Tutorial do EFT Oficial

2a PARTE Para Todos: Indo até as Raizes das suas questões sobre EFT

Achando aspectos dentro do processo de EFT Tapping

Esta dica do Tapping EFT vai mais abaixo da superfície e melhorar seus resultados

hidden
Aspectos são peças escondidas
da questão

Além da receita básica do Tapping EFT, ainda temos mais 80% do poder do EFT para desvendar. Aprender sobre os aspectos é o primeiro passo. Quebrar um problema em partes menores e fazer o Tapping neles individualmente é a maior chave para o sucesso do EFT e tudo começa aqui! Desse ponto em diante, estaremos abordando questões emocionais. Então se você não tem nenhuma em mente, leia o artigo anterior para ter alguma idéia.

Aspectos são partes menores de uma questão emocional, como peças de um quebra-cabeça, e até que saibamos como descobri-los, eles podem estar escondidos por trás da cena. Até que todas as partes, ou aspectos, tenham sido resolvidos, você ainda pode sentir a intensidade em seu problema global, e pode parecer que o "EFT não funcionou muito bem"... ou... o problema "voltou"... ou... o EFT "não resolveu." Na realidade, os aspectos que você já abordou muitas vezes já foram resolvidos e a intensidade que você sente é proveniente dos aspectos que ainda permanecem.

Para o alívio completo na maioria dos problemas, temos que confirmar que TODOS os aspectos sejam resolvidos, e isso exige que investiguemos um pouco mais profundamente e encontremos as partes individuais do problema que ainda podem precisar de atenção.

Caso #1 - Acidente de Carro - encontrando mais Tapping para fazer

Aqui está um exemplo. Uma cliente minha ainda tinha sintomas de trauma de um acidente de carro de 20 anos atrás. Quando perguntei o que a incomodava sobre o acidente, ela disse,

The headlights!
Os faróis!

"Os faróis!! Os faróis!! Ainda vejo-os vir para mim."

Eu então apliquei o EFT para a emoção do farol... e então, equivocadamente, lhe perguntei se o acidente ainda a incomodava. Ela disse,

"Sim. Ainda estou muito tensa... na verdade, eu estou tremendo por dentro."

Então, a menos que eu investigasse mais, pareceria que minha cliente não timha progredido e que o EFT "não funcionou". Mas o problema foi que eu fiz a pergunta errada. Eu perguntei sobre o acidente (a questão mais abrangente) em vez dos faróis (a parte específica, ou aspecto, que abordamos com Tapping EFT).

Eu me dei conta disso e perguntei: "Os faróis ainda incomodam você?"

Aspect: The screams in the car
Aspecto: Os gritos no carro

Sua resposta foi, "não, mas eu ainda posso ouvir os gritos no carro."

Você percebeu o outro Aspecto do problema? Certamente. O trauma do farol estava esclarecido. Ela deu a entender que não mais nada. O EFT o resolveu maravilhosamente. Mas agora eram os gritos no carro (novo aspecto) que a incomodavam. Uma vez que os gritos foram aliviados com o Tapping, descobri que ela ainda tinha culpa por guiar muito rápido e raiva dos médicos e advogados envolvidos. Mais aspectos. Às vezes uma memória indesejada pode ter muitos aspectos relacionados a ela e você só acaba quando tiver todos resolvidos.

Resolvendo um evento (como o acidente):

Se o problema que você quer resolver é algo em específico que aconteceu em sua vida, então conseguir ver os aspectos muitas vezes é geralmente simples. Há palavras que as pessoas disseram, gestos ou tons que aconteceram os quais você pode detalhar. Coisas que você viu ou ouviu, emoções que sentiu ou quaisquer outros detalhes. Cada um desses aspectos pode ter o seu nível específico de intensidade emocional.

