Tutorial do EFT Oficial

Artigos sobre EFT como bonus

Como navegar nesta seção
do nosso site

Use o menu do lado esquerdo para localizar os itens do extenso conteúdo desta seção. Os itens deste menu se subdividem para tornar mais fácil o seu uso. Clique nos ícones [+] e [-] para subdividir e retrair os itens do menu.


Este tutorial contém links que direcionam a páginas que estão apenas em inglês. Essas páginas em inglês não são críticas para o seu aprendizado de EFT e podem ser desprezadas.

Benefícios por Empréstimo (EFT Fácil) - Tapping acompanhando sessões ao vivo

Uma Extraordinária Ferramenta de Tapping para Autoajuda

Esta  afirmação pode parecer ousada, mas...

Benefícios por Empréstimo pode produzir melhores resultados em uma única
sessão do que anos de terapia convencional.

E todo ele pode ser feito em sua sala de estar e no seu próprio ritmo.

E isto não requer que você aprenda EFT em seus menores detalhes. Um conhecimento operacional, ou menos, pode produzir bons resultados.  É por isso que às vezes é chamado de EFT Fácil.

Se você usa nossos  especialmente criados videos sobre EFT- Benefícios por Empréstimo (EFT Fácil), este processo divertido de fazer Tapping é como ter uma sessão de EFT pessoal comigo. Este processo permite que você experiencie muito da sofisticação que eu injetei nos procedimentos de EFT, desde 1995.

EFT Tapping Borrow Benefits image
Benefícios por Empréstimo

Não é perfeito. Não alcançamos os 100%. Mas a terapia convencional tampouco. Tenho conduzido platéias de muitas centenas de pessoas, através deste processo de Tapping e, invariavelmente, 85% relatam resultados positivos. Além disso, após discussões com os restantes 15%, eu concluí que a maioria deles não seguiu as instruções corretamente. O fator principal aqui é que benefícios impressionantes estão disponíveis para qualquer pessoa disposta a aprender o processo.

Por meio de Benefícios por Empréstimo, minha visão melhorou e todos os sinais do meu astigmatismo sumiram. Helen Racz

Parei de roer as minhas unhas.  Vicki Barnes

Benefícios por Empréstimo trouxe várias questões que eu nem sabia que tinha. Kathilyn Solomon

Acho que os Benefícios por Empréstimo vão mudar o mundo.  Ted Robinson

Em essência, isto envolve fazer o Tapping juntamente com a questão de outra pessoa, enquanto assiste a uma sessão de EFT (ao vivo ou em vídeo) e, portanto vai "Emprestando benefícios" para si mesmo. Isto faz muito sentido, porque as questões que estão sendo abordadas para outra pessoa tendem a ser semelhantes às suas. Você pode não ter os medos específicos, culpa, traumas, ressentimentos, etc como a pessoa sendo trabalhada, mas você TEM suas próprias versões deles. Assim, enquanto o Tapping realizado em outra pessoa pode não focar o centro exato de sua questão, ele frequentemente acerta o alvo e, geralmente, chega bem perto do centro, proporcionando grandes benefícios com o EFT.

Vamos ver isto por outro ângulo. Suponha, por exemplo, que o cliente sendo tratado é um veterano de guerra masculino lidando com seus traumas intensos. Neste caso, você pode concluir, erroneamente, que os Benefícios por Empréstimo desta sessão podem não funcionar para você, porque os problemas de guerra dele, aparentemente, nada têm a ver com seus problemas enquanto dona de casa, arquiteto ou músico.

Não é assim.

Independente do seu estágio de vida atual, você colecionou uma vida inteira de medos, culpas, ressentimentos, traumas e afins, paralelos aos do veterano de guerra. Todo mundo faz isso. Os detalhes podem ser diferentes, mas a essência destas questões emocionais é a mesma. Benefícios por Empréstimo funciona muito bem nesta essência e, por esta razão, muitas vezes produz os surpreendentemente profundos resultados do EFT. Muitas pessoas têm dificuldade com este conceito, pois é contra-intuitivo.  Está tudo bem. Você pode apenas utilizar os vídeos de Benefícios por Empréstimo que parecem mostrar questões similares às suas. Isto limitará a sua seleção, claro, mas uma vez que você tenha dominado o processo, já não terá mais necessidade de nenhum video demonstrativo e, assim poderá expandir seus Benefícios por Empréstimo para as várias sessões de alta qualidade (por exemplo, vídeos de EFT sobre a Arte da Entrega) que eu incluí neste site.

