Tutorial do EFT Oficial

Artigos sobre EFT como bonus

EFT antes de dormir para crianças

Esse método poderia levar nossas crianças a uma vida adulta com altos níveis de paz interior e auto-confiança. Se a toda criança fossem dados esses benefícios, nossas eventuais oportunidades para paz mundial seriam muito superiores  àquelas prometidas por nossos militares e suas bombas e outras ameaças. De fato, se todas as pessoas recebessem esses benefícios de forma bem hábil, nossos militares, nossas bombas e outras ameaças provavelmente se tornariam desnecessários. A guerra não é necessária para aqueles que verdadeiramente tem paz pessoal.

A Ideia básica

Imagem Pai EFT tocando Criança

A ideia básica é simples. Todas noites, ao por seu filho na cama, os pais devem perguntar ...

"Você pode me contar seus pensamentos bons e ruins, assim como as coisas boas e ruins que aconteceram com você hoje?"

À medida que os eventos são contados (tanto os bons quanto os ruins), os pais devem suave e amorosamente fazer o Tapping ou esfregar gentilmente os pontos do EFT.

Resultados esperados

Praticantes experientes de EFT podem prontamente ver os benefícios do tapping nas coisas "ruins" (nós vamos falar sobre tapping nas coisas boas depois). À medida que a criança conta a história, ela está claramente em sintonia com o problema. Assim, fazer o tapping nos pontos do EFT durante esses momentos vai provavelmente resolver os problemas ou pelo menos aliviar os impactos na criança. Teoricamente, você poderia conseguir mais se  fizesse uma sessão de EFT completa cada noite. Entretanto, isso não é pratico e as crianças perderiam o interesse rapidamente. Fique então com esse processo simples, porém poderoso.

Isso é crítico para crianças, porque elas estão constantemente incorporando "coisas" dos pais, professores, colegas, da televisão e assim por diante. Essa influência acontece sempre e se acumula ao longo dos anos, acabando por encher o que nós adultos chamamos de nossos "sacos de lixo emocional". Se o que formos absorvendo não é resolvido, isso com certeza forma limites desnecessários e frustra a realização de nossos verdadeiros potenciais. Esses medos, culpas, mágoas e traumas desnecessários frequentemente tem um efeito estrondoso nas nossas "realidades adultas" e nos custam caro tanto para nossa paz pessoal quanto para o nosso bolso.

Alguns exemplos das coisas "ruins" que as crianças poderiam trazer à tônia seriam...

  • "Papai me assustou quando gritou comigo".

  • "Eu vi um monstro comendo pessoas na televisão".

  • "Minha professora acha que não sou muito inteligente."

  • "Eu não consigo correr tão rápido quanto o Jimmy."

  • "Donna é mais bonita que eu."

  • "O padre/pastor disse que eu tenho que ser perfeito ou Deus não vai me amar".

Existem, claro, milhares de outros exemplos que se entram como convidados indesejados na psique infantil. A maioria deles são ficcionais e, sem dúvida, podem ter mais impacto na vida da criança do que a sua educação.

Pais atenciosos tem uma oportunidade óbvia para afastar esses "sugadores de confiança" todos os dias. Além disso, o processo pode ser bastante estimulante tanto para os pais quanto para a criança, porque as crianças adoram ser tocadas (ao se fazer o tapping ou friccionar) de uma forma carinhosa. Enquanto você transmite esse amor aos seus (nossos) filhos, você pode fazer mais perguntas sobre "o que aconteceu hoje" e aprofundar ainda mais nos problemas. Além disso, você pode oferecer novos reenquadres enquanto faz o EFT, o que provavelmente será bem mais eficaz do que se você simplesmente falar dos problemas em uma conversa normal.

EFT tocando Pais com bebê

Todo esse processo também é útil para crianças que ainda não falam. Apesar dessas crianças não serem capazes de dizer para você o que está incomodando, o simples fato delas estarem chorando ou exibindo outros sinais de angústia diz aos pais que algo (por exemplo, medo, trauma ou desconforto físico) precisa ser resolvido. Durante esses momentos de agonia, a criança está em sintonia com o problema, o que é o momento certo para o EFT. Fazer na criança o tapping ou EFT enquanto se falam palavras de carinho para ela pode trazer grandes resultados a longo prazo.

Você deve ter notado que eu não inclui as frases de setup do EFT neste processo. Seria útil acrescentá-las, é claro, apesar de que as crianças parecem ter menos necessidade disso que os adultos. Se for incluí-las, talvez você possa usar um linguagem mais simples como mostrado abaixo (crianças se iluminam quando falam assim)...

"Mesmo que eu tenha este ________, eu ainda assim sou um garoto Incrível."

Como mencionado anteriormente, é bom fazer o tapping nos pontos do EFT mesmo quando a criança estiver falando sobre seus "bons" pensamentos e acontecimentos do dia. Feito corretamente, o EFT dos pais pode acrescentar um elemento calmante para a conversa. Além disso, mesmo que a criança esteja falando algo positivo, sempre tem uma "comparação negativa" ou problema por trás disso. Por exemplo, se a criança fala...

"Minha professora me elogiou hoje na frente da classe Inteira".

... .a comparação negativa por trás disso pode ser...

"Mas às vezes ela dá bronca nas crianças ou as ignora e tenho medo que isso aconteça comigo."

Neste caso, mesmo que o tapping seja feito para a afirmação "boa" feita pela professora, ele também poderá reduzir o medo envolvido na comparação negativa. Por isso, aplicar o EFT tanto nas afirmações "boas" quanto "ruins" poderá trazer um benefício substancial.

É claro que todos nós somos crianças (mesmo que alguns de nós já tenham algumas rugas) e por isso este artigo não se limita a uma faixa etária específica. Não seria legal se, independentemente da sua idade, alguém lhe perguntasse sobre suas angústias na infância? E não seria mais legal ainda se você pudesse resolver essas questões no dia a dia? Talvez você possa trocar esse favor com alguém ou simplesmente fazer o processo sozinho.

Nunca é tarde para ter uma infância feliz.

 

 

Copyyright Gary e Tina Craig
Todos os direitos reservados