Problemas de desempenho:

Se você está tentando melhorar seu jogo de golfe ou tem dificuldade em falar em público, você deve ser capaz de identificar as diferentes partes quando elas aparecerem. No golfe, pode ser um tipo particular de tacada, ou pode ser um pensamento na sua cabeça antes de bater na bola. Para falar em público, você pode se preocupar com o tamanho da platéia, sentir algo sobre o local em si, o assunto, ou talvez haja uma pessoa na audiência que desencadeie a intensidade. Não importa qual a área da sua vida que pareça bloqueada, haverá aspectos individuais desencadeando a intensidade que você sente. Colocar-se em situação real pode ser uma ótima maneira para acionar esses aspectos e trazê-los à sua atenção.

Ao fazer o Tapping nos aspectos que você encontra, outras questões ou acontecimentos do passado podem vir à mente. Nesse caso, eles geralmente estão relacionados ao seu bloqueio atual. Assim, ao mudar seu foco para essas questões mais antigas geralmente trará resultados mais poderosos.

Problemas emocionais:

Exemplos comuns de problemas emocionais atuais que o cliente pode apresentar são os de raiva, problemas de relacionamento, estresse no trabalho, ansiedade social, baixa autoestima, etc... e cada um desses problemas terá seus próprios aspectos. Trabalhar a raiva pode permitir abordar todos os comportamentos individuais ou pessoas que desencadeiam essa raiva. Para questões de relacionamento, procure as menores coisas que o irritam ou o deixam chateado. A ansiedade social pode trazer certos tipos de situações que são mais problemáticas em relação às outras.

Como regra geral, quanto mais aspectos tiver o seu problema, mais tempo demorará para resolvê-lo com o EFT. Por outro lado, alguns problemas emocionais têm apenas um aspecto e leva apenas uma ou duas rodadas de Tapping EFT para dar-lhes alívio. Eles estão entre nossas "maravilhas de um minuto". Outros, como o exemplo do acidente acima, têm muitos aspectos e exigem mais empenho para resolve-los..

Each Aspect, when present, is treated as a separate problem
Cada aspecto, quando presente,
é tratado como um problema separado

Ao descobrir novos aspectos, resolvê-los fica mais simples. Aborde apenas cada um deles como um problema separado e elimine a sua intensidade com a receita básica do Tapping EFT . Certifique-se de que você agora está medindo a intensidade do aspecto antes e após cada rodada, ao invés de medir o problema como um todo.

À medida que você for ganhando experiência em trabalhar com aspectos, você vai descobrir que, depois de você ter resolvido um, o próximo que precisar de atenção geralmente surgirá espontaneamente. Isso pode ser tão simples como mudar seu foco para algo diferente sobre o problema e você pode nem notar que aconteceu. Chamamos isso de "mudando de aspectos", e é fácil identificar quando isso acontece se você estiver à procura de aspectos.

Mudando de Aspectos:

Quando a intensidade de um aspecto do problema for resolvida, como no exemplo dos faróis no acidente, o seus próprio sistema automaticamente passará para o próximo aspecto que precisa ser abordado, como os gritos no carro. O primeiro aspecto já não parecerá importante e o aspecto novo tomará o centro das atenções. Se você estiver procurando por aspectos e souber como identificá-los, esta parte do processo pode ser muito útil. O EFT pode ser como descascar camadas de uma cebola, porque ao resolver uma camada, a próxima aparecerá abaixo dela.

Por outro lado, se você estiver apenas prestando atenção à questão geral, como o acidente em si, você pode não perceber como os aspectos vêm e vão. Os aspectos da questão estarão lá nos bastidores, gerando intensidade, quer você esteja ciente deles ou não. Na verdade, a intensidade que você sente sobre a questão em si pode estar flutuando ou mesmo aumentando, baseando-se no aspecto em que o seu sistema está sintonizado.

Como resultado, você pode concluir, erroneamente, que o EFT "não funcionou" porque simplesmente não reconheceu o que aconteceu. Pelo contrário, a mudança de aspectos é uma prova explícita de que o EFT funcionou. É apenas difícil de ver o progresso até você quebrar o problema em suas partes menores.

Caso #2 - O Medo de Dave da água, fazendo o Tapping na piscina

Encontrar os aspectos pode ser tão simples como ao se colocar você mesmo em uma situação que provoque o seu problema e então testar seus resultados de várias maneiras. O medo do Dave de água teve vários aspectos que não poderiam ter sido encontrados sem colocá-lo em diferentes situações na piscina.

