evento específico apropriado de um tamanho gerenciável, use esses recursos como diretrizes:

  • Se este evento fosse um filme, quanto tempo iria durar? Se for durar apenas alguns minutos, por favor, reduzua-o a trecho de um a três minutos que inclua o crescendo(s) emocional mais importante de todo o evento. Um erro comum é escolher um evento que você poderia contar a um amigo em um a três minutos. Precisamos de algo que realmente tenha durado um a três minutos quando acontecem. Por exemplo, você pode ser capaz de contar a um amigo sobre um divórcio em poucos minutos, mas você teria que passar por cima de um monte de detalhes específicos. Em vez disso, olhe para os pequenos segmentos de tempo que tiveram o impacto mais emocional para você.
  • Quandos crescendos há neste filme curto? Se o filme dura apenas alguns minutos, então provavelmente não haverá muitos crescendos. No entanto, é geralmente melhor limitar o evento específico a apenas um ou dois crescendos.  Se houver vários crescendos então aborde-os um de cada vez, começando com o mais intenso.  Muitas vezes eliminando o mais intenso você fará com que os outros também desapareçam.
  • Se este filme tivesse um título, qual seria? Esta pergunta tem duas finalidades: (1) dá-lhe uma frase curta para usar com a receita básica do Tapping do EFT e (2) enfatiza o evento específico, permitindo que você o distingua dos outros eventos relacionados.
  • Há quanto tempo isso aconteceu?  Fazer o tapping em um evento da semana passada é certamente uma opção, mas os aspectos desse evento são srovavelmente ainda questões gerais. É melhor começar mais perto da infância ou tão próximo da origem do problema quantao você puder.

Dica de tapping: E se você não se lembrar de um evento específico?

Então invente um. Isto pode soar leviano, à  primeira vista, mas na prática pode ser bastante eficaz. Isso ocorre porque um evento imaginado vem de dentro do que há de mais profundo em suas emoções e, portanto, pode ser até mais útil do que um evento real. Eu fiz isso muitas vezes com grande sucesso.

Quando você começar o tapping sua memória vai ajudar e mais eventos virão à sua consciência.

Dica de tapping: Eventos específicos versus emoções específicas.

Em ultima instância, são as emoções que emanam dos eventos específicos que nos interessam. Elas são as cauas que ficam por trás das questões emocionais, físicas e de performance que precisamos resulver. Alguma praticantes do EFT não entenderam isso e escolheram abordar as emoções específicas em vez dos eventos específicos.  Apesar disso ser uma espécie de volta atrás, provavelmente dará alguns resultados por causa do poder da Receita Básica do EFT Tapping. Mesm uma flexa lançada com má pontaria pode ainda atingir parte do alvo. Entretanto, o resultado será frequentemente imperfeito e isto por duas razões:

  • Os eventos específicos são o que causa as emoções que buscamos no processo EFT mas o inverso não é verdadeiro, que ou seja, as emoções não causam os eventos específicos. Assim, procurar por emoções sem identificar sua causa fundamental (eventos específicos), é um erro óbvio de EFT. Os eventos específicos são a peça central da qualidade no EFT. Deixá-los de lado deixará  para trás a oportunidade de realizar um trabalho mais profundo.

  • Não existe emoção específica. Nós geralmente usamos termos como medo, raiva e tristeza, como se fossem itens específicos, mas, na verdade, eles são apenas rótulos genéricos. A dor pela morte de um ente querido, por exemplo, não é apenas uma forma de tristeza. Se você olhar por trás disso, muitas vezes você encontrará coisas como o medo de ficar sozinho ou culpa pelo que você fez ou não fez enquanto o falecido era vivo. Uma vez eu fiz uma lista de 50 emoções que poderiam facilmente ser definidas em termos de medo. Por exemplo,  lavagem das mãos pode ser definida como o medo de germes, culpa pode ser definida como o medo de ser descoberto, depressão pode ser definida como o medo de ser inútil... e por aí vai..

Conclusão

Serespecífico é um fator criticamente importante para o sucesso em profundidade com EFT. e... falhar em não ser específico o suficiente é de longe o erro mais comum cometido pelos praticantes de EFT. Quanto maior o problema, mais difícil pode ser para encontrar as pedaços menores. Trabalhando com eventos específicos irá levar você diretamente à origem da questão e fornecerá uma forma de resolver os problemas maiores, um pedaço de cada vez.

Agora que você entendeu o conceito, escolha um problema (Tampo de mesa) de sua preferência, um evento relacionado (perna de mesa) e vá para o próximo artigo onde abordamos esse evento com o a técnica do Contando uma História.

REVISÃO:

Neste artigo, você aprendeu como eventos específicos contribuem para as questões emocionais.

  • Eventos específicos são os bloquinhos de construção de questões emocionais mais amplas.
  • Novamente, não ser específico o suficiente é um erro muito comum que pessoas usando EFT.
  • Geralmente não temos sucesso fazendo o tapping nas questões mais amplas porque eles contêm aspectos demais dentro delas.
  • Compreender a metáfora de tampos e pernas de mesa irá ajudá-lo a quebrar questões globais em eventos específicos
  • Há cinco critérios para certificar-se de que o evento que você selecionou é específico o suficiente.
  • Abordar eventos mais antigos da sua história geralmente produzirá resultados mais dramáticos do que abordar algo mais atual.
  • O efeito de generalização ajuda a multiplicar os efeitos do nosso trabalho na medida em que o alívio de um evento vai se espalhar para beneficiar outros eventos.

 

 

© Gary e Tina Craig
Todos os direitos reservados