Tutorial do EFT Oficial

1a PARTE Para todos: O EFT Tapping Basico

O que posso esperar do EFT Tapping?

Bom, mau e outros

O que você pode conseguir com o EFT é largamente dependente da habilidade com a qual ele é usado.  Felizmente, até mesmo um iniciante do EFT às vezes pode conseguir resultados surpreendentes.  Mas isto, como dito anteriormente, leva à Grande Ilusão do EFT e, assim, muito do potencial do EFT frequentemente deixado em cima da mesa.

Eu tenho ensinando o EFT desde meados dos anos 1990 e tenho recebido milhares de brilhantes relatos sobre seus benefícios clínicos.

Aqui estão alguns dos resultados positivos...

  • Muitos soldados relataram que seu SDPT (stress pós-traumático) desapareceu e seus pesadelos e pensamentos intrusivos se foram com eles.
  • Alguns relataram que suas fobias desapareceram em questão de minutos e nunca mais voltaram.
  • Dores de muitos tipos, incluindo dores de cabeça de enxaqueca, foram relatadas como tendo tido alívio imediato (parcial ou total).
  • Muitos terapeutas profissionais relatam que conseguem resultados mais profundos, mais rápidos e mais duradouros.
  • Alguns atletas relataram terem tido o seu desempenho melhorado (às vezes dramáticamente).
  • Muitas pessoas com doenças graves relataram alívio parcial ou completo dos seus sintomas.  A lista de doenças é impressionante e inclui todo tipo onde possa haver fatores emocionais ou energéticos contribuindo.. Algumas pessoas saem de cadeiras de rodas... enquanto outras relatam alívio para asma, esclerodermia, câncer, esclerose múltipla, hepatite C, fibrose cística, doença de Parkinson, hipermobilidade, ALS e traumatismo crânio-encefálico.  Esta é uma lista parcial, sendo que a lista real inclui grande número de doenças e isso me faz suspeitar que, habilmente aplicado, o EFT possa trazer benefícios para qualquer doença.  Mas as taxas de sucesso são variáveis e nem todo mundo consegue alívio.  Favor consulte os médicos sobre todas as questões médicas.

No lado negativo...

  • Algumas pessoas relataram não ter tido qualquer tipo de benefícios.  Na minha experiência, isto é, muitas vezes, porque o EFT foi aplicado de forma inadequada.
  • Um pequena porcentagem (menos de 3% é a minha estimativa) relatou angústia como o resultado do processo.

Na minha experiência, as principais razões para os efeitos negativos são em função de (1) uma compreensão incompleta do processo de Tapping EFT e (2)  pessoas inexperientes "indo onde não conhecem."  Muitas pessoas são encantadas pelas propriedades do aparente "alivio rápido" do EFT Básico e/ou aprendem o Tapping EFT de segunda, terceira ou quarta mão de uma variedade do EFT comercialmente sensacionalistas ou através de websites.  Como resultado, eles recebem educação incompleta e ficam abismados quando eles ou um cliente aparentemente "não chegam a lugar algum" com o EFT, ou quando se tornam-se ansiosos ou agitados.  Mesmo quando eles obtêm resultados sólidos, eles desconhecem o quanto mais longe eles podem ir.

Este Tutorial destina-se a preencher essa lacuna.

Além disso, o EFT ainda está em fase experimental e, apesar de um número crescente de doutores e médicos o adotarem, não podemos afirmar que está livre de risco.  Ao contrário, tenho dado muitos workshops de EFT (com presença de 200 a 500 pessoas) e tenho aplicado formas do Tapping EFT no palco, para a platéia inteira.  Enquanto a maioria relata melhorias em suas condições, uma pequena porcentagem descobre questões mais profundas dentro do processo que não podem ser tratadas do palco.  Por Isso é eu costumo ter vários assistentes"emocionais" disponíveis para trabalhar com essas pessoas.

Eu ainda desconheço se alguma dessas pessoas mais aflitas tenha tido algo mais do que desconforto temporário, mas, acredito, isto é porque meus assistentes emocionais foram capazes de resolver suas questões com sucesso.  O que pode acontecer quando profissionais inexperientes ou mal orientados aplicam o EFT para tais pessoas é desconhecido.  Nesse sentido, por favor consulte profissionais de saúde qualificados sobre o uso do EFT.

Em raras ocasiões, recebo relatos (talvez 1 por ano) de pessoas que acreditam que o EFT os tenha prejudicado de alguma forma.  Em cada caso tenho contactado a pessoa para saber mais detalhes.  Na maioria desses casos, descobri que a causa provável do dano não era de fazer Tapping no sistema de meridianos.  Pelo contrário, era gerada pela (1) descoberta de "questões escondidas" no ambiente terapêutico que o terapeuta não soube identificador ou (2) os efeitos secundários de ter iniciado ao mesmo tempor um novo tratamento com drogas farmacêuticas.  Novamente, não conhecemos todas as possibilidades em relação ao Tapping EFT (incluindo as negativas) e, portanto, devemos proceder  consultando profissionais de saúde qualificados, quando for preciso.

Para dar uma ideia dos potenciais efeitos negativos do EFT, leia a carta abaixo.  Embora este seja um caso raro, eu não poderia encontrar uma possível explicação para este efeito.  A pessoa pediu que o seu nome fosse suprimido por motivos de privacidade.

Há quatro anos eu tropecei com o EFT na internet e fiz uma tentativa, pois sentia que alguns dos meus problemas de saúde tinham ligações emocionais e na época eu estava passando por estresse e meu sono não era lá aquelas coisas. Depois de pesquisar os possíveis efeitos colaterais do EFT eu decidi que parecia seguro. E fiz o tapping  em uma série de coisas que eu senti que poderiam ser o problema.

Após cerca de uma hora, eu não parecia sentir-me muito diferente, então eu decidi tirar uma soneca e fiquei com uma taquicardia que foi estranha para mim, e eu não consegui tirar uma soneca o que também era estranho para mim durante o dia. Naquela noite não dormi nada e nem tampouco no próximo par de noites. Eu continuei o EFT exatamente como o manual [de Gary] instruiu a cada dia. Depois de alguns dias tive o pesadelo mais assustador da minha vida - absolutamente petrificante, então novamente cerca de 5 dias mais tarde e mais uma vez uma semana mais tarde. O sono se tornou um problema muito sério e minha vida virou de cabeça para baixo simplesmente tentando ir trabalhar e funcionar como de costume.

Todos os dias o meu estado emocional estava péssimo e me senti muito mais deprimido que