Abaixo está um vídeo de exemplo do processo de Dave com o EFT. Isto foi tirado de uma sessão de uma hora de duração que eu editei e cortei para alguns minutos para destacar o recurso dos aspectos.

Neste vídeo, você verá que Dave tem um grande medo de água e o mero ato de se aproximar de uma piscina já lhe causa grande pânico. Fizemos o EFT para este medo ainda enquanto ele estava fora da piscina e depois ele entrou na piscina sem medo algum. A um estranho, isto pode parecer um grande sucesso. No entanto, quando eu lhe pedi para mergulhar a cabeça, apareceram muitos aspectos novos e ficou muito claro que nós não tínhamos terminado.

Atente para o fato de que estes aspectos aparecem como resultado de eu testar a aparente falta de medo, pedindo que ele mergulhasse a cabeça. Não é suficiente fazer o cliente apenas se aproximar da água sem medo. Lembre-se que a questão ainda carrega alguma intensidade e pode "voltar" até que todos os aspectos tenham sido limpos. Por isso, quero testar nas mais variadas maneiras para assegurar que "cobrimos tudo."

Este vídeo foi filmado com uma filmadora amadora em 1995, em meio a vários ruídos normais de piscina pública. Talvez você tenha que ouvir com atenção redobrada. O esforço é válido, pois a mensagem sobre os aspectos dentro do processo do Tapping é fundamental para seu aprendizado.

 

 

Caso #3 - A Fobia de Altura do Rich. Fazer uma Pergunta Traz Mais Resultados do Tapping

Abaixo está um outro vídeo no qual apareceram mais aspectos ao se confrontar com uma situação real e ao fazer algumas perguntas de bom senso para checar os resultados e encontrar mais aspectos.

Este vídeo começa após uma sessão de EFT de 20 minutos em que o medo principal das alturas do Rich foi reduzido ao ponto onde ele pensou que ele podia olhar para baixo de uma escada de incêndio sem ansiedade. Como você verá, ele não tem nenhum problema. Um sucesso do Tapping? Ainda não.

Após cerca de 1 minuto no vídeo eu exploro com o Rich outros desafios de altura e descubro mais aspectos que precisam de Tapping. Note que eu não me refiro a eles como aspectos. Nem você, depois de um tempo, porque eles se tormame rotina. Você apenas os nota e trata deles.

Este vídeo foi feito em 1994 com uma filmadora amadora e, como você vai notar, se ouve o o ventono áudio. Isto não prejudica a mensagem, no entanto. Dê uma olhada.

 

 

Sinais comuns de um novo aspecto que aparecem no processo de Tapping

Existem vários sinais que você tem um aspecto novo para tratar. As dicas a seguir irão ajudar você a reconhecê-los.

Você se concentra em um novo detalhe:

Se você está fazendo o Tapping para o medo sobre um problema e depois vem tristeza, você provavelmente tem um aspecto novo. Da mesma forma, se você está fazendo o Tapping para a reação ao "que ele disse" e então você muda para o "olhar em seus olhos", você provavelmente terá um novo aspecto. Como no exemplo do acidente, talvez você precise explorar mais para descobrir se o seu foco mudou, mas uma vez que você identifica que ele mudou, você tem um novo aspecto.

Intensidade não vai a zero:

Se a intensidade não caiu para o zero após algumas rodadas de EFT, você pode ter mudado para outro aspecto do problema. Em outras palavras, a intensidade do aspecto original pode ter desaparecido, e o novo aspecto aparece com um nível de intensidade semelhante. Se você puder separar os dois em sua mente, você deve ser capaz de confirmar que o original está solucionado.

