Tutorial do EFT Oficial

1a PARTE Para todos: O EFT Tapping Basico

O que é EFT? -Teoria, ciência e usos

Uma inovadora forma de utilização de um processo já consagrado.
Muitas vezes funciona onde nada mais consegue.

Primeiramente, se você ainda não viu nosso vídeo de introdução sobre o EFT, por favor, veja-o agora.  Ele mostra as diferentes possibilidades de aplicação do EFT.

 

Nota: Ao longo dos anos, o EFT também ficou conhecido como Tapping.  Nesse sentido, os termos "EFT", "Tapping" e "EFT Tapping" são usados como sinônimos neste artigo.

Bem-vindo

Emotional Freedom Techniques ou EFT (muitas vezes conhecido como Tapping ou EFT Tapping) é um instrumento de cura universal que pode proporcionar resultados impressionantes para problemas físicos, emocionais e de desempenho. O EFT parte da premissa de que, independente de qual parte da sua vida precisa de melhora, há sempre problemas emocionais não solucionados envolvidos na questão. Mesmo para um problema físico como uma dor crônica ou quaisquer outras doenças diagnosticadas, é de conhecimento geral que qualquer tipo de estresse emocional pode impedir o potencial de cura natural do corpo humano.

Em muitos casos, o EFT pode ser aplicado diretamente para alívio dos sintomas físicos sem explorar qualquer emoção que possa estar contribuindo para o problema. No entanto, para resultados mais poderosos e duradouros com o EFT, esperamos identificar e focar as questões emocionais relacionadas com o problema.

As premissas do EFT também incluem o entendimento de que quanto mais questões emocionais não resolvidas você puder limpar, mais paz e liberdade emocional você terá em sua vida. O Procedimento para a Paz Pessoal (que será discutido posteriormente) é a ferramenta que você precisa para chegar lá... crenças limitantes podem desaparecer, o desempenho pessoal pode alçar vôo, relacionamentos podem prosperar e a obtenção uma saúde física vibrante, tudo isso pode ser seu. Se estamos sendo realistas, todos neste planeta tem, pelo menos, alguns problemas emocionais que impedem que alcancem a felicidade pura, sem limites.

Com isso em mente, o EFT pode ser um processo contínuo que podemos  usar para limpar antigos traumas e para enfrentar, com uma atitude saudável e produtiva, quaisquer novos desafios. A lição central do EFT neste tutorial começará com a Receita Básica do Tapping e o conduzirá até o Procedimento para a Paz Pessoal. Convidamos a todos a usar essas ferramentas para alcançar toda paz e liberdade que puderem imaginar.

EFT Tapping funciona frequentemente onde nada mais consegue

O EFT inova o processo de cura, tomando algumas coisas emprestadas do sistema chinês de meridianos. Enquanto a acupuntura, a acupressura e similares focam, principalmente, as doenças físicas, o EFT  retoma esse antigo processo e o utiliza também em questões emocionais. Isso, por sua vez, resulta, frequentemente, em benefícios para o desempenho e solução para problemas físicos.

O EFT combina os benefícios físicos da acupuntura com os benefícios cognitivos da terapia convencional, tratando os problemas emocionais, físicos e de desempenho de maneira muito mais rápida e completa.

Tapping Acupuncture No Needles image
EFT é uma versão emocional da acupuntura,
Só que não usamos agulhas.

O EFT é uma versão emocional da acupuntura, exceto que não usa agulhas. Em vez disso, usamos um processo em que nós (1) mentalmente "sintonizamos" questões específicas ao mesmo tempo que (2) estimulamos determinados pontos dos meridianos do corpo batendo neles com as pontas dos dedos. Quando feito corretamente, o EFT parece equilibrar distúrbios no sistema de meridianos e, com isso, muitas vezes, reduz o tempo que se gasta numa terapia convencional, de meses ou até anos para minutos ou horas. A Receita Básica é fácil de aprender, pode ser feita em qualquer lugar e pode ser usada para autotratamento, obtendo-se resultados impressionantes.

A Receita Básica é muito fácil e pode ser aprendida por quase todos. Não é necessária nenhuma formação especial. Mesmo as crianças conseguem obter benefícios, tanto quanto os iniciantes no método. O processo fundamental do EFT é conhecido como Receita Básica do EFT Tapping  e é detalhada para você no próximo artigo: como fazer o EFT Tapping básico - a receita básica.  Consulte também o que posso esperar do EFT Tapping?