Nos nossos vídeos avançados eu incluí 11  videos  especialmente elaborados sobre  Benefícios por Empréstimo para você usar. Estes vídeos vão instrui-lo quando você deverá fazer o Tapping junto comigo e quando pausar o vídeo, para que possa avaliar e orientar seus próprios resultados.  Aqui está um breve vídeo dando-lhe dois exemplos de nossos vídeos de Benefícios por Empréstimo. O primeiro apresenta Tam e sua dificuldade com uma memória do passado, enquanto o segundo apresenta um casal encantador, Roger e Mary, passando por uma sessão de EFT sobre aconselhamento de casais.

 

 

Estes vídeos provaram ser ferramentas de EFT altamente eficientes e, aos olhos de muitos, eles são mais divertidos do que qualquer reality show da TV.  Além disso, cada um pode ser utilizado, repetidamente, para milhares de questões. Desconheço limites à sua utilidade.

Ressalva: Enquanto o EFT, os Benefícios por Empréstimo e o Procedimento de Paz Pessoal do EFT são amplamente utilizados como ferramentas de autoajuda do Tapping, cerca de 3 ou 4% da população (minha estimativa) são tão frágeis, física e emocionalmente, que não deveriam tentar QUALQUER forma de cura sem a presença e/ou orientação de um profissional de saúde qualificado.

INSTRUÇÕES:  Duas opções para os Benefícios por Empréstimo.

Nota: Essas instruções assumem que você está fazendo o Tapping a partir dos vídeos especialmente preparados sobre os Benefícios por Empréstimo, como aqueles que constam no Gary's EFT Coaching Library: Borrowing Benefits (Easy EFT). Quando você tiver aprendido o processo, entretanto, você não precisará mais ter como referência esses vídeos. Você poderá ampliar sua técnica aplicando-a para o restante das sessões de vídeo de alta qualidade que preparei neste site, por exemplo na seção Art of Delivery Videos, EFT para Comer em Excesso, EFT para Administrar a Dor.  Se o seu orçamento for limitado, você também pode fazer tapping com os numerosos vídeos de EFT existentes na internet preparados por entusiastas praticantes de EFT. É muito raro, contudo, que esses vídeos de tapping da internet ofereçam um conteúdo tão sofisticado quanto aqueles do nosso site.

Opção 1 -   A forma mais simples mas razoavelmente eficaz.

The simple way to Borrow Benefits with EFT

Se você não quizer estudar a aprender o uso em profundidade dos Benefícios por Empréstimo apresentados na opção 2 na sequência,  você pode simplesmente continuar a fazer o tapping com esses videos como se você fosse o paciente que está no palco. Sem necessidade de seguir as instruções detalhadas de Tapping, nem de memorizar nada, nem de fazer listas de qualquer tipo. Apenas faça o tapping com os pacientes que estão no palco. É fácil. Aproveite esses fascinantes vídeos e deixe que minha forma experiente de fazer EFT atinja suas próprias questões. De qualquer forma você deve pelo menos estar familiarizado com os pontos de Tapping como apresentados em nosso artigo Como fazer o básico EFT tapping - a receita básica.

Entretanto, se você escolher este método seus resultados não serão tão contundentes a curto prazo porque você não estará direcionando o EFT a nada de específico seu.

Mas se você usar este processo de tapping de forma consistente (pelo menos 3 vezes por semana) ele tenderá a trabalhar nas suas questões específicas que estão por trás e sua melhora irá aparecer gradualmente à medida que passam as semanas. Quanto mais você o fizer, melhores serão seus resultados. Depois de 3 ou 4 semanas você poderá notar que suas dores de cabeça, dores nas costas e outros sintomas corporais subitamente se reduzem o desaparecem. Seus relacionamentos podem se tornar mais fáceis. Você poderá perder peso, tomar decisões melhores e algumas coisas que o incomodavam podem cessar de incomodar. Em resumo, uma forma sutil mas poderosa de paz interior substituirá provavelmente muitas de suas emoções negativas, de tal forma que você atinja um novo nível de calma e de liberdade interior. Muitas pessoas começam com esta opção e depois se especializam com a Opção 2 a seguir.

Opção 2.  A forma de atingir direto as raízes.

Essas instruções assumem que você tenha bom conhecimento das Partes I & II do Gold Standard EFT Tutorial

Comece listando 5 lembranças desagradáveis (nós as chamamos de Specific Events). Elas terão normalmente de 5 segundos a 3 minutos de duração mas devem ser curtas o suficiente para ter apenasGetting to the EFT Tapping Roots 1 crescendo emocional em cada uma (crescendos emocionais são apresentados no capítulo Descobrindo eventos específicos - um conceito essencial no processo do EFT). Pode acontecer que você não elimine todos os crescendos em uma única sessão. Se for o caso então guarde as questões não resolvidas (ou resolvidas parcialmente) para uma próxima vez. Algumas lembranças tem mais de um crescendo emocional e, se for o caso, considere-os como lembranças separadas para atingir seus objetivos.