Por favor, entenda que, quando há vários aspectos de um problema emocional, você talvez não note qualquer alívio com o Tapping até que todos os aspectos sejam reduzidos a zero. Isso fica muito claro quando você compara ao seu homólogo na cura física. Se, por exemplo, você tem dor de cabeça, dor de dente e dor de estômago ao mesmo tempo, você não vai se sentir bem até que todos os três desapareçam. A dor pode parecer mudar de uma doença para a outra, mas ainda é dor. Assim acontece com problemas emocionais que contêm diferentes aspectos. Até que todos os aspectos tenham desaparecido, você pode não sentir alívio, mesmo tendo cuidado de um ou mais aspectos.

Intensidade volta:

Se você pensou que já tinha resolvido uma questão completamente, mas ela volta um dia, uma semana ou até mesmo um mês depois, você provavelmente tem um novo aspecto a tratar. Se você mantém o controle dos aspectos que já resolveu, você então tem por onde começar quando o problema volta. Volte para cada um dos aspectos anteriores, veja se eles ainda são zero e veja que parte nova da questão ainda está causando a intensidade.

Em teoria, comprovada por inúmeros exemplos ao longo dos anos, um problema tenderá a voltar de alguma forma, até que forem abordados todos os aspectos. Na verdade, um dos erros mais comuns feitos pelos praticantes de EFT, ambos novos e experientes, é falhar em abordar todos os aspectos. Como você já deve ter entendido, um trabalho incompleto pode conduzir a equívocos sobre a eficácia do EFT e fazer com que você não tenha os melhores resultados possíveis.

Aumento de intensidade:

Se a intensidade aumenta ou piora, você provavelmente trouxe à tona um novo aspecto com maior intensidade. Para confirmar, foque apenas no aspecto original e veja qual é a intensidade de 0-10. É possível que a nota esteja baixa e que o aumento de intensidade que agora você observa venha de um aspecto novo.

Isso fica mais difícil quando você está usando o EFT em uma questão física. Se houver problemas emocionais escondidos por trás dos sintomas físicos, então os novos aspectos podem apenas parecer mais dor. Ultrapassar essas questões requer um pouco mais de habilidade, mas nós cobriremos isso nos próximos artigos.

Prática do EFT Tapping para Aspectos

Antes de passar para o próximo artigo, explore o conceito de aspectos com um problema emocional seu. Quebre o problema em partes menores, comece com o que parecer mais importante e use a receita básica do EFT Tapping para ver se você pode limpar a parte menor. Certifique-se de que você está medindo apenas aquele pedaço menor antes e após cada rodada para ter uma medição precisa. Depois de ter atingido zero ou um nível de intensidade estável sobre esse aspecto, mova para o próximo e repita o processo de Tapping.

Observe sinais de mudança de aspectos

Quando você sentir que já resolveu as partes, coloque-se em uma situação real para ver se você pode acionar o problema novamente. Se você conseguir, será uma boa notícia. Sinal de ainda há mais para se fazer e que agora você sabe por onde começar. Se não é prático você se colocar em situação real, então imagine-a vividamente.

Se você se sentir parado, estagnado em um nível, e não sabe quais aspectos abordar, volte a se imaginar em uma situação real ou imagine vividamente o problema e fique atento ao que surgir.

A maioria dos problemas não é resolvida imediatamente. Então não se surpreenda se levar tempo e prática para obter resultados duradouros. Estamos ainda no começo.

Na demonstração seguinte, Tina utiliza o EFT básico para abordar uma lembrança.  Semelhante ao exemplo de acidente acima, essa memória tem vários aspectos... quantos você pode identificar?

 

 

REVISÃO:

  • Muitos problemas emocionais contêm partes relacionadas que estão, por sua vez, escondidas. Elas são chamadas de aspectos.
  • Os clientes muitas vezes mudam sem perceber, de um aspecto a outro durante uma sessão de EFT Tapping.
  • A questão não pode ser resolvida até que todos os aspectos de um problema tenham sido abordados completamente com o EFT.
  • Cada aspecto pode ser tratado eficientemente ao ser abordado como um assunto separado para o Tapping.
  • Aspectos são geralmente fáceis de encontrar. Eles aparecem à medida que você testa o seu trabalho.

 

 

© Gary e Tina Craig
Todos os direitos reservados