Sistema de energia do corpo – o fundamento do EFT Tapping

Ha cerca de 5.000 anos atrás os chineses descobriram um complexo sistema de circuitos de energia que correm por todo o corpo. Estes circuitos de energia, ou meridianos, como são chamados... são o ponto central das práticas de saúde oriental e constituem a base da moderna acupuntura, da acupressura e uma grande variedade de outras técnicas de cura.

Esta energia corre através do corpo e é invisível aos olhos. Por analogia, você também não vê a energia que flui através de uma TV. No entanto, você sabe que está lá pelos seus efeitos. Os sons e imagens são provas sempre presentes de que o fluxo de energia existe.

Da mesma forma, o EFT lhe fornece uma impressionante evidência de que uma energia única flui dentro de seus meridianos, pelos efeitos que ele provoca. Simplesmente fazendo oTtapping próximo das terminações de seus meridianos de energia, você pode experimentar algumas mudanças profundas em sua saúde física e emocional. É isso que é o EFT.  Esse é o conceito central na pergunta O que é EFT Tapping.

A ciência médica ocidental tende a focar na natureza química do corpo e não prestou muita atenção, até anos recentes, a essas sutis, mas poderosas energias que fluem. No entanto, elas existem de fato e estão atraindo um grupo cada vez maior de pesquisadores.

Validação científica de EFT

The Science Behind EFT Tapping

Os fundamentos do EFT vem de uma combinação de conceitos básicos da acupuntura e da chamada Mind-Body Medicine (medicina Mente-Corpo), ambos apoiados por décadas de estudos científicos. A eficácia de ambos tem sido tão profunda que prestigiadas instituições como Stanford, Harvard e muitas outras universidades, clínicas e hospitais optaram por usar e/ou estudá-las. Apenas pesquise na internet termos como "pesquisa sobre mente corpo" e a "pesquisa sobre acupuntura" e você acessará um enorme quantidade de estudos científicos que validam os fundamentos do EFT Tapping.

Além disso, foram feitos alguns estudos do EFT Tapping. Alguns desses estudos estão baseados em um protocolo mais longo de Tapping, que era bastante popular antes deste Tutorial.  Este Tutorial tem dividido esse protocolo em partes fáceis de usar, mas, no geral, não há alteração substantiva no mesmo.  Quem desejar só precisa colocar as partes juntas para chegar ao protocolo original usado em pesquisas anteriores.  Assim, toda a pesquisa usando o protocolo anterior ainda é válida mesmo que esse protocolo reflita o"EFT antigo."  Futuras pesquisas, no entanto, devem basear-se nos protocolos avançados contidos neste Tutorial.  Talvez você queira ler este excelente artigo resumindo a pesquisa sobre EFT e métodos semelhantes, escritos por David Feinstein, PhD.

Para mim, no entanto, a prova real do poder do EFT não está no laboratório. Em vez disso, a evidência da verdade encontra-se em como ele funciona para você. Nesse sentido, este Tutorial é projetado de modo que você pode utilizar esse processo de Tapping no seu próprio ritmo e chegar às suas próprias conclusões. Obviamente, quanto mais hábil no EFT você se tornar, melhores serão seus resultados e mais completa será a sua compreensão de "O que é EFT Tapping."

O Enunciado da Descoberta

Uma das belas características do EFT é que seu mecanismo pode ser declarado elegantemente em uma frase. Chamamos-lhe o Enunciado  da Descoberta.

O Enunciado da Descoberta: "A causa de todas as emoções negativas é uma ruptura no sistema energético do corpo".

Agora, vamos examinar o Enunciado da Descoberta mais detalhadamente. Primeiro, observe que ele não diz. Ele não  diz que uma emoção negativa é causada pela lembrança de uma experiência traumática do passado. Esse entendimento é importante porque isso contradiz o pressuposto da conexão de memórias traumáticas com as emoções negativas, que é um dos pilares na psicoterapia convencional.

Em alguns círculos, "tratar a memória" é a prática aceita e no processo é pedido ao cliente reviver repetidamente algum evento emocionalmente doloroso. O EFT, por outro lado, respeita a memória, mas foca no que acredito ser a verdadeira causa... uma ruptura no sistema de energia do corpo.

Pessoas de todo o mundo tem me contatado para ajudá-las por telefone. Sem que eu pergunte, começam, geralmente, me contando, em detalhes, sobre seus traumas passados. Isso é porque elas acreditam, erroneamente, que eu preciso de todos esses detalhes para ajudá-las. Para elas, essas memórias são a causa de seus problemas.

Em me importo profundamente em ajudar as pessoas que, desnecessariamente, trazem todas essas lembranças emocionalmente carregadas. É por isso que criei o Tapping, um processo fácil de usar. Mas sempre parece estranho às pessoas quando lhes digo que não precisam reviver dolorosamente todos aqueles detalhes horríveis para que o EFT Tapping possa ajudá-las. Essas memórias podem contribuir para uma emoção indesejada (você verá como mais tarde), mas elas não são a causa direta. Por conseguinte, não precisamos, dolorosamente, gastar tempo lidando com elas. É supérfluo, senão prejudicial, fazê-lo.

Assim, há relativamente pouco sofrimento emocional envolvido no EFT Tapping. O processo é relativamente indolor (ver o que posso esperar do EFT Tapping? sobre possíveis exceções). Você será solicitado a, brevemente, recordar seu problema (pode haver algum desconforto nisto), mas isso é tudo. Não há nenhuma necessidade de reviver a dor. Na verdade, num Tapping feito corretamente , desaprova-se gerar desconforto emocional prolongado. Isto é apenas um exemplo onde o EFT Tapping, radicalmente, se separa dos métodos convencionais.

zzzzzzzz: the sound of static on the TVComo um auxílio adicional ao seu aprendizado, talvez ajude se você comparar o fluxo de energia em seu corpo com o que flui numa TV. Enquanto a eletricidade flui através de sua TV, normalmente, o som e as imagens são claros. Mas o que aconteceria se você tirasse a tampa traseira do televisor e, descuidadamente, encostasse uma chave de fenda de metal no complicado circuito eletrônico? Você, obviamente, interromperia ou redirecionaria o fluxo de eletricidade e um curto-circuito, ou "zzzzzt", ocorreria. A imagem e o som se tornariam instáveis e a TV iria apresentar sua versão de uma "emoção negativa".

Da mesma forma, quando nossos sistemas de energia tornam-se desequilibrados, temos um efeito de "zzzzzt" elétrico acontecendo lá dentro. Endireitando esse "zzzzzt" por meio de um Tapping feito de forma adequada fazemos com que a emoção negativa desapareça. É simples assim. Estou bem consciente de quão estranho isto pode soar e como pode ser difícil de acreditar... pelo menos no início. Eu mesmo não acreditaria se não tivesse visto tantas mudanças maravilhosas nas pessoas após aplicarem essas técnicas.

O passo intermediário... A peça que faltava

Depois que você aceitar isso, ou... uma vez que você "aceite isso"... a lógica disso torna-se inegável... e você começa a perceber todos os pontos fracos de outros métodos.

Por exemplo, o método de "tratar a memória" mencionado acima torna-se muito errôneo à luz dessas descobertas. Presume-se nesse método que a memória traumática do passado é a causa direta da perturbação emocional em alguém. Não é. Há um passo intermediário... uma peça que faltava... entre a memória e a perturbação emocional. E essa etapa intermediária, é claro, é a ruptura no sistema de energia do corpo. É esse rompimento, o "zzzzzt", que é a causa direta da perturbação emocional. Isso é retratado graficamente abaixo.

Note que se a etapa 2 (a etapa intermediária) não ocorrer, então o passo 3 é impossível. Em outras palavras, se a memória não causar uma interrupção no sistema de energia do corpo, a emoção negativa não pode ocorrer. É por isso que algumas pessoas são afetadas por certas memórias e outras não. A diferença é que algumas pessoas têm uma tendência a terem seus sistemas de energia desequilibrados por tais memórias, enquanto outras não.

Com isto em mente, é fácil ver como o método de "tratar a memória" erra o alvo. Ele aborda a etapa 1 e ignora o passo 2.

É por isso que algumas pessoas tendem a piorar quando a psicoterapia convencional foca na memória e não na sua causa (a interrupção de energia). Focando na etapa 1 e exigindo que alguém reviva nitidamente uma memória angustiante serve para induzir mais rupturas no sistema de energia (mais zzzzzts). E isso significa mais dor, não menos. Isso pode, e muitas vezes faz, agravar o problema. Se focássemos na etapa 2 ao invés de na etapa 1, haveria, relativamente, pouca dor. O sistema de energia seria equilibrado (por meio do Tapping apropriado) e uma tranquilidade interna substituiria a emoção negativa. O resultado seria um alívio rápido porque a verdadeira causa foi abordada. Isto acontece frequentemente com o EFT Tapping.

No vídeo a seguir trato do Enunciado da Descoberta junto com uma discussão sobre a etapa intermediária, adicionando uma dimensão extra para esses importantes temas .

 

 

Uma causa... Então, você só precisa de um método

Agora voltemos ao "Enunciado da Descoberta". Observe que está tudo incluso. O enunciado diz, "a causa de todas as emoções negativas é uma ruptura no sistema de energia do corpo." Isso inclui medos, fobias, raiva, dor, ansiedade, depressão, memórias traumáticas, PTSD (Post Traumatic Stress Disorder ou, Síndrome do Estresse Pós-Traumático), preocupação, culpa e todas as emoções limitantes nos esportes, negócios e nas apresentações artísticas. Essa é uma lista detalhada e abrange quase todas as emoções limitantes que podemos experimentar.

Colocando de uma forma diferente, isso significa que todas essas emoções negativas têm a mesma causa... um "zzzzzt" elétrico no corpo. Isso significa também...

... que todos podem obter alívio de forma semelhante.

Assim, o luto tem a mesma causa básica de um trauma, da culpa, do medo e da crise sentida por um rebatedor de beisebol. Portanto, o mesmo método pode ser usado para todos esses problemas. Essa idéia de "uma causa" é também uma bênção para os profissionais da saúde mental. Eles estão acostumados a um número infinito de explicações, sempre mutáveis, para as, aparentemente, incontáveis preocupações emocionais de seus clientes. Aprender que existe apenas uma causa, simplifica extremamente os seus esforços.

O EFT, muitas vezes, proporciona alívio físico impressionante

A medicina há muito sabe que problemas emocionais podem afetar drasticamente a nossa química corporal podendo causar vários problemas físicos, desde erupções cutâneas e dores de cabeça até vícios, comprometimento do sistema imunológico e câncer. Temos uma evidência consistente disso quando aplicamos o Tapping.  Assim que a culpa, a raiva, o medo, os traumas, dentre outros, são resolvidos, as doenças físicas, muitas vezes, diminuem simultaneamente. De vez em quando vemos, também, sintomas físicos desaparecerem, simplesmente fazendo o Tapping sem visar, diretamente, as emoções que estão contribuindo para aqueles sintomas.  Neste caso, parece que um dos contribuintes para a doença física pode ser estritamente energético e, portanto, meramente equilibrando os meridianos pode trazer o alívio dos sintomas.  Isso nos leva a outra versão do Enunciado da Descoberta que diz:

"O EFT pode ajudar a cura física, solucionando os
fatores emocionais ou energéticos que estão na base das doenças físicas."

Isso aprofunda nosso entendimento do que é EFT Tapping e para ilustrar isso, aqui está um vídeo no qual discuto o aspecto emocional deste conceito e, depois, apresento um caso real com LaVonne e a sua grave dor no pé  (uma neuropatia).  Como você verá, focar o Tapping diretamente na dor não deu em nada... dessa forma, nos pareceu não haver um fator estritamente energético.  Somente depois que foquei em um punhado de problemas emocionais (incluindo a culpa sobre a morte de seu marido ocorrida em um acidente de moto), é que ela obteve grande melhora. Também observe que, embora eu esteja utilizando  abordagens avançadas de linguagem aqui (assunto a ser explorado em futuros artigos), estamos ilustrando claramente o princípio fundamental de conseguir alívio físico, movendo-nos através de portas emocionais.

 

Muitas vezes ficamos de "queixo caído" testemunhando essas recuperações "impossíveis" e convido médicos de mente aberta a explorar o EFT Tapping como um importante instrumento de cura. Muitos médicos estão integrando o Tapping às suas práticas médicas e um deles é o Dr. Eric Robins. Suas opiniões são mostradas no vídeo a seguir.

 

 

© Gary e Tina Craig
Todos os direitos reservados