Tutorial do EFT Oficial

5a PARTE : Avançado: Polindo o Processo e Expandindo a Linguagem

Usando frases positivas no EFT Tapping

Introdução

Temos a esperança que já esteja claro para você que usar frases positivas na linguagem do EFT não é na verdade EFT. Já avaliamos os motivos para focar no negativo, mas a propensão das pessoas em gravitar em torno de frases positivas parece ser forte o suficiente para justificar uma discussão complementar sobre o assunto. Reenquadramentos podem, às vezes, parecer frases positivas. Então, antes de chegarmos lá, é importante fundamentar a base, para que você entenda as diferenças entre um e outro.

~~~~~~~~~~~~~~~~

Ao ler na internet sobre as diversas variações do EFT, é fácil verificar que o uso da linguagem positiva no EFT tornou-se muito popular. As pessoas gostam de ver novas possibilidades, gostam de ser influenciadas e de estar perto de outras pessoas que pensam como elas. Diferentes escolas de pensamento positivo têm sido desenvolvidas e fomentadas há bastante tempo, simplesmente porque é  desafiador experimentar o potencial de ultrapassar nossos limites.

Combinar este processo emocionante com o EFT parece ser uma escolha natural e já sabemos que o EFT pode fornecer a peça que faltava para o sucesso, descartando os  "rabichos" que sobram de afirmações positivas. De fato, dependendo da aplicação que se faça, o uso da linguagem positiva no EFT pode, na realidade, diluir os resultados surpreendentes e prolongados que, caso contrário, podem ser alcançados com os procedimentos originais de EFT.

O objetivo deste artigo é diferenciar as mais poderosas aplicações do EFT das variações que dependem da linguagem positiva e ensiná-las, para que profissionais de  EFT possam obter os resultados de alto nível exibidos neste tutorial. Neste artigo vamos analisar as vantagens e desvantagens do uso da linguagem positiva no EFT e identificar as formas mais eficazes para usá-la em sua prática.

Afirmações positivas

EFT Tapping Affirmations image

Versões diferentes de afirmação positiva têm sido ensinadas em seminários motivacionais há décadas, estando A Lei da Atração entre as mais populares. No entanto, não importa qual versão você escolher, todas enfrentam os mesmos obstáculos ao sucesso.

Vamos nos referir ao uso tradicional de afirmações positivas como um pano de fundo útil. Como já analisamos no artigo Escritas em Nossas Paredes, uma afirmação positiva bem construída é uma tentativa direta para mudar sua vida em determinada direção. É um pronunciamento ou declaração de propósito, não coerente com a realidade e projetada para "forçar" e existência de uma nova realidade. Todas as versões do pensamento positivo usam frases semelhantes, como nos seguintes exemplos:

  • "Ganho US $20 mil por mês de forma fácil e consistente"
  • "Peso 65 quilos"
  • "Sempre atraio relacionamentos saudáveis"

O desafio com afirmações positivas é que elas simplesmente "não funcionam". Qualquer pessoa com experiência em usar afirmações sabe que você não pode simplesmente afirmar uma vez, ou até mesmo várias vezes, uma nova realidade,  e ela magicamente se realizar. Alguns podem pensar que o tapping pode preencher essa lacuna e embora ele ajude, ainda assim obter resultados com afirmações positivas, isso pode demorar um pouco.

Por que isso? Afirmações positivas estão muitas vezes em desacordo direto com os Escritos em Nossas Paredes e são imediatamente confrontadas com os nossos "rabichos".Em geral, se você continuar a repetir as afirmações com bastante convicção e entusiasmo, você pode sobrecarregar os rabichos e eles eventualmente se desvanecerão, permitindo que  os Escritos em Nossas Paredes aceitem a nova possibilidade. Na prática, entretanto, é necessária mais determinação do que a maioria das pessoas consegue ter.

Esses rabichos são frequentemente sustentados por décadas de "provas", baseadas em Eventos Específicos que aconteceram ao longo do caminho e não são facilmente eliminadas. A maneira mais eficaz de abordar os rabichos com EFT é identificar esses eventos relacionados e liberar as suas intensidades, uma a uma. Depois disso, você pode assentar suas afirmações positivas sobre uma base limpa e obter mais rapidamente resultados profundos.

EFT Tapping Mop Floor image

Este processo envolve um foco temporário em "coisas negativas", e algumas escolas de pensamento positivo vão advertir contra isso. No entanto, para obter melhores resultados com EFT, nós "esfregamos o chão onde ele está sujo."

Para estender a analogia, se você quiser um chão limpo, você pode focar apenas sobre as partes limpas, esfregando e polindo até que o brilho em um canto ofusque a sujeira no resto do chão. Por outro lado, você pode simplesmente limpar as manchas de sujeira uma a uma e revelar o chão naturalmente limpo por baixo. Concordamos que um perpétuo focar nos aspectos negativos da sua vida somente trará mais negatividades, mas se você de vez em quando puder focalizar nos rabichos com EFT  por tempo suficiente para limpá-los,será muito mais fácil manifestar. seus pensamentos positivos.

