Tutorial do EFT Oficial

1a PARTE Para todos: O EFT Tapping Basico

Os prós e os perigos dos scripts relativos ao Tapping

Finalidade

Pros and Perils of EFT Tapping Scripts
Prós & perigos da EFT batendo Scripts

Este artigo traz novas perspectivas para aqueles que desejam usar roteiros pré-estabelecidos (Tapping Scripts), esperando para mirar melhor o EFT às suas questões. Se você não ter sido exposto a Taping Scripts  nós convidamos você a ignorar este artigo e ir para o o que posso esperar do EFT Tapping? para que seu processo de aprendizagem de EFT não seja interrompido. Aqueles que foram expostos a Tapping Scripts se beneficiarão das informações fornecidas aqui, antes de avançar.

Os prós (vantagens) desta abordagem estão na conveniência e na possibilidade de conseguir mais benefícios do que apenas a receita básica EFT fornece.  Por outro lado, os perigos incluem possível trauma, resultados parciais, deturpação de EFT e  questões jurídicas potencialmente graves para aqueles que as praticam.  Esses scripts são praticados com boa intenção pelos profissionais e são pelo menos parcialmente úteisl para muitos clientes.  Mas eles são superficiais pora natureza, possivelmente prejudiciais para alguns e isso deve ser explicitados pelos que os utllizam.

Não quero ser excessivamente dramático sobre isto pois, fazendo um balanço, o uso dos Tapping Scripts produziu muito mais bem do que mal (na minha opinião).  No entanto, seus riscos e deficiências precisam ser explicitados.  Orientações para abordagens mais hábeis são dadas neste artigo, bem como no restante deste tutorial.

Plano de fundo

Nos primeiros tempos do EFT, nossos alvos para as rpdadas de tapping estavam do lado do geral (global). Levei anos de refinamento para descobrir que ser mais específico poderia produzir resultados muito melhores, especialmente para os casos mais complexos. Enquanto isso, praticantes de EFT continuavam a experimentar com abordagens globais, tentando criar diferenças para tantas pessoas quanto possível.  Deste esforço, nasceram os Tapping Scripts.

Um Tapping Script envolve predeterminada linguagem de setup (preparação) que é projetada para o público em geral para usar com a receita básica EFT para alívio de um problema comum. Por exemplo, um Tapping Script para perda de peso pode começar assim...

Mesmo que eu me sinta tão mal por carregar todo esse peso
e não ache que eu mereça perdê-lo...

Na superfície, a idéia faz sentido, especialmente para alguém que ainda não estudou o EFT ou queira o alívio rápido prometido por uma abordagem como essa. Parece ser conveniente, mas a desvantagem potencial é significativa e não chega nem perto dos resultados profissionais que podemos entregar com uma abordagem individualizada.

Mona Lisa EFT Tapping Scripts
Usar Tapping Scripts é como
tentar pintar a Mona Lisa
com um pincel largo de 6 polegadas

Tapping Scripts são freqüentemente encontrados em livros e em sites individuais, projetados por profissionais que se especializam em uma questão em especial.  Há Tapping Scripts para centenas de questões... de trauma a fobias até TOC e tudo o resto.  Qualquer um pode localizar um site que fornece esses scripts, incluindo um diagrama de pontos EFT e alguma frase a ser usada para abordar questões subjacentes. A suposição aqui é que a maioria das pessoas com problemas semelhantes contribuirá com mesmos detalhes dos mesmos.  Mas isso é um grande erro.  Não há duas pessoas experimentam uam situação com os mesmos detalhes ou da mesma forma e portanto nenhum Tapping Script pode refletir a exatidão que muitas vezes é necessária. Sob este aspecto, usar Tapping Script é como tentar pintar a Mona Lisa com um pincel largo de 6 polegadas.

Os prós (vantagens)

O fascínio por esses scripts se deve ao fator de conveniência em que uma abordagem já pronta é fornecida, sem requerer nenhum trabalho de personalização ou de detetive. Ela diz para apenas bater  no pontos de EFT,  repetindo as palavras que alguém fornece.  Fácil. É um "tamanho único" ou uma abordagem "pacote" de EFT.  Muitos usuários de Tapping Scripts relataram resultados positivos usando este método e fico feliz por saber que esta abordagem simplista ajudou a expor multidões de pessoas ao EFT.  Enquanto muitos se beneficiaram, persistem limitações e desvantagens.  Vamos falar delas na sequência.

Os perigos

Aqueles que promovem Tapping Scripts estão tentando "tratar" pessoas que ou (1) eles não conhecem, ou (2) têm questões complexas demais para que um simples Tapping Script possa lidar.  Nesse sentido, sua "clientela" eventualmente irá incluir pessoas com graves fragilidades emocionais ou físicas que serão atraídas para "experimentar".  Essas pesoas fragilizadas não devem tentar qualquer método de cura sem a presença e a orientação de um profissional de saúde qualificado, porque reações secundárias e severas consequências são possíveis.   Na medida em que o EFT torna-se um método mais amplamente utilizado é inevitável que estas questões venham à tona e ações judiciais podem surgir contra aqueles que promovem Tapping Scripts.

EFT Tapping Scripts can bring Lawsuits

Os usos profissionais do EFT, tais como aqueles discutidos em nosso Gold Standard EFT Tutorial podem reduzir significativamente a exposição a esses riscos.

Além disso, os Tapping Scripts tendem a fornecer resultados apenas parciais.  Raramente chegam às raízes dos problemas e, assim, as verdadeiras causas do problema permanecem ativas por baixo. É só uma questão de tempo antes que essas ervas daninhas apareçam novamente e façam clientes concluirem  que "o EFT não funcionou."  Pior ainda, essas abordagens superficiais podem limpar parcialmente  alguns aspectos do problema e, no processo, permitir que traumas enterrados possam emergir e causar ansiedade, pesadelos, dores de cabeça e afins. Nenhm script não é capaz de lidar com este stress inesperado e, portanto, esses clientes podem vir a dizer que o "EFT só piorou as coisas."  Na realidade, porém, não foi o EFT que piorou as coisas.  Foi a utilização errônea de uma abordagem superficial de um problema mais profundo.

Então, se você está promovendo Tapping Scripts por favor informe a seus clientes dos limites e potenciais efeitos colaterais do uso de uma abordagem como essa. Melhor ainda, abandone esses Tapping Scripts e reduza esse risco, movendo em direção às abordagens mais profissionais e individualizadas do EFT que nós oferecemos. De particular interesse pode ser nosso artigo intitulado o que devo dizer durante o processo de tapping do EFT?

O YouTube e o problema das conferências na internet

Você verá essa mesma abordagem com Tapping Scripts usada em diferentes formas em vídeos do YouTube, bem como em várias conferências e simpósios na internet onde um ou mais praticantes levam um público anônimo a pssar por várias rodadas de tapping sobre qualquer questão que eles escolhem para o dia (como procrastinação, merecer ou não a felicidade, criar abundância, encontrar sua alma gêmea, ou se libertar do stress). Essas abordagens globais levam pessoas a direções superficiais, onde os resultados são limitados e é ampliada a já mencionada possibilidade de consequências graves.

A solução: Conhecer as raízes & Personalizar o processo

Como um praticante, é na verdade mais fácil fazer  algumas perguntas ao cliente e descer aos detalhes do que recitar scripts e ficar sem saber o que fazer quando a situação do cliente exige mais ajuda.  O processo é ensinado na parte II do nosso Gold Standard EFT Tutorial.  Até mesmo os que praticam EFT para si mesmos podem aprender esses princípios e ter fazer o maior progresso em suas questões. Vai exigir um pouco de prática no início mas quanto mais você usá-lo, melhor resultado você terá.  Você pode começar com o Procedimento de paz pessoal, ou fazer algumas perguntas simples que apontem em direção aos Eventos específicos. Aqui estão algumas perguntas que me serviram bem ao longo dos anos.

  • Quando notou o problema pela primeira vez?
  • Isso faz você lembrar de alguma coisa no seu passado?
  • Se você pudesse viver a vida de novo, que pessoa ou evento preferiria "pular"?

Como um praticante em si mesmo, se você ficar preso, um profissional devidamente treinado pode ajudar você desenterrar os problemas que você não poderia encontrar por conta própria. Profissionais podem obter treinamento adicional para encontrar as questões ocultas, necessárias para obter melhores resultados.

REVISÃO:

Neste artigo você aprendeu sobre o uso dos Tapping Scripts no processo de EFT.

  • Os Tapping Scripts parecem oferecer facilidade, mas são bastante globais por natureza e não permitem uma abordagem individualizada. Por esta razão, não seguem o processo do  Gold Standard EFT Tutorial.
  • Os Tapping Scripts e outras abordagens globais podem causar danos quando usados sem a devida orientação. Então se você optar por experimentá-los, faça-oo com cuidado.
  • Para a melhor educação do EFT possível, evite os Tapping Scripts e outras variações globais e adote os princípios de padrão-ouro ensinados neste tutorial.

 

 

© Gary e Tina Craig
Todos os direitos reservados