Tutorial do EFT Oficial

5a PARTE : Avançado: Polindo o Processo e Expandindo a Linguagem

Reenquadre no EFT - Outra maneira de ver as coisas através do Tapping

Nota Importante: Este artigo sobre Reenquadre não deve ser confundido com o artigo anterior sobre o uso de uma linguagem positiva com o EFT. O reenquadre oferece "uma outra maneira de olhar para a(s) questão(ões)" e, portanto, acrescenta uma perspectiva saudável que é gerada a partir do cliente. A linguagem positiva, por outro lado, tende a ser artificialmente imposta de fora e, muitas vezes, dilui o objetivo do EFT que é eliminar verdadeiramente a negatividade. Os reenquadres fazem parte do EFT Oficial e elas são expandidas abaixo. Usar uma linguagem positiva em suas frases de Setup (preparação) é uma variação não ensinada ou respaldada neste tutorial.

O que é um Reenquadre?

O reenquadre é um refinamento criativo para a linguagem de Setup (preparação) no EFT, que incentiva mudanças cognitivas. Quando aplicado com habilidade, o reenquadre adiciona uma nova dimensão ao processo do EFT padrão, seja por apresentar o problema de um ângulo diferente ou por introduzir um nível mais elevado de compreensão para a situação. Isso é especialmente verdade se você misturá-lo com as frases preparação personalizada que você aprendeu anteriormente.

Os reenquadres têm sido usados por décadas por alguns terapeutas mas seus resultados normalmente são perdidos. Os clientes, muitas vezes, balançam a cabeça positivamente para a nova perspectiva e podem dizer algo como: "Isso faz sentido. Vou pensar sobre isso." Para mim, este é um reenquadre "acadêmico", porque ele realmente não "pousa" nos dos clientes. Eles não dizem um verdadeiro "Aha" e, portanto, não se apropriam dele. . Com o EFT, no entanto, os reenquadres adequados pousam com um impacto real com muito mais frequência. Não há nenhuma maneira de saber a razão exata para isso, mas a diferença ficará muito clara à medica que você ganhar experiência.

Abaixo está a minha apesentação em vídeo sobre este assunto em um grande workshop público.

 

 

Agora, aqui estão 4 vinhetas que perimitem uma aprofundado olhar como os reenquadres são aplicados. Eles servem como pano de fundo do que você vai aprender neste artigo.

 

 

Como já dissemos, a transição de uma perspectiva sobre um problema para outra é chamado de mudança cognitiva e é o objetivo final na terapia. Com o EFT padrão, essas mudanças podem acontecer de forma automatica, mas acrescentando reenquadres ao processo pode produzi-las mais rápida e completamente, redefinindo as memórias do cliente e adicionando nova escrita para suas "paredes".

Assim que você...

  • tiver sólida experiência com o procedimento básico do EFT;
  • estiver à vontade com as frases de setup (preparação) estendidas;
  • conseguir com firmeza colapsar os "Tampos de mesa";  e
  • conseguir apagar a escrita nas "paredes" de seus clientes apenas com o EFT padrão...

... você estará pronto para aprender os reenquadres.

Para quem ainda não viu reenquadres no estilo do EFT, eles são geralmente usados no fim da frase de setup, em vez de "eu me aceito profunda e completamente." Os exemplos a seguir ilustram as frases de setup, que começam por reconhecer o problema e terminam com um reenquadre que apresenta uma nova perspectiva.

  • Mesmo que minha mãe tenha dito que eu não poderia ir à festa e eu não tenha entendido a razão,  ela pode ter tentado me proteger ...
  • Mesmo que meu marido tenha feito aquela horrível crítica a mim, pode ser a minha reação a suas palavras que me incomoda ...
  • Mesmo que eu me sinta rejeitado pelo que Joey fez na escola, eu poderia ser capaz de ver o humor nisso ...

