Tutorial do EFT Oficial

5a PARTE : Avançado: Polindo o Processo e Expandindo a Linguagem

Customizando suas frases de preparação do EFT durante o tapping

Introdução ao Livre Fluxo da Linguagem  no EFT Tapping

EFT Tapping Counselor image

E agora começa sua aventura no livre fluxo da linguagem do EFT, que você me vê usar repetidamente em muitos vídeos avançados que estão disponíveis neste site. Por nos dirigirmos a questão com uma linguagem mais detalhada, o cliente pode se focar nela completamente e trazer para o trabalho partes dela que de outra forma permaneceriam ocultas para ambos. A intensidade tende a diminuir mais rapidamente, os aspectos se mostram mais facilmente, as avaliações com pontuação igual a '"0" tendem a ser mais precisas e as mudanças cognitivas tendem a acontecer com mais frequência. Você descobrirá que há muitas maneiras diferentes com a linguagem para atingir os mesmos fins, então crie experiências com a linguagem e divirta-se.

Na parte II, você aprendeu a desenhar o Setup básico (Preparação) e as Frases Lembrete para suas rodadas de Tapping. Agora podemos olhar para o objetivo dessa linguagem mais detalhadamente e experimentar formas de melhorar seus resultados, expandindo-a. Quando feito corretamente, o que você está prestes a aprender, adiciona elegância e eficiência ao processo do EFT.

Antes de prosseguirmos, é muito importante perceber que as habilidades mecânicas usadas na aplicação da técnica de Contar a História", na Técnica do Filme e outras ferramentas para trabalhar com Eventos Específicos são a base para tudo o que você vai aprender nesta parte do Tutorial. Não importa como você decidiu experienciar com sua linguagem, a estrutura dessas ferramentas deve permanecer intacta. Seguir essas instruções assegura que você continue a ser específico, que encontre todos os aspectos e que reconheça as oportunidades de testes quando você as tiver.

O propósito da Linguagem do EFT

Só para rever, o objetivo da frase Setup é duplo:

1. Identificar o problema

2. Aceitar-se a si mesmo(a), apesar da presença do problema

O objetivo da Frase Lembrete é manter o foco do cliente sobre o problema, enquanto nós realinhamos o distúrbio energético a ele relacionado.

Neste artigo, apresentamos maneiras de expandir a linguagem do Setup para incluir uma descrição mais detalhada do aspecto que nós estamos abordando, enquanto continuamos a realizar os objetivos originais daquela linguagem. Aqui nós supomos que você está usando a técnica de Contar a História e que temos acesso a todos os detalhes do evento. Posteriormente neste artigo apresentaremos as modificações para as outras técnicas.

Frase de Setup Extensa

A Frase Extensa de Setup aprofundada irá ajudá-lo(a) a mudar de uma simples palavra sobre o problema para uma descrição mais completa. Isto não somente atingirá a perturbação  mais efetivamente, mas será uma experiência mais pessoal e individualizada para seu cliente.

Uma vez que você selecionou um Evento Específico para abordar e estiver lidando com um aspecto ou um crescendo deste evento, siga as instruções detalhadas para cada rodada de Tapping conforme abaixo:

  • Em vez de dizer "Mesmo que eu tenha este ___________", use o ______________ para descrever o evento ou o aspecto que você ou seu cliente, diriam a um amigo (exemplos se seguirão).
  • EFT Tapping People image
  • Quando trabalhar com clientes, use as palavras dele, pois será muitas vezes mais eficaz para os problemas dele, então escute cuidadosamente suas descrições e repita-as quando você começar a fazer o Tapping.  Contudo, isso não é uma regra rigorosa.  Nas minhas sessões completas nos vídeos em  Art of Delivery, você verá que, às vezes, eu desvio da linguagem ou posso, até mesmo, usar a linguagem oposta ou uma linguagem confrontante.  Isto é parte do teste ou de formas de exploração e vem da minha própria intuição e experiência.  Você desenvolverá estas competências ao longo do tempo. No momento, use as próprias palavras dos clientes.
  • Continue o Tapping no ponto de KC até que a descrição esteja completa e certifique-se de terminar a descrição com "Eu me aceito profunda e completamente."
  • À medida que você repete as descrições para os clientes, você vai notar que algumas palavras-chave irão gerar mais intensidade do que o resto, então use essas poucas palavras como suas frases lembrete e continue com a sequência como de costume. Se você não sabe quais palavras usar para a frase lembrete, faça uma suposição e verifique com seu cliente antes da próxima rodada. Lembre-se que o propósito da frase lembrete é de ficar atento para o problema.
  • Você pode passar pelos pontos sequencialmente algumas vezes se isso lhe parecer necessário, mas certifique-se de testar as intensidades específicas antes e após cada rodada para avaliar seu progresso.
  • Uma "rodada" pode incluir portanto um procedimento de Setup e algumas passadas pelos pontos na sequência. Lembre-se de que nós não estamos tentando esclarecer tudo em uma rodada, então certifique-se de começar com um novo Setup para cada aspecto.

Se você decidiu que uma abordagem global é melhor no início, você pode usar algumas frases para descrever o evento em vez de apenas um título de filme. No entanto, como sempre com o EFT, esta nova abordagem da linguagem será ainda mais eficaz quando dirigida para aspectos individuais.

Quando você  começar a técnica de Contar A História", você pode usar estas instruções para descrever o que estava acontecendo em cada crescendo para o qual está fazendo o tapping. Essa descrição pode incluir as emoções, sensações físicas ou apenas os detalhes daquele momento.

Frase Setup Aprofundada - um exemplo

Aqui está um exemplo da Frase  Extensa de Setup  em ação.

Seu cliente tem um evento perturbador em que um tio o envergonhava na frente de seus amigos e descreve-o assim:

"Quando eu tinha 10 anos, meu tio me envergonhou na frente de algumas garotas e eu nunca esqueci disso."

Abordagem global:

Se a intensidade é alta o suficiente para justificar uma abordagem global "atenuada" em primeiro lugar, sua declaração Setup pode parecer com isso:

"Mesmo que meu tio tenha me envergonhado na frente daquelas garotas e que nunca me esqueci, eu me aceito profunda e completamente."

Sua frase lembrete pode ser "Ele me envergonhou", "Fiquei tão envergonhado", "Ele fez em frente daquelas garotas", ou "Eu nunca me esqueci"... o que parece relacionar-se mais ao distúrbio.

Tenha em mente que, se estamos fazendo a técnica de "Contar a história" corretamente, não sabemos outros detalhes ainda, então nós somos limitados a usar a abordagem global.

Abordagem específica:

A partir de um ponto neutro, o cliente começa a contar a história:

"Quando eu tinha dez anos, eu estava no gramado à frente da casa com alguns garotos do bairro. Estávamos só de bobeira, mas depois algumas garotas bonitas se aproximaram para nos dizer alô.  Eu sempre fui tímido, então eu estava nervoso e com medo de dizer algo idiota."

Nesse ponto, o cliente sente a intensidade, assim você interrompe a história, pede uma classificação de intensidade e pergunta ao cliente qual é a parte daquele momento que traz maior desconforto. Seu Setup Extenso  pode ser algo assim:

"Mesmo que essas garotas se aproximaram e eu estava muito nervoso, eu me aceito profunda e completamente.  Eu estava com tanto medo de dizer algo idiota, porque eu sempre fui tímido e estas meninas eram realmente muito bonitas. Mesmo que ainda me sinta nervoso sobre isso agora, eu me aceito profunda e completamente."

Frases lembretes poderiam ser "Eu estava muito nervoso," "medo de dizer algo idiota", "elas eram garotas realmente bonitas", "Eu ainda me sentia tímido", ou você pode combiná-las usando uma frase diferente em cada ponto.