Nesse sentido, substituir a linguagem padrão de EFT por um fluxo de afirmações positivas é como focar no canto limpo, abandonando as manchas sujas. Em outras palavras, não mira diretamente em uma questão emocional não resolvida e, portanto, não é uma aplicação do EFT oficial.

Na medida em que afirmações positivas podem identificar e acionar os rabichos ou questões emocionais não resolvidas, usá-las no processo de detetive é aceito no EFT oficial.  Mas usar afirmações positivas para substituir a configuração padrão de linguagem não só não é aceito mas é condenável.

Se você já limpou totalmente um lugar sujo e deseja polir um pouco no final, isto é bom, e analisaremos isso mais tarde. Caso contrário, se você optar por assumir um processo normal de afirmação e comprometer-se a repetir sua afirmação várias vezes ao dia pelo tempo que for preciso, você pode acelerar o processo fazendo o tapping nos pontos dos meridianos enquanto diz a afirmação. Na verdade, você provavelmente poderá encurtar um processo de seis meses para até um par de meses, mas não é realista esperar resultados mensuráveis em uma sessão com esse método.

Se você já viu exemplos de EFT online, você deve ter notado a frase "Eu escolho..." sendo usada na instrução de Preparação.  Esta é uma variação do EFT chamada método de Escolhas que usa afirmações positivas como foco.

Ao usar as Escolhas, você adiciona na linguagem do EFT uma declaração positiva projetada para trazer-lhe alguma coisa que você não tem atualmente. Faz parte da forma geral "Apesar de ter este ______________, eu escolho ______________ (em que o item "eu escolho" é a consequência positiva). Adicionar "eu escolho" à afirmação combina com o elemento "vamos nos sentir bem" da psicoterapia e traz leveza ao processo.  Nos termos de nossa metáfora de chão limpo, no entanto, isto mostra à pessoa o ponto brilhante no chão, desviando-a do lugar sujo que precisa de atenção.

Embora possa haver alguma utilidade neste conceito, eu não o ensino e nem nem o uso.

Outras Observações sobre Linguagem Positiva

Antes de você agregar linguagem positiva na sua sessão de EFT, considere a possibilidade de que a razão pela qual as pessoas gostam de focar o lado positivo é muitas vezes porque não querem olhar para o passado. Talvez seja embaraçoso ou doloroso, e talvez elas prefiram deixá-lo debaixo do tapete. No entanto, se houver um sentimento ou evento que seu cliente prefira negligenciar, é provável que este seja o sentimento ou evento que mais precisa ser trabalhado.

Nesse caso, usar a linguagem positiva pode ser, para ele, mais uma fuga do que uma solução e pode levar sua sessão a andar em círculos. Você pode usar outras ferramentas para esconder a questão, mas antes de usar a rota de linguagem positiva, certifique-se de que seu cliente compreenda que este pode ser um caminho mais longo.

Outro fator importante a considerar é que os seres humanos têm uma natureza naturalmente positiva. Pode não parecer assim porque a maioria de nós lida com muitas questões emocionais não resolvidas. No entanto, com a prática, você verá que uma vez que um evento específico central é resolvido com êxito, a luz passa a brilhar por conta própria e adicionar linguagem positiva passa a não ser realmente necessário. Nos vídeos Arte de Entrega, você verá isto muitas vezes. Como perspectiva, aqui estão algumas outras metáforas úteis para este conceito:

  • Não há nenhuma necessidade de adicionar azul ao céu, basta tirar as nuvens do caminho.
  • Remova a estática, e seu filme favorito já estará passando.
  • Seu Palácio de Possibilidades já é ilimitado, apenas abra algumas janelas e derrube algumas paredes.

Reenquadramentos

EFT Tapping Reframe image

A maior parte das frases positivas que você verá nos vídeos EFT é chamada "Reenquadramentos". Resignificação é um termo de PNL (Programação Neuro-Linguística) para apresentar uma nova perspectiva ou "enquadramento", para qualquer situação. É uma arte delicada de fraseado positivo que faz sugestões ao invés de declarações e não é projetada para conduzir ou forçar o cliente em nenhuma direção específica. Em vez disso, simplesmente abre as portas para que as pessoas possam descobrir seu próprio caminho, libertando-se de uma experiência limitante.

Reenquadramentos são as formas mais eficazes de linguagem positiva que você pode usar em uma sessão EFT para melhorar seus resultados e incentivar mudanças cognitivas. À primeira vista, reenquadramentos e afirmações podem parecer a mesma coisa, mas existem algumas diferenças muito importantes a considerar.