Em geral, o reenquadre vai usar a linguagem que você sugere, ao invés de algo que o cliente já disse. O objetivo é desencadear neles um momento "aha" quando perceberem que se trata de uma compreensão mais saudável do evento.

O reenquadre é baseado no conceito de que a sua percepção inicial de um evento serve como a moldura de um quadro. Da mesma forma que ocorre com uma pintura, se você trocar a moldura a mesma imagem pode assumir uma aparência totalmente nova. O EFT é capaz de mudar sozinho a qualidade de uma memória mas o reenquadre da memória pode dar o toque final perfeito.

Vamos dizer que você tenha em mente a lembrança de uma cena que ocorreu no recreio da escola, à qual, na ocasião, você reagiu com raiva. Enquanto você  tiver ssa imagem na sua memória a raiva será a moldura.  Em uma sessão de EFT, nós tiramos essa imagem da parede, abordamos alguns aspectos e, eventualmente, a moldura de raiva não corresponde mais à imagem. Você pode então considerar um reenquadre de perdão, ou um reenquadre tipo "e daí?" ou um reenquadre como "isso deve ter sido muito divertido para toda a turma". Mas assim como a moldura de raiva acentuava as piores partes da memória, um bom reenquadre pode fazer ver as coisas de uma forma muito mais positiva..

Começando

Mais uma vez eu lembro que o reenquadre é geralmente usado em uma frase de setup, mas agora que vimos algumas variações que permitem estender essa linguagem de preparação para os pontos seguintes do trabalho, concluímos que o reenquadre pode ser usada em qualquer momento. No entanto, a maneira mais fácil de usar os reenquadres, especialmente quando se está começando a aprender a usá-los, é colocá-los no final da frase de setup. E, para isso, aqui estão algumas orientações para você começar.

  • Identificar e tratar um evento específico relacionado com a questão, usando ferramentas de EFT padrão até que a intensidade seja inferior a 3.
  • Use o formato padrão ou o formato estendido para construir uma frase (ou frases)  "apesar de" que foque o problema.
  • Você pode ser criativo com a linguagem usada, de modo a descrever tão bem quanto possível o problema.
  • Incluir nesta linguagem alguma versão de "eu me aceito profunda e completamente"
  • Em seguida, adicione uma nova frase começando com "apesar de eu ter esta __________, ..." e termine com um reenquadre. (veja os exemplos abaixo)

Para treinar, você pode usar alguns reenquadres simples e comuns como estes:

Mesmo que eu tenha me sentido diminuído por minha tia Freida ...

  • Eu serei capaz de perdoá-la algum dia.
  • Talvez eu possa entender por que ela fez isso.
  • Talvez ela estivesse apenas fazendo o que podia de melhor naquele momento.
  • Possivelmente eu estivesse fazendo o melhor que podia naquele momento.
  • Talvez eu possa ultrapassar isso.

Como você pode notar, todas as opções de reenquadre acima levam a perspectiva do cliente em uma nova direção. No lugar onde estava o sentimento de diminuição, você está adicionando o perdão ou compreensão como uma nova dimensão à experiência. Se o seu cliente aceitar a nova direção, isto ficará escrito em suas paredes e os resultados serão mais sólidos.

Você também pode perceber que o reenquadre geralmente não é usado até que a meta de auto-aceitação do Setup tenha sido realizada antes com outras frases.

Aplicando reenquadres

Como regra geral, os reenquadres devem ser usados no final de uma sessão, depois de você ter reduzido a intensidade de um evento específico. Seu cliente vai estar mais receptivo à nova visão depois da visão antiga ter sido eliminada. À medida que você tiver mais prática, pode adicionar enquadres em qualquer ponto da sessão. No entanto, observe o seguinte:

  • Os reenquadres não substituem o objetivo da frase de Setup (preperação), que é reconhecer o problema e aceitar a si mesmo, apesar do problema.
  • Os reenquadres nunca devem ser considerados como um substituto para deixar de abordar eventos específicos.  