A história continua...

"Meu tio, que sempre está contando piadas, estacionou o carro na calçada para ver o meu pai, mas decidiu vir ao nosso grupo primeiro. Ele segurou minha cabeça e bagunçou meu cabelo e disse "Estas são suas namoradas?' "... e agora nós encontramos uma nova intensidade.

Seu Setup Extenso pode ser assim:

"Mesmo que meu tio segurou minha cabeça, bagunçou o meu cabelo e disse algo que me envergonhou na frente dos meus amigos, em frente dessas meninas muito bonitas, e eu realmente me senti como um idiota, eu me aceito profunda e completamente."

Podem ser frases lembrete "Ele agarrou minha cabeça", "Ele bagunçou meu cabelo," "Eu me senti como um idiota," "Ele perguntou se elas eram as minhas namoradas" ou "Eu estava tão envergonhado."

A história continua...

"Então ele se virou para todo o grupo e disse "Vocês sabiam que ele se sentia aterrorizado em frente  de  garotas... lembra quando Stacey apareceu e você fez xixi nas calças? Estou feliz que ele superou isso!'  Ele largou minha cabeça e foi embora, enquanto o grupo inteiro estava rindo histericamente. Eu estava tão absurdamente envergonhado, que senti como se fosse fazer xixi nas calças novamente."

Este é o maior crescendo da história com a maior intensidade até agora e há muitos aspectos para escolher. Sua Frase Set Up Extensa pode ser algo assim:

"Mesmo que meu tio tenha dito isso e que todos riram de mim, incluindo aquelas garotas bonitas, eu me aceito profunda e completamente. Ele disse a todos que eu tenho medo das garotas e que eu fiz xixi nas calças. Eu estava tão envergonhado! Eu já estava nervoso, eu sempre fui tímido, estava totalmente envergonhado e senti-me como se fosse fazer xixi nas calças novamente. Mesmo que eu tinha apenas dez anos,  foi realmente desconfortável, e eu gostaria que nunca tivesse acontecido, eu me aceito profunda e completamente de qualquer maneira."

Frases de lembrete poderiam ser "ele disse a elas que eu tenho medo das garotas," "Ele disse que eu fiz xixi nas calças", "Todos estavam rindo de mim," "Os meus amigos estavam rindo," "As meninas bonitas estavam rindo", ou "Eu estava completamente envergonhado."

Agora, como podemos compreender, o cliente pode melhorar  algumas destas intensidades relativas a vergonha e mudar os aspectos de modo que ele passa a se sentir realmente bravo com seu tio por ter feito isso.  Ele a descreve para você desta forma:

"Sabe, eu estou muito bravo com ele por fazer isso na frente dos meus amigos. Eu estava contando que ele ficaria do meu lado e me ajudaria a ser aceito, mas em vez disso, ele me fez parecer com um fracassado. Ele deveria saber melhor o que fazer”.

Sua frase Setup para este novo aspecto pode ser mais ou menos assim:

"Mesmo que eu esteja muito zangado com o meu tio por me envergonhar na frente dos meus amigos, eu me aceito profundamente e completamente. Eu estava contando que ele ficaria do meu lado e me ajudaria a ser aceito, mas em vez disso, ele me fez parecer com um fracassado. Para que servem os tios se eles não podem nos ajudar a parecer legais? Queria ter um tio diferente porque este não está fazendo o trabalho dele. Mesmo que eu esteja realmente com raiva, talvez até mesmo furioso, eu me aceito profunda e completamente.

Frases Lembrete poderiam ser: “Cara, estou bravo”, “Ëu contava com ele”, “eu parecia um fracassado”, “ele tinha que ter me ajudado”, ele fez o oposto e estou bravo de verdade”, “Ele não está fazendo seu dever”, “Eu quero um novo tio”.