Graus de Ajuste:

Antes de fazer uma comparação direta entre reenquadramentos e afirmações, vamos estabelecer as bases. Quando as pessoas consideram a possibilidade de fazer mudanças em suas vidas, já estão inclinadas a ver que precisam mudar de rumo. Se a mudança for relativamente fácil, como por exemplo ganhar $50,000 ao ano já tendo ganho $45,000 no ano anterior, elas precisam fazer apenas pequenos ajustes no percurso, como desviar um pouquinho à direita. Se a mudança for mais drástica, como ganhar $150,000 depois de ter ganho $45,000 no ano anterior, o ajuste seria mais como fazer uma rotação abrupta à direita. Da mesma forma, se uma pessoa sentia raiva de seus irmãos por 25 anos, provavelmente seria preciso fazer um grande ajuste ou rotação abrupta para que ele considerasse perdoa-los. E  mais, se a raiva foi realmente intensa durante esses 25 anos, podemos dizer que ele estava dirigindo em alta velocidade pela estrada da raiva abaixo, o que tornaria aquela rotação abrupta ainda mais perigosa. Todos concordamos que é de cerca de 90 graus uma guinada abrupta à direita. Se uma afirmação positiva for projetada para forçar a existência de uma nova realidade, acionar rabichos e criar conflito, podemos dizer que seu efeito é o mesmo de uma repentina guinada de 90 graus. Se seu cliente está viajando a 75 km/h pela estrada da raiva abaixo, é bastante improvável que ele seja capaz de dar uma guinada de 90 graus em qualquer direção sem colocar o pé no freio e rodopiar. Entretanto, encontrar o Evento Específico por detrás da raiva e fazer o tapping para todos os aspectos vai ajudá-lo a tirar o pé do acelerador, diminuir a velocidade e, eventualmente, se achar em melhor condição de considerar uma mudança de rumo. Se uma afirmação é uma guinada repentina de 90 graus, um reenquadramento é mais como um desvio de 10 ou 20 graus. Embora possam haver exceções ocasionais, reenquadramentos são projetados para serem transições suaves, mas se seu cliente não reduzir a velocidade consideravelmente, vai passar por elas sem se dar conta. Por essa razão um bom reenquadramento ou qualquer mudança positiva de direção, pode ser mais eficaz no final da sessão, depois de ter sido abordada a intensidade de um Evento Específico.

Comparando Reenquadramentos com Afirmações:

Nos exemplos a seguir vamos observar alguns reenquadramentos e compará-los com afirmações. Se você estiver abordando uma experiência humilhante entre seu cliente e a irmã, quando ele tinha 9 anos de idade, podem haver aspectos como raiva e vingança além da humilhação. Então, uma vez que você tenha diminuído a intensidade para esses aspectos, pode tentar fazer uma rodada de tapping com um dos seguintes reenquadramentos (em itálico).

  • Apesar de ter ficado muito zangado com a minha irmã por ela ter me humilhado nesse dia, ela poderia não saber como eu era sensível...
  • Embora eu realmente tenha querido  me vingar pelo que ela fez, perdoá-la pode melhorar meu sentimento sobre isso...
  • Embora minha irmã tenha definitivamente me humilhado naquele dia, ela tinha apenas 12 anos e provavelmente tinha suas próprias inseguranças...

Uma afirmação positiva terminaria a declaração com algo como... Perdoo-a por isso, decido abandonar esse sentimento, ou vejo-a como uma boa pessoa. O reenquadramento oferecido tem quatro qualidades que o diferenciam de uma afirmação positiva:

  • A linguagem sugestiva, que usa termos como "poder", "talvez" e "provavelmente", deixa espaço suficiente para o cliente aceitar a nova direção sem o conflito de um rabicho, nem "forçar a nova realidade" com uma afirmação.
  • Todos aceitam o problema, em vez de passar por ele sem vê-lo.
  • Todos agregam uma nova compreensão para uma experiência que seria, de outra forma,desconfortável, ao invés de substituí-la através de uma mudança brusca de direção.
  • O "grau de ajustamento", sugerido por um reenquadramento é muito mais próximo de 10 graus do que os 90 graus proporcionados por uma afirmação.

Uma afirmação positiva pode criar conflitos no sistema de energia, porque entra em conflito com os Escritos em nossas Paredes. Pelo contrário, um reenquadramento bem projetado NÃO criará conflitos.  Então, se seu cliente não consegue aceitar facilmente seu reenquadramento, ele deve ter sido formulado de forma muito parecida com uma afirmação. Nesse caso, seu "grau de ajustamento" é provavelmente muito forte, e o reenquadramento não será eficaz.

Além disso, você pode reparar que o reenquadramento aponta na direção de uma mudança de potencial cognitivo, ou mudança de percepção sobre a questão. Se bem projetado e apresentado adequadamente, o reenquadramento pode ajudar seu cliente a ver as possibilidades sobre um assunto que de outra forma ele jamais poderia ter visto. Compreendendo mais sobre o que os outros participantes poderiam ter pensado ou suas próprias contribuições para o evento, o cliente tem a oportunidade de aprender algo valioso sobre cada evento acessado, e isso pode verdadeiramente enriquecer sua experiência de vida em geral.

O objetivo final da terapia é obter mudanças cognitivas e porque os reenquadramentos têm sido tão eficazes a esse respeito, eles são considerados definitivamente um uso oficial do EFT.  Analisaremos esse assunto com mais detalhes no próximo artigo.

 

Copyright Gary and Tina Craig
All Rights Reserved