Durante seu trabalho com os eventos específicos, você pode usar a frase "eu me aceito profunda e completamente" (ou alguma versão dela) algumas dezenas de vezes -- e isso deve ser suficiente para satisfazer a meta de auto-aceitação do programa de Setup.

Sua linguagem "pousou" no seu cliente?

Antes de prosseguirmos, o grau em que a sua linguagem "pousa" no seu cliente é um elemento extremamente importante do reenquadre. Embora tenhamos mencionado este termo antes, vamos cobri-lo aqui em mais detalhes para ter certeza que você compreendeu o seu significado.

Quando o seu reenquadre ou outra linguagem de EFT, "pousa" no seu cliente isto significa que ressoa nele em algum nível. Ele concorda com o reenquadre pois, na opinião dele, o reenquadre descreve a sua experiência com precisão ou revela uma percepção de algo que eles podem não ter percebido até você ter mencionado.

Existem várias maneiras do seu cliente expressar sua compreensão ou acordo com o que você diz.  Muitas vezes eles vai rir, balançar a cabeça, dizer "Sim" ou "Então, é isso" Além disso, seus olhos podem mostrar surpresa ou podem até chorar, se você revelou um novo aspecto. Você sempre pode pedir-lhe um feedback, se você não tiver certeza que compreendeu, dizendo algo como "isso encaixa?" ou "está batendo"?

Por outro lado, a resistência dos clientes à sua linguagem pode ser expressa de várias formas. Eles podem balançar a cabeça, hesitar, interrompê-lo para corrigir a sua frase, dizer "hmmm" ou "não, não é isso". Eles serão geralmente educados ao lhe dar feedback negativo e por isso é importante que, antes da sessão, você deixe bem claro que eles podem corrigir à vontade qualquer coisa que você disser. Então preste muita atenção aos sinais que deles dão e vá ajustando, conforme necessário.

Ousado versus Conservador

Os reenquadres podem variar de ousados para conservadores, dependendo de quanta mudança de percepção eles estão sugerindo. Por exemplo, "Eu perdoo meu pai completamente" é uma declaração forte, e pode exigir um pouco demais de alguém que tenha ficado com raiva por um longo tempo. Por outro lado, "eu poderia ser capaz de perdoá-lo algum dia" é uma sugestão muito mais suave. Eleapede um menor mudança na percepção e é muito mais fácil para o seu cliente a aceitar.

Aqui estão mais alguns exemplos com a versão ousada, seguida por uma versão mais conservadora.

  • Eu perdoo o homem que me estuprou vs. Ele estava lutando com seus próprios problemas e talvez eu só estava no seu caminho.
  • Tenho certeza que minha estava bem intencionada vs. Ela devia estar tentado me ajudar.
  • Ele estava agindo da melhor forma para me ajudar.vs. Ele provavelmente estava fazendo o melhor que podia naquele momento.

Um bom reenquadre é aquele que "pousa" facilmente em seus clientes e os ajuda a ter uma mudança na percepção sobre um evento em questão. No entanto, se os seus reenquadres forem muito ousados, eles podem não pousar facilmente em seus clientes e você pode necessitar de mais interrupções de energia para a pilha. O estado de espírito dos seus clientes vai determinar o quão ousado ou conservador você pode ser com seus enquadres. Em geral, eles serão mais resistentes aos enquadres no início de uma sessão e mais abertos no final.

Por exemplo, se você estiver trabalhando com uma cliente que se sentiu abandonada por sua mãe há 20 anos, ela provavelmente vai se apegar a sua percepção inicial com bastante firmeza no início da sessão. Por outro lado, no final de uma sessão, depois de ter conseguido baixar a intensidade da percepção em vários aspectos, sua cliente estará muito mais aberta a novas perspectivas, e você pode tentar algumas sugestões mais ousadas.