Faça um video mental de cada Evento Específico (ou crescendo) e dê a ele um título curto.  Avalie na escala de 0 a 10 como sua intensidade lhe aparece AGORA (não quando o evento aconteceu originalmente). Para este objetivo, 10 significa tão intenso como foi no passado e 0 nenhuma intensidade mais.

  • Escreva os títulos dos videos e anote as atuais intensidades de 0 a 10 dos seus crescendos.
  • Escolha um desses Eventos Específicos (crescendos) dos quais você gostaria de Emprestar Benefícios.
  • Rode um desses vídeos de Benefícios por Empréstimo e siga as instruções nos vídeos.

    • Faça o tapping quando você ver o instrução para fazer isso.

    • Faça pausa quando você ver a instrução para Pausar e avaliar seu crescendo de 0 a 10.

    • Se a intensidade for zero então escolha outro Evento Específico (crescendo) e recomece a ver o vídeo.

    • Se a intensidade não for zero, então anote o novo numero e depois recomece com o video.

    • Se novas questões aparecerem durante o processo anote-as para sessões futuras de Benefícios por Empréstimo.

    • Quando você chegar no fim do video sua sessão terá terminado. Comece então uma nova sessão para abordar questões que tenham sido deixadas de lado ou novas questões. Consulte um profissional de EFT se você precisar esclarecer algum detalhe.

Quando os 5 Eventos Específicos (ou crescendos) originais tiverem sido superados, repita o processo com 5 outros. Você pode usar e reutilizar os vídeos de Benefícios por Empréstimo milhares de vezes.

Conceitos úteis

  1. Esses videos de Tapping são Universalmente Úteis Good Concepts for EFT Tapping Borrowing Benefitse cada um deles permite abordar milhares de questões terapêuticas. Seria um erro concluir que só os videos com assuntos que batem com os seus podem ser úteis. Ao contrário, esses videos foram propositalmente feitos de forma a abordar questões de vários ângulos diferentes. Isto permite que o seu inconsciente trace muitos paralelos com as suas próprias questões.

  2. Esses vídeos são reutilizáveis. Voce pode usá-los repetidamente para tantos Eventos Específicos (crescendos) quantos você quiser.

  3. Você deve ir para essas sessões de video com uma atitude relaxada. O processo parecerá pouco familiar a você, no início, e é possível que você tenha alguma dificuldade em prosseguir com o Tapping. Isso é esperado. Faça o melhor que puder e resista à tentação de ficar preocupado em “fazer certo”. A técnica do tapping é tolerante e se você deixar de lado uma questão ou outra numa sessão de Tapping ela poderá ser recuperada à medida que o vídeo continua. Aproveite os videos. Eles são muito envolventes. Depois de algum tempo, você entrará no ritmo com facilidade.

  4. Quando você tiver definido o Evento Específico (crescendo) do qual você está Emprestando Benefícios esqueça disso até que seja a hora de fazer pausa e medir a intensidade do seu crescendo. Não tente focar no seu Evento Específico enquanto está assistindo aos videos. Isso poderia frustar todo o processo.

  5. Se você não estiver conseguindo os resultados que está esperando, tas razões possíveis podem ser…

    • Você pode estar pulando de Aspecto para outro, sem perceber. Neste caso você pode ter reduzido ou eliminado o Aspecto original e agora está em outro. Assim, quando for avaliar sua intensidade, certifique-se de que está ainda no mesmo Aspecto.

    • Você pode estar pulando de uma emoção para outra, dentro do mesmo crescendo. Por exemplo, você pode ter começado com raiva e ter pulado para tristeza. Isto significa que a raiva foi reduzida e agora a tristeza é o novo Aspecto que deve ser abordado em separado (como se fosse um novo crescendo).

    • Seu atual Evento Específico (crescendo) pode estar refletindooutro evento, mais fundamental e situado mais ainda no passado. Se for o caso, Empreste Benefícios do evento mais distante. Mas se você não conseguir identificar este evento passado, então coloque este item de lado temporariamente e vá para outros. Há boa chance de ele ser eliminado à medida em que outras questões forem sendo resolvidas. É possível também que, ao Emprestar Benefícios, você deixe de lado outras lembranças desagradáveis. Anote-as para futuras sessões de Emprestando Benefícios.

  6. Se você não conseguir se lembrar de Eventos Específicos, então os invente. Isso parecerá ficção mas o evento inventado vem de dentro de você. E as vezes ele funciona melhor do que um evento real.

  7. O processo do Emprestando Benefícios é muito mais poderoso do que você possa imaginar. Mas sempre consulte um profissional qualificado antes de usar esses procedimentos.

© Gary Craig & Tina Craig
Todos os direitos reservados