Tutorial do EFT Oficial

4a PARTE- Avançado: Fazendo Tapping mais Profundo em Questões Emocionais

A Escrita nas Nossas Paredes na prática

Abordagens e conceitos comuns

Compreender as questões emocionais em teoria é bastante útil em  EFT, mas usar esse entendimento na prática leva você bem mais longe. Aqui estão algumas abordagens e conceitos comuns que eu tenho usado regularmente em minhas sessões ao longo dos anos.

Reaparecendo questões mais profundas

Uma de minhas atitudes mentais mais úteis na prática de EFT é que nunca terminamos. Claro, nós podemos erradicar rapidamente uma fobia e um evento específico ou coisas do tipo, e isso pode nos dar a impressão de que terminamos o trabalho.  Mas, na realidade, as escritas nas paredes são infindáveis e quase sempre existem questões mais profundas envolvidas.  Consequentemente um trabalho mais profundo é requerido.

Tenho trabalhado com muitos veteranos de guerra. Por exemplo, os que sofrem de graves transtornos de estresse pós-traumático  e muitas vezes descobrimos que a intensidade de suas memórias de guerra está relacionada com seus problemas de infância.  Curiosamente, posso entrevistar dois veteranos de guerra que testemunharam a mesma atrocidade e notar que as intensidades de suas respostas serem muito diferentes.  Um pode ficar um tanto desconfortável ao falar sobre aquilo, enquanto o outro sua bastante e tem pesadelos só de pensar nisso. Essa diferença geralmente aponta para questões mais profundas da infância.  É como se suas respostas atuais para as atrocidades de guerra ficassem exageradas, porque elas são reflexos de traumas anteriores ou crenças.

Aqui está um exemplo de vídeo com John, um veterano de guerra, cuja experiência de guerra tornou-se muito mais intensa porque ela reflete uma importante questão de responsabilidade na sua infância.

 

 

Com prática , você irá encontrar estas questões mais profundas com grande freqüência.  Uma grande pista de que seu cliente está tendo um reaparecimento de algo mais profundo (1) quando uma questão não cede, mesmo com EFT, ou (2) o resultado parece temporário porque a questão continua voltando.

Cada estado emocional é um trabalho interno
e
o que conta não é o que acontece com você: é sua resposta que conta

Essas visões gêmeas nos permitem consistentemente ir mais fundo naqueles tampos de mesa e pernas de mesa que estão ligados às escritas nas paredes.  Elas muitas vezes atravessam os escombros de uma questão e impulsionam-nos rapidamente em direção ao âmago da questão.

É tentador culpar os outros ou as circunstâncias externas por nossos estados emocionais mas, na realidade, o verdadeiro culpado reside dentro de nós.  Se nós estivermos abrigando raiva, culpa ou medo, por exemplo, pode parecer que algo ou alguém fora de nós está causando isso, mas, na realidade, estes estados emocionais são gerados internamente...eles são "trabalhos internos."  Assim, se duas pessoas vêem uma cobra, uma pode ficar calma, enquanto a outra tem uma resposta fóbica.  Não é a cobra que causou esses estados emocionais, é o trabalho interno das pessoas envolvidas.

Portanto, com essa visão, podemos evitar o erro de fazer EFT visando a causa externa presumida e, ao invés disso, limpar  o verdadeiro vilão que está por dentro.  Isto economiza muito tempo e amplifia em muito a nossa eficiência.

A outra metade dessa visão gêmea diz, "não é o que acontece com você, é sua resposta que conta".  Isto é essencialmente a mesma coisa.  É apenas uma outra maneira de abordá-lo verbalmente e, portanto, melhor firmar o conceito em nossos clientes.  Isto irá acelerar muito mais suas sessões.

Para ilustrar, o vídeo abaixo mostra essa idéia em ação.

 

 

Isto é lógico?

Os clientes freqüentemente trazem crenças.  Estas, naturalmente, são reflexões a partir dos escritos nas paredes e influenciam poderosamente a forma como eles vêem o mundo.  Algumas dessas crenças são úteis, enquanto outras são ilógicas e movem os clientes em direções insalubres.  Estas podem frustrar suas sessões e colocar uma rolha na garrafa de liberdade dos seus clientes.

Uma vítima de estupro do sexo feminino, por exemplo, pode indicar uma crença de que "todos os homens são bestiais".  Embora isso possa ser como ela vê as coisas, a crença é bastante ampla na natureza e, logicamente, é falsa.  Enquanto uma pequena porcentagem dos homens pode ser de estupradores ou "bestais", a grande maioria não é... e assim, manter essa crença afeta toda a sua vida social e romântica.  Isso corrói sua capacidade de confiar e  sobrecarrega com raiva e medo desnecessários.

O tratamento para isso é muitas vezes simples.  Precisamos distinguir para o cliente se esta crença é logicamente verdadeira ou apenas uma resposta emocional.  Para chegar lá normalmente basta apenas fazer uma pergunta, "Isso é lógico"?  Talvez eu precise explicitar mais isso, adicionando algo como, "todos os homens são muito bestiais ou isso é apenas sua resposta emocional?  Com grande regularidade, o cliente vai ver imediatamente a falácia em sua crença e neste momento "Aha"  ele então permite que você gire redirecione a sua sessão.

Às vezes é útil adicionar um pouco de cimento para este "Aha" usando algumas rodadas de EFT globais, tais como, "Mesmo que erroneamenteeu achasse que todos os homens são bestiais..."  Eu fiz isso de vez em quando mas não é geralmente necessário.

O vídeo abaixo ilustra esse conceito de "É isso lógico" em sessões reais.

 

 

Em raras ocasiões, os clientes consideram suas crenças limitantes como sendo lógicas.  Se assim for, isso provavelmente é um grande problema e sessões completas podem ser necessárias para alcançar a perspectiva adequada.  Por favor tenha cuidado nesta circunstância para que você não imponha suas crenças sobre as deles.

As muitas portas para as questões dos nossos clientes
(Você nunca sabe onde você vai acabar)

Quando você escuta a seus clientes, você vai descobrir as muitas portas alternativas que pode abrir para trazer alívio através de EFT.  Um cliente sobrecarregado com abuso na infância, por exemplo, pode muitas vezes fornecer uma longa lista de portas para eventos específicos.  Esse mesmo cliente também pode sofrer de desconfortos físicos (dores de cabeça, dor nas costas, etc.), bem como problemas de raiva, culpa e medo.  Estas também são úteis portas de entrada para uma sessão e surgem, naturalmente, da escrita em suas paredes.

Então por onde começar?  Às vezes deixo minha intuição me guie, mas, na maioria dos casos, eu só entro na primeira porta que parece viável.  Com o EFT esta é uma abordagem muito razoável, porque você pode ir através de uma porta, passar alguns minutos fazendo tapping e saber rapidamente se você está fazendo progresso adequado.  Se não, você pode voltar e entrar em outra porta.  Desta forma você pode criar seu próprio caminho para as abordagens mais eficazes.

À medida que você avança com suas sessões EFT, os problemas de seus clientes vão desaparecendo e novas portas se abrirão para você.  Como resultado, seus clientes vão levar você em uma viagem fascinante para destinos que muitas vezes são inesperados para ambos. Assim, você nunca sabe onde você vai acabar.  No entanto, sua capacidade de entrar e sair de portas lhe dará uma flexibilidade única para trazer alívio para os seus clientes, brm além do que eles podem imaginar.

A eficácia do processo de entrar e sair de portas é melhor exibida nas muitas sessões completas contidas nos vídeos da Arte de entrega.  Você também deve achar úteis as 3 discussões em video a seguir.

 

 

Abrindo mão da necessidade de ter razão

De acordo com a Escrita nas paredes, a verdade de uma pessoa não é necessariamente a de outra pessoa. Isso significa que...

... não há uma "verdade real."

EFT Tapping Being Right image

Pelo menos não neste mundo.  Isto nega a idéia de que qualquer um pode estar "certo" ou "errado" sobre qualquer coisa e sugere, em vez disso, que existem muitas outras perspectivas para escolher. Para uma reflexão mais profunda, você pode se perguntar se sua própria "verdade" realmente tem sido contestada por uma outra "verdade"... considere a política, relacionamentos, educação dos filhos e todas as situações em que opiniões são apaixonadas.

Está começando a notar como as pessoas protegem suas próprias "verdades" de serem invalidadas? O que dizem para si mesmas? Como você pode realmente aceitar um ponto de vista oposto sem invalidar o seu? Você notou como uma pessoa pode assumir que a inteligência ou sanidade alheia está comprometida, simplesmente porque não concorda com você? Todos  nós fazemos isso.

Nessas situações, as escritas em nossas paredes diriam que cada lado está “certo”, do seu próprio ponto de vista, e que ninguém é dono da “verdade”. Além disso, enquanto todos nós concordamos que os pais não devem abusar de seus filhos, ninguém deve estuprar ninguém e o mundo seria melhor se as pessoas parassem de mentir, trapacear e roubar, "estar certo" sobre isso não é geralmente o caminho da paz.

Um dos segredos para a paz pessoal é abrir mão da necessidade de estar certo. E uma sólida compreensão da Escrita nas paredes é uma ótima maneira de chegar lá. Como praticante de EFT, adotar plenamente essa atitude pode proporcionar um nível mais elevado de compaixão para com a experiência do seu cliente e ajudá-lo a ver uma infinidade de novas opções para seu progresso.

O truque, claro, é se afastar das escritas em suas próprias paredes.

Apagando e substituindo as escritas nas paredes

EFt Tapping Erasers image

Enquanto nós tivermos escritas nas paredes que limitam nossas vidas, é muito difícil de superar. Qualquer tentativa direta para instalar crenças novas e produtivas encontra forte objeção, que chamamos de "tail enders" (pontas de rabo). No entanto, com EFT, nós podemos "apagar" aquelas escritas limitantes das paredes e deixar um espaço aberto para que o cliente possa "substitui-las" com algo mais útil.

Você se lembra do meu exemplo anterior dos nativos e da garrafa de coca-cola no filme  "Os deuses devem estar loucos”?  Você se lembra como eles tinham um "espaço vazio" nas escritas nas paredes sobre este objeto estranho,  a garrafa de coca-cola?  Uma vez que o espaço fica vazio, ou apagado, os nativos (e você) podem preencher aquele espaço em branco, ou substituí-lo de uma forma totalmente nova. A esta altura, você provavelmente já viu como mudanças cognitivas podem ocorrer espontaneamente após uma boa sessão de tapping. Espero que agora você possa ver que uma mudança cognitiva é evidência de que a escrita negativa foi apagada e o cliente voluntariamente fez a substituição por uma nova perspectiva.

Dos Tail Enders para os testes

Quando você usa "Diga isto..." como um método de teste em suas sessões, você está verificando se essa escrita ainda está em suas paredes. Por exemplo, digamos que um dos aspectos que você descobriu ao tratar um evento específico foi que seu cliente estava com raiva do cônjuge. Seu teste "Diga isto..." seria algo como "Eu estou zangado com ela." Se isso não for mais verdade, a escrita desaparecerá.

No entanto, você pode melhorar esse teste explorando o oposto da raiva. Peça ao seu cliente dizer "Eu a perdôo" e você pode descobrir que tem nova intensidade emergindo como objeção ou Tail Ender. 

 

Copyright Gary e Tina Craig
Todos os direitos reservados