A abordagem conservadora

A maneira mais segura para aplicar os reeenquadres é sendo conservador. Se um reenquadre suave ocorre, em seguida tente ir um pouco mais adiante com o próximo e veja o quão longe você consegue ir. Você também pode usar palavras sugestivas em vez de absolutas. Por exemplo, se você usar um reenquadre como "eu o perdoo agora", ele teria que ser 100% verdadeiro para a pousar bem com seu cliente. No entanto, se você diz algo como "eu poderia ser capaz de perdoá-lo agora" seu cliente pode se mover na direção do perdão, sem ter que tomar uma decisão firme. Considere as seguintes palavras sugestivas ao construir seus reenquadres para uma maior taxa de sucesso.

  • Pode
  • Poderia
  • Provavelmente
  • Algum dia
  • Considere
  • Possibilidade

Ops!

Mesmo se você está sendo conservador, você poderá usar um reenquadre que não pouse. Nesse caso, você pode adicionar expressões como "um tipo de'", "mas não hoje", ou algo semelhante para deslocar imediatamente o reenquadre para algo mais perto da verdade para o seu cliente. Por exemplo, se no final do seu Setup, você diz "Eu estou pronto para perdoá-lo agora" e o seu cliente manifesta um desacordo, assim que você adiciona "levemente", com um sorriso, ele vai repetir a palavra e a resistência ao seu reenquadre geralmente diminuirá.

Não imponha reenquadres, ofereça-os

Fique atento para a linha tênue envolvida aqui. É tentador querer impor a nossa versão de reenquadre "correta", mas se o fizermos isso pode ser sentido como manipulação e, assim, criar resistência do cliente. Obviamente, o seu reenquadre vem de sua avaliação da situação, mas a sua linguagem deve "oferecer", em vez de impor. Você pode querer revisitar o vídeo acima e ver como os reenquadres são oferecidos com humor, lógica e posturas similares. É necessário ser muito suave, de modo a permitir que o cliente possa se opor ou corrigir. Isto faz parte da arte do reenquadre.

Minimizando a dor

O reenquadre pode ser usado com uma abordagem mais geral para minimizar a dor emocional. Assim como você pode atenuar um problema com uma ou duas rodadas de tapping genérico, você também pode adicionar reenquadres a essas rodadas para começar a preparar o seu cliente para uma nova perspectiva. Nós chamamos isso de "Reenquadrando os tampos de mesa" e há exemplos disso nos vídeos dos Benefícios emprestados (EFT Fácil).

Reenquadrando os Temas

O reenquadre é uma técnica da PNL (Programação Neuro Linguística)  que eu aprendi na década de 1980. Você vai ver nos vídeos da arte da aplicação que eu me diverti muito com isso. Meus reenquadres baseiam-se no conceito de "Escrever em suas paredes" e eu desenvolvi uma variedade de temas que fornecem informações sobre esta linha de pensamento. Em geral, você pode usar pelo menos um desses temas em cada sessão. Então sinta-se livre para experimentar todos eles. Há exemplos destes temas no conjunto de vídeos dos Benefícios dos Empréstimos, que estão contidos nos vídeos da arte da aplicação.

Corroendo a "verdadeira" autoridade -

Quando permitimos que alguém escreva em nossas paredes, nós já lhe concedemos algum grau de autoridade sobre qualquer assunto que ele "escreveu" a respeito. Embora nós consideremos aqueles escritos como "Verdade", as fontes não são sempre aqueles especialistas que pensamos que eles eram. Se você puder ajudar o seu cliente a reconhecer que a autoridade deles não é realmente tão qualificada, mudanças importantes podem acontecer.

Mesmo que eu tenha essa ____________ (emoção, reação, etc.) ...

  • Eu sou um prisioneiro das palavras de um rapaz de 16 anos
  • Eu pedi conselhos financeiros de pessoas que não têm sucesso financeiro
  • Eu aceitei o julgamento de alguém que não é perfeito ele mesmo.