Lembre-se que expandir a linguagem do Setup para incluir uma descrição mais detalhada pode ajudá-lo a a mirar uma  perturbação específica mais exaustivamente e resolver mais rápido atingindo resultados completos. No entanto, pode também levá-lo de volta a um terreno global se não tiver cuidado.

Um erro comum é usar este formato extenso para descrever um evento inteiro, ou mesmo um Tampo de Mesa inteiro, em uma frase de Setup. Isto seria atacar perturbações  demais de uma só vez. Use sua linguagem para descrever um crescendo específico em um Evento Específico ou os aspectos respectivos, e você vai ficar bem.

Ao experimentar diferentes Frases Lembrete, preste atenção às reações do seu cliente a cada uma delas, como algumas irão gerar mais intensidade do que outras. O propósito da Frase Lembrete é manter seu cliente focado no distúrbio que estamos tentando resolver, então aquelas frases que produzem maior intensidade são as melhores para usar.

Lembre-se de testar a intensidade emocional, antes e após cada rodada de Tapping.  Se ainda houver intensidade, ainda há aspectos a abordar. Para ser completamente minucioso, teste cada aspecto,  cada crescendo e cada frase lembrete quanto à intensidade para verificar se resta qualquer perturbação escondida.  Re-visite o Artigo sobre Teste para verificar as muitas maneiras de testar.

Um vez que você estiver confortável usando a revisão acima, você está pronto para a próxima etapa.

A combinação do Setup/lembrete

A combinação de Setup/Lembrete é simplesmente uma Frase Extensa de  Setup  que é dita à medida que você faz tapping nos pontos na sequência.  Em essência, esta descrição extensa da questão também pode ser usada para atingir e estimular a ruptura energética, então faz-se o trabalho das frases setup e lembrete em uma única etapa.

Instruções específicas abaixo:

  • Comece seu Setup Extenso conforme as instruções acima, enquanto estiver fazendo Tapping no ponto KC.
  • Após 15-20 tappings, continue repetindo a descrição usada no Setup enquanto faz o Tapping nos pontos em sequência
  • Certifique-se que você adiciona de alguma forma o "Eu me aceito profunda e completamente" à medida que você bate nos pontos. (Veja outras opções abaixo)
  • Adicione em uma Frase Lembrete mais focada se aparecer alguma boa frase.
  • Permitindo que seu cliente adicione novas palavras à medida que elas aparecerem, isso ajudará  você  a zerar todos os problemas mais eficazmente.  Isto também cria um ambiente de harmonia, enquanto você e seu cliente trabalham juntos para "achar as palavras certas."

No vídeo abaixo dou um exemplo de trabalho com o cliente usando a Combinação Setup/Lembrete para que as palavras visem adequadamente a questão.  Para se entender o background, o cliente tem fibrose cística, mas a questão imediata tem a ver com o pai do cliente que morreu  enquanto eles estavam no processo de fazer workshops de EFT juntos. Muito da linguagem que eu uso aqui veio no início da sessão e, como um precursor para um artigo futuro, a linguagem envolve alguma exposição da arte de reenquadre.

 

 

A única diferença entre esta versão e a do Setup Extenso é que não há um distinção entre o Setup e as frases Lembrete. Para aplicar isso adequadamente você precisará usar as frases que disparam as mais intensas emoções no seu cliente, então você tem que prestar particular atenção na linguagem corporal e no feedback, enquanto você produz as frases e faz o tapping nos pontos.  Novamente, para obter melhores resultados, foque em um aspecto de cada vez, seja uma emoção única ou um crescendo específico e seja muito específico com o seu teste.

Vamos usar o último crescendo do exemplo anterior e criar uma boa combinação de Setup/Lembrete...

Descrição do cliente: "Então, ele se virou para todo o grupo e disse ' vocês sabiam que ele morria de medo de garotas... você se lembra quando Stacey apareceu e você fez xixi nas calças? Estou feliz por saber que ele se superou isso!' Ele largou minha cabeça e foi embora, enquanto o grupo inteiro estava rindo histericamente. Eu estava muito envergonhado e senti que faria xixi nas calças novamente."

Sua Frase Lembrete Extensa pode ser mais ou menos assim:

  • KC "Apesar do meu tio dizer isso e todos  rirem de mim, incluindo aquelas garotas bonitas, eu me aceito profunda e completamente. Ele disse a eles que eu tenho medo das meninas e que eu foz xixi  nas calças, eu estava super envergonhado! Eu já estava nervoso, eu sempre fui tímido, estava muito envergonhado e senti que faria xixi nas calças novamente. Mesmo que eu tivesse apenas dez anos, era muito desconfortável, e gostaria que nunca tivesse acontecido, eu me aceito profunda e completamente.”
  • Nós assumiremos que você tenha usado uma variedade de frases lembrete simples:
  • TOH  Ele me envergonhou
  • EB   Eu tinha dez anos
  • SE   Eles estavam todos rindo de mim
  • UE   Eu estava  envergonhado de fato
  • UN   Completamente envergonhado
  • CH   As garotas bonitas estavam rindo.
  • CB   Era realmente desconfortável
  • UA   Ele me  constrangeu

E aqui está uma possível Combinação de Setup e Lembrete:

  • KC   Apesar de meu tio dizer isso e que todos tenham rido de mim, incluindo aquelas garotas bonitas, eu me aceito profunda e completamente. Ele disse a todos que eu tenho medo de garotas,
  • TOH  Ele disse a todos que eu fiz xixi nas calças,
  • EB   Eu estava completamente envergonhado!
  • SE   Eu já estava nervoso,
  • UE   Eu sempre fui tímido,
  • UN   E eu senti que iria fazer xixi nas calças novamente.
  • CH   Mesmo que eu tivesse apenas 10 anos,
  • CB   Foi realmente desconfortável,
  • UA   Eu desejo que isso nunca tivesse acontecido,
  • KC   Eu me aceito profunda e completamente de qualquer maneira

Você pode acabar em qualquer ponto na sequência, contanto que você use todos os pontos, pelo menos, uma vez.  Lembre-se de testar a intensidade emocional de cada aspecto ou crescendo em uma escala de 0-10 no final da rodada.

Outras formas de "Eu me aceito profunda e completamente."

Se você vem usando o Setup básico por algum tempo, pode estar  meio entediado de dizer  "Eu me aceito profunda e completamente" para cada  procedimento de  Setup. Se isso acontece  você está convidado a adotar qualquer das seguintes alternativas para aquela frase, ou qualquer uma que você mesmo crie, desde que preencha o mesmo objetivo de aceitar a si mesmo apesar do problema.

  • Está tudo bem
  • Eu estou bem com tudo isso
  • Eu me amo de qualquer jeito
  • Posso aceitar isso
  • Eu me perdoo
  • Tenho o direito de me sentir assim
  • Sou apesar de tudo uma ótima pessoa

Quando os clientes não estão se aceitando

Às vezes, os clientes não conseguem dizer, "Eu me aceito profunda e completamente."  Podem gaguejar ao dizer as palavras ou mesmo chorar mediante a ideia  de dizer a frase.  Isso aponta, naturalmente, para uma um Tampo de Mesa importante a ser abordado.  Em resposta você pode desejar mudar o rumo e procurar os Eventos Específicos e questões centrais (core issues) por trás  deste "Não posso me aceitar."  Provavelmente, as questões que você encontrará estarão conectadas com esta impossibilidade que o cliente apresentou.

Se o cliente não puder identificar qualquer coisa que possa estar contribuindo especificamente para "Não posso me aceitar," comece com algumas rodadas gerais e veja o que aparece.

Você também pode tentar voltar à questão original com algo como:

  • Posso aceitar partes de mim, mas não aquela parte.
  • Estou aberto à possibilidade de me aceitar
  • Eu posso ser capaz de me aceitar
  • Eu realmente estou tentando me aceitar
  • Espero que um dia eu irei  me aceitar

Você também pode tentar "mesmo que eu não me aceito, eu me aceito de qualquer maneira."

Elaboração

Conforme você  se habitue a estes formato de “contar o evento para um amigo”, vai ser natural para você  ir “elaborando” sobre o evento para os clientes, ou ir para algumas experiências suas próprias e sugerir palavras ou frases que possam ajudar os seus clientes a se expressar de forma mais completa.

Por exemplo, uma cliente está compartilhando detalhes de uma briga que ela teve com o namorado e diz: "Eu passei duas horas me preparando para o jantar que havíamos planejado, mas ele trabalhou até tarde e perdemos nossa reserva". Supondo que estamos tratando o crescendo da história quando ela disse que perderam o jantar, podemos facilmente usar esta linguagem da cliente para criar um Setup. Ela pode também ter dito que estava com raiva, mas se você tem algumas outras palavras para sugerir,  você pode explorar um pouco mais dizendo algo como "se tivesse acontecido comigo, poderia ter me sentido excluída, esquecida ou até abandonada." Se a cliente confirma de alguma forma, como "Sim! Exatamente! Eu estava com raiva porque ele me abandonou", então você chegou a  uma melhor expressão daquele momento.

Neste exemplo, estamos fazendo uma sugestão na conversa entre rodadas de tapping e recebendo confirmação da cliente antes de usar qualquer linguagem nova. Com a prática, você também pode lançar novas palavras em uma frase de Setup ou da frase Lembrete para ver se elas se encaixam, o que significa que você não está checando estas palavras com seu cliente com anteriormente Nesse caso, você está usando sua própria "elaboração" da experiência do seu cliente e procurando sua reação naquele momento.

Aqui é onde nós introduzimos o conceito de  “landing” (encaixe).  Quando você sugere palavras que  “land”( se encaixam ) com seu cliente, isso significa que você está o ajudando a expressar seus sentimentos melhor, suas palavras "ressoaram" com a experiência dele, e você atingiu a perturbação mais diretamente. Quando suas palavras não "land” ( não se encaixam) com o cliente, você arrisca quebrar o relacionamento com ele, adicionar resistência ao processo e “dirigi-los” de uma forma que não é vista como boa conduta profissional.

A elaboração ou adição de uma nova linguagem à rodada de tapping é uma técnica que procura atingir o alvo "na mosca", então você tem que estar atento quando  está  fazendo isto e estar focado na reação do seu cliente às suas palavras. Existem várias maneiras de seu cliente deixar você saber que suas palavras estão "trabalhando para eles" como acenar, sorrir, às vezes chorar, ou apenas um sinal verbal como "Sim, é isso'.  Se a linguagem que você usa se encaixa com o cliente ou não é extremamente importante. Se você sugere ao invés de impor e é conservador, ao invés de invasivo, você terá muito mais sorte. Apresentando suas sugestões com frases como "talvez", "possivelmente", ou "você acha que..." dá a seu cliente a oportunidade de aceitar as palavras que se encaixam com ele e desconsiderar as que não se encaixam, preservando assim a relação entre vocês. Você vai ver muitos exemplos de elaboração nos vídeos da Arte of Delivery.

Não há nenhuma exigência para produzir a sua própria linguagem em qualquer sessão, mas pode ser algo que começa a ser natural depois de alguma prática. Você também pode perceber que suas elaborações podem vir de diferentes fontes. O mais comum seria o que está nos seus Writing on your Walls ( escritos nas paredes mentais) ou, mais simplesmente, suas próprias experiências como ser humano neste planeta. Também, você pode eventualmente sintonizar mais intuitivamente com seu cliente e ser capaz de produzir palavras ou frases de uma “fonte superior." Não importa de onde vêm a linguagem, não será eficaz a não ser que seu cliente  a aceite.

 

© Gary e Tina Craig
Todos os direitos reservados