Tutorial do EFT Oficial

1a PARTE Para todos: O EFT Tapping Basico

Estratégias para começar: dor, paz pessoal, doença física e muito mais

Explorando os usos comuns da Receita Básica de EFT

EFT Tapping Explore image
Explorando os usos comuns
da Receita Básica de EFT

Se você veio a este site procurando uma solução rápida e fácil para um problema que nada mais foi capaz de resolver, você não está sozinho. O EFT, frequentemente, é apresentado como uma milagrosa solução rápida, porque, às vezes, de fato, é. Nao maioria das vezes, entretanto, temos de explorar questões emocionais e usar uma variedade de abordagens antes de vermos resultados duradouros. Se isso parece ser um compromisso maior do que você imaginou e só quer ver até onde pode ir com o básico, aqui estão algumas estratégias úteis.

O EFT para dor ou alívio dos sintomas:

A Receita Básica de EFT pode ser usada para o alívio da dor ou sintomas, resultantes de qualquer tipo de lesão ou condição diagnosticada. Comece colocando o sintoma em si na Preparação (Setup) e nas Frases Lembrete e faça uma ou duas rodadas da Receita Básica, medindo o nível de desconforto antes e após cada rodada, assim:
"Mesmo que eu tenha esta dor no meu joelho, eu me aceito profundamente e completamente."

Se você encontrar algum alívio, sinta-se livre para continuar a usá-la, sempre que quiser.

Você também pode ler o artigo sobre Sendo Específico para ver como, descrevendo mais precisamente a dor ou desconforto, isso pode trazer maior alívio.

Esta estratégia pode ser usada com a frequência que você precisar, mas é provavelmente mais visto como alívio temporário para a dor ou desconforto. Embora você possa ser capaz de baixar a intensidade do sintoma até zero na ocasião, não esperaríamos um zero todas as vezes.  Também não esperaríamos resultados duradouros com esta abordagem, embora isso ocorra de vez em quando. Se o sintoma continua voltando e você gostaria de explorar questões emocionais, o Tutorial estará aqui, quando você estiver pronto para isso.

Sempre consulte um profissional para problemas médicos.

O uso de EFT para problemas de comportamento e desempenho:

Semelhante à dor física, qualquer comportamento indesejado ou limitação em seu desempenho pessoal, pode ser visto como um sintoma de problemas emocionais não resolvidos. Focar a limitação em si com a Receita Básica  do EFT ou focar naquilo que você ainda não consegue fazer, seria o mesmoque abordar um sintoma físico.

  • "Mesmo que eu seja péssimo em lances livres eu me aceito profundamente e completamente."
  • "Mesmo que eu tenha medo de ir ao dentista eu me aceito profundamente e completamente."
  • "Mesmo que minhas vendas mensais estejam estagnadas em US $100 mil eu me aceito profundamente e completamente."
  • "Mesmo que eu critique o meu esposo/a quando ele/ela está atrasada, eu me aceito profundamente e completamente."

Recomendamos tentar o  EFT dessa forma primeiro e, se você obtiver os resultados desejados, sem exploração adicional, então não se incomode em aprofundar mais. Você pode usar esta maneira de fazer o tapping, sempre que lhe convier.

Se você puder colocar-se na situação real que causa a intensidade do desconforto e fizer o tapping quando senti-la, o processo pode ser mais eficaz. Caso contrário, imagine-se na situação, de forma que possa gerar a intensidade e, em seguida, use a Receita Básica de EFT para diminuí-la. Você poderá notar se, na próxima vez que estiver realmente nessa situação, sua intensidade será menor do que a habitual.

Assim como com nos sintomas físicos, não esperamos que a intensidade diminua para zero todas as vezes, nem esperamos resultados permanentes com esta abordagem. No entanto, se isso o ajuda a avançar e sentir-se mais confortável, use com a frequência que quiser.

Se você acha que esta abordagem superficial não está produzindo o tipo de resultados que deseja, o próximo passo seria encontrar e focar nas questões emocionais que estão por trás. Determinar as questões emocionais que poderiam estar afetando seu desempenho ou comportamento pode ser tão fácil como considerar o que estava acontecendo em sua vida quando o problema começou. Você pode ouvir um eco de algo que sua mãe ou pai costumava dizer ou você pode se lembrar de ter sido rejeitado, ridicularizado ou negligenciado em alguma situação anterior. Se você não tiver algo óbvio para começar, então o Procedimento Da Paz Pessoal será uma ferramenta muito útil. Estude o Tutorial até o final da parte 2 e você terá muitos focos para escolher.

EFT para medos:

Altura, insetos, falar em público, andar de avião, multidões e espaços fechados são todos eles medos comuns que se pode abordar. Comece a imaginar do que você tem medo, meça a intensidade e use a Receita Básica de EFT para algum tipo de alívio. Exemplos:

  • "Mesmo que esta aranha me assuste, eu me aceito profunda e completamente."
  • "Mesmo que tenha medo de subir em cima do telhado, eu me aceito profundamente."

Tapping Fear image

Em seguida, tente colocar-se na situação real... encontrar uma aranha, subir numa escada, ficar na frente de uma multidão e dizer algo... e veja se você ainda tem a intensidade. Em caso afirmativo, faça o tapping antes de ir adiante.

Você pode ler os capítulos de Encontrando Aspectos dentro do processo de EFT e Introdução para ser específico com EFT.--a Tríade, para ajudá-lo a identificar algo mais específico para focar sobre seu medo, como as pernas cabeludas da aranha ou essa pessoa crítica na primeira fileira e isto pode ajudá-lo a fazer mais progressos. Se o medo continuar voltando, considere procurar causas emocionais mais profundas.

As pessoas tendem a usar a palavra "fobia" vagamente, mas se você foi diagnosticado com uma fobia ou seu medo não é apenas situacional, uma ajuda profissional pode ajudar no seu processo de EFT.

EFT para desejos:

Se se trata de chocolate, açúcar, álcool, cigarros, batatas fritas, compras ou qualquer outro hábito compulsivo, você pode começar usando a Receita Básica de EFT, quando sentir vontade.

  • "Mesmo que eu realmente queira aquele chocolate, eu me aceito profundamente e completamente."
  • "Mesmo que eu não possa resistir àquele copo de vinho, eu me aceito profundamente e completamente."

Se isto desarmar seus desejos, continue tentando sempre que eles surgirem, pois os repetidos usos da Receita Básica de EFT podem enfraquecê-los ainda mais. Tenha em mente que o desejo é uma forma mais leve de vício mas se alguém for viciado em álcool, cigarros, ou qualquer outra substância ou comportamento, há vínculos com algumas questões mais profundas para abordar.

Se você não consegue fazer progressos no seu hábito, você pode aprender sobre questões emocionais e tente O Procedimento Da Paz Pessoal, para desvendar as questões subjacentes. Você também pode considerar Emprestando Benefícios (EFT fácil) - Fazendo tapping junto em sessões ao vivo, ou buscar ajuda de um profissional de EFT.

EFT para professores/pais/crianças:

Professores ou pais que estão lidando com problemas ocasionais de comportamento ou apenas tentando ajudar uma criança a recuperar o foco podem usar a Receita Básica de EFT para qualquer problema.

  • "Mesmo que eu tenha sido provocado no recreio e ainda esteja chateado, ainda sou um grande garoto."
  • "Mesmo que eu esteja chateado com alguma coisa, ainda sou um grande garoto."
  • "Mesmo que eu fique nervoso ao ler em voz alta, ainda sou um grande garoto."

Você vai precisar ajustar um pouco a linguagem, para certificar-se de que ela representa o problema do ponto de vista deles mas, a partir daí, a maioria das crianças responde bem ao trabalho energético.

Em casa, os pais podem fazer tapping nos pontos, enquanto seu filho conta suas histórias sobre o que pode ter sido difícil para eles naquele dia. Ajudar a criança a processar os eventos quando eles acontecem, sem armazenar as perturbações, é o melhor presente que podemos dar a ela.  Ver a EFT à Noite Para Crianças.

Para problemas diagnosticados como Dislexia, ADD, Síndrome de Asperger, Autismo ou qualquer tipo de trauma em  em casa, você vai precisar entregá-las a alguém com formação profissional. Esperamos que, um dia, cada escola ou bairro tenha uma enfermeira ou conselheiro treinado em EFT ou saiba de um provedor local que possa ajudar.

Tapping Disease image
EFT para doenças físicas

EFT para doença física:

Use a mesma estratégia que usaria para dor ou os sintomas acima quando tiver um desconforto. No entanto, em qualquer condição crônica ou diagnosticada, é provável ser necessário algum trabalho com fatores emocionais e pode haver causas físicas que o tapping não pode resolver. Nossa teoria é que, carregar décadas de problemas não resolvidos ou estresse, nossos corpos podem ficar mais vulneráveis à doença e então recomendamos sempre resolver o máximo disso quanto possível. O Procedimento Da Paz Pessoal e Emprestando Benefícios (EFT fácil) - Fazendo o tapping junto em sessões ao vivo são nossas melhores ferramentas de auto-ajuda, mas você também pode considerar a ajuda de um profissional de EFT.

EFT para veteranos de guerra/TEPT:

TEPT (Transtorno de Estresse Pós Traumático) é o resultado de um ou mais eventos traumáticos. Assim, em muitos casos, podemos ir diretamente para as perturbações, focando diretamente o evento (s) com a Receita Básica de EFT.  Para os veteranos, esses eventos são normalmente óbvios, mas altamente traumáticos. Se você tem lembranças extremamente dolorosas, mas sente que poderia resolver a seu modo, uma de cada vez, sem causar sofrimento adicional, então, A Técnica de Contar uma História - The Workhorse Tapping é a ferramenta que recomendamos. Estude a parte 2 do Tutorial e, em seguida, tente.

De qualquer forma, recomendamos o uso de EFT com a orientação de um profissional qualificado, apenas para ter certeza que você terá apoio, se precisar dele.

Reconhecemos a urgência em ajudar os veteranos, quando eles voltam para casa depois da guerra, mas não vemos o TEPT como algo que um vizinho ou um leigo possa tentar resolver. Por favor, indique ao veterano ou sua família o nosso site, onde poderá encontrar profissionais treinados, se necessário.

Outros casos de TEPT podem envolver uma história mais longa de traumas menores e estes podem ser mais difíceis de resolver. Tente o Procedimento Da Paz Pessoal e/ou Emprestando Benefícios (EFT fácil) - Fazendo tapping junto com as sessões ao vivo.  Se precisar de ajuda para voltar ao passado, é para isto que os profissionais são treinados.

EFT para problemas emocionais:

Quase todo mundo, hoje em dia, tem um problema para resolver, que tem uma base emocional óbvia. Controlar a raiva, problemas de relacionamento, stress no trabalho, ansiedade social e baixa auto-estima são apenas alguns exemplos. Embora esses rótulos pareçam específicos, eles são, na realidade, bastante globais em termos de EFT. A melhor maneira de produzir resultados, usando apenas a Receita Básica de EFT, é abordar os sentimentos que estão relacionados com a questão.

Por exemplo, em uma questão de relacionamento, pense em alguma coisa que a outra pessoa faz que cause intensidade em você e, em seguida,  faça o tapping para isso.

"Mesmo que meu esposo esteja atrasado e eu me sinta negligenciada, eu me aceito profundamente e completamente."

Para o controle da raiva, pense nas situações em que você se torna injustificadamente irritado e faça tapping para isso.

"Mesmo que eu odeie quando as pessoas me interrompam, eu me aceito profundamente e completamente."

Ansiedade social, stress no local de trabalho ou qualquer outra coisa também irá gerar intensidade emocional em certas situações e você poderá abordar esses sentimentos com a Receita Básica de EFT,  da forma como eles vêm em sua vida cotidiana, tal como faria com sintomas físicos ou comportamentos indesejados.

Os exemplos acima são baseados em uma versão do Ser específico com EFT, que você aprenderá continuando no Tutorial. Se você já tem um problema de fundo emocional para enfrentar, o material no Tutorial deve aplicar-se diretamente ao seu processo. Quando você chegar ao Fazendo Tapping para Eventos Específicos - Um Conceito Essencial dentro do Processo de EFT, A Técnica de Contar uma História - método The Workhorse Tapping e Procedimento Da Paz Pessoal, você será capaz de navegar por esta questão e outras que surgirem.

Tapping Personal Peace image
EFT tocando para paz pessoal

EFT para paz pessoal:

O objetivo final aqui é a Liberdade Emocional. Todos nós queremos resultados rápidos para os desconfortos irritantes de nossas vidas, mas, como em qualquer coisa, as "soluções rápidas" raramente são uma solução permanente. Com este Tutorial promovemos o tipo de paz pessoal global, que vem da resolução dos problemas do passado e trabalha em quaisquer novos, sem acumular novas interrupções de energia. Não importa que tipo de problema o trouxe aqui, pedimos que você considere o EFT como um programa de longo prazo para a saúde emocional e use O Procedimento Da Paz Pessoal do EFT regularmente.

Senso comum:

Não importa o que você tenha ouvido sobre EFT e quão rapidamente ele pode resolver questões, os resultados reais sempre serão mais fáceis e mais rápidos nos casos mais simples. Se você foi diagnosticado com um problema médico ou de saúde mental, as chances são de que seu caso não esteja entre os mais fáceis. MUITOS progressos podem ser feitos a longo prazo, com ajuda profissional e o EFT pode realmente dar resultados onde nada mais poderia. Mss esperar uma solução rápida em uma condição crônica diagnosticada provavelmente não é razoável.

CUIDADO:

Se sua dor física é crônica, se você tem um problema  médico diagnosticado ou está ciente de uma história mais longa de trauma ou stress que pode ter levado aos seus sintomas, é provável que o processo de EFT seja mais envolvente e possa levá-lo a sentir-se pior antes de sentir-se melhor. Isto é porque o EFT é frequentemente muito mais poderoso do que parece na superfície. Aprenda o máximo que você puder neste Tutorial sobre abordar seus problemas emocionais. Mas se você não obtém os resultados que deseja ou se o Tapping começa a causar-lhe qualquer tipo de sofrimento adicional, considere contratar a ajuda de um profissional de EFT.

Nota aos profissionais de saúde:

Profissionais nas áreas de cura ou de auto-aperfeiçoamento são bem vindos a experimentar qualquer dessas abordagens com os clientes, desde que sejam compatíveis com o seu trabalho. Não são todos que estão em posição de sentar-se com um cliente e repassar com ele os detalhes de um evento do passado, mas usar apenas a Receita Básica em emoções, comportamentos ou sintomas de qualquer tipo, pode ser uma alternativa útil.

Tenha em mente que o uso contínuo de EFT pode abrir as camadas mais profundas de um problema. Então, se seu cliente experimentar qualquer aflição ou desconforto adicional no processo, consulte alguém com formação profissional em EFT ou faça esse treinamento você mesmo.

REVISÃO:

Neste artigo, você aprendeu algumas estratégias úteis para começar com o básico em EFT.

  • A Receita Básica pode ser usada em uma variedade de problemas comuns.
  • Comece dirigindo o processo de tapping para a reclamação que você tem e veja se isso funciona. Se não, continue aprendendo e cave mais fundo.
  • Se você tiver uma doença diagnosticada ou uma história de trauma, o processo de EFT pode ser mais envolvente e essas dicas possivelmente não proporcionarão alívio duradouro.  Você, provavelmente, precisará de usos mais avançados de EFT.
  • Um profissional EFT devidamente treinado pode ser um recurso valioso em seu processo de cura, não importa qual seja o problema.

 

 

© Gary e Tina Craig
Todos os direitos reservados