Perdão -

Outro ângulo poderoso de enquadre consiste em perdoar uma pessoa envolvida nos eventos específicos que moldaram a vida de alguém. Na realidade, todos nós estamos fazendo o melhor que podemos, e embora muitas ações possam ser sentidas como ataques pessoais, eles são muitas vezes motivadas pelo melhor interesse. Os pais são um exemplo perfeito, e muitas vezes não manifestam o seu amor da forma que queremos ou precisamos.

Além disso, qualquer pessoa que tenha cometido violência ou algum outro comportamento que não tem justificativa, provavelmente atuou motivada por algum tipo de necessidade de sobrevivência  -- e os que se tornaram suas  vítimas foi apenas por estarem no seu caminho. Por exemplo, embora seja difícil perdoar uma agressão sexual, é forçoso reconhecer que quem opta por fazer isso definitivamente não está bem e suas escolhas raramente têm alguma coisa a ver com aquela vítima em particular.

Mesmo que eu tenha essa ____________ (emoção, reação, etc.) ...

  • Eu percebo que ele estava fazendo o melhor que podia no momento, dada sua própria história, seus próprios traumas e seus próprios sistemas de crenças.
  • Ela tem seus próprios problemas para lidar e eu apenas estava no caminho.
  • Tudo o que ela fez diz mais sobre ela do que sobre mim.
  • Eu entendo que ele é humano e nem sempre consegue fazer as melhores escolhas.
  • Eu não posso perdoar o que ele fez, mas eu posso ser capaz de compreender.

Muitas vezes, perdoar a si mesmo é o elo que faltava para a liberdade emocional em qualquer situação. Assim, você também pode usar este tema dessa forma.

Mesmo que eu tenha essa ____________ (emoção, reação, etc.) ...

  • Eu sou apenas humano e eu sou tentado a cometer alguns erros
  • Minha avaliação não era perfeita e nem é a de qualquer outra pessoa
  • Eu só não sabia de nada melhor
  • Eu era apenas um garoto
  • Eu estava tentando ser um bom pai ou uma boa pessoa
  • Eu me perdôo por ser 5 e ter reagido da única maneira que eu conhecia.
  • Eu estava fazendo o melhor que conseguia naquele momento, dada a minha própria história, meus próprios traumas e o meu próprio sistems de crenças.

Responsabilidade pessoal -

Ajudar o seu cliente ver que sua reação a qualquer situação é uma escolha que ele faz, em vez de uma constante que ele precisa suportar vai incentivar um novo nível de poder pessoal.

Mesmo que eu tenha essa ____________ (emoção, reação, etc.) ...

  • Isso é algo que está dentro de mim.
  • Foi apenas a minha percepção
  • Eu estou pagando o preço
  • Carregá-la pode não valer mais a pena

Ligando as memórias -

Se você está trabalhando em um eventual atual específico e suspeitar que um evento anterior pode ter tido mais impacto, você pode usar reenquadres para ajudar seu cliente a fazer essas conexões e permitir-lhe aprofundar o seu trabalho com eles.

Mesmo que eu tenha essa ____________ (emoção, reação, etc.) ...

  • Talvez ela me tenha feito lembrar de outra pessoa
  • Talvez isto seja semelhante a algo que aconteceu no passado comigo.

Se você já descobriu um evento anterior e seu cliente não tem conhecimento da conexão entre este evento e a questão e ele trouxe no presente a você, você também pode usar este tema para fazer essas conexões. Isso certamente vai incentivar uma mudança cognitiva pelo fato do cliente reconhecer seus próprios padrões.

Mesmo que eu tenha essa ____________ (emoção, reação, etc.) ...

  • Eu ainda estou escolhendo o abandono hoje
  • Meu relacionamento atual está sofrendo como resultado disso
  • E vamos em frente outra vez

Reduzindo-o ao ridículo -

Embora as questões de cada cliente pareçam monumental para ele, elas são geralmente muito menos significativas quando comparadas com um quadro maior. Quanto maior você puder mostrar este retrato,  menor e mais ridícula a questão do cliente vai parecer.

Mesmo que eu tenha essa ____________ (emoção, reação, etc.) ...

  • Foi assim antes de eu chegar aqui e vai ser assim por muito tempo depois que eu partir
  • Em 20 anos ninguém se lembrará desta questão. Podem até não lembrar agora.
  • Todo mundo tem esses problemas
  • Eu não sou o único
  • Não consigo indicar uma única pessoa que agrade a todos
  • Eu não a vi por muitos anos e ela nem percebeu que eu estou com raiva

Escrevendo nas "Paredes da comédia" -

Você pode ver muitos reenquadres que parecem comédias nos vídeos da arte de aplicação. Lá você vai me ver me divertindo com a  forma que as pessoas formam suas percepções.. Muitas vezes nossas crenças fortemente arraigadas realmente não fazem sentido lógico. Por exemplo, a crença limitante de que "pessoas ricas são gananciosas" cai por terra quando vemos no quadro humorístico que as pessoas pobres são gananciosa também... da mesma forma que os atletas, arquitetos, crianças, políticos e qualquer outra pessoa. Se você puder ampliar sua perspectiva e começar a observar como as pessoas constroem suas crenças, isso é realmente divertido e você pode usar essa perspectiva com todos os seus clientes.

Exponha a escrita em suas "paredes" -

Simplesmente deixando o seu cliente sentir a liberdade de admitir seus sentimentos ou crenças pode ajudá-lo a liberar as emoções por conta própria. O objetivo deste ângulo é expor a escrita nas paredes para que o cliente possa ver o seu próprio processo, definido por ele no tampo de mesa. Uma vez que a escrita nas Paredes de alguém tenha sido exposta à luz do dia, o cliente normalmente irá ver o humor na escrita da sua própria parede, ou, pelo menos, por que ela não funciona. Este tema está relacionado com o tema comédia, mas é apresentado sem o humor.

Depois de abordar um evento específico, se você perceber que seu cliente tem uma crença teimosa que não vai permitir que a intensidade diminua, tente alguma dessas abordagens...

  • Mesmo que eu sinta melhor sobre este incidente, eu ainda tenho que agradar a todos.
  • Mesmo que eu posso parar de sofrer por isso, ainda é importante para mim me sentir culpado.
  • Mesmo que eu consiga superar este incidente, eu ainda preciso da minha raiva porque isso me faz sentir ________ (importante? Inteligente? Poderoso?)
  • Mesmo que eu não ganhe tanto dinheiro quanto eu quero, eu estou mais tranquilo em aceitar a pobreza.
  • Mesmo que eu me sinta tão limitado pelo que meu pai disse, eu me sinto seguro em minha pequena prisão.

Outros comentários

O teste real para o seus reenquadres é verificar se eles realmente pousam. Então, continue a desenvolver suas habilidades com comunicação e linguagem corporal. Mais uma vez repito que o reenquadre não pretende ser um substituto para o trabalho de detetive ou para tratar eventos específicos. Os reenquadres devem ser usados como um complemento para as habilidades do EFT oficial, que você já conhece. Assim, a sua sessão ainda deve se concentrar em eventos específicos e em seus aspectos, em vez de fazer um fluxo constante de reenquadres.

Em outra observação, quando você tiver chegado a um ponto da sua sessão em que o seu cliente está aberto a reenquadres, isto significa que ele abandonou suas defesas e se abriu significativamente. Este é um espaço muito sensível e vulnerável que você precisa tratar com cuidado. O relacionamento é um trunfo delicado, que você pode perder em um instante se você passar dos limites com o seu cliente, especialmente quando ele está em um estado vulnerável. Lembre-se de que eles não estão acostumados a estar sem suas defesas e você não quer lhes dar nenhuma razão para colocar suas defesas de volta.

 

 

© Gary e Tina Craig
Todos os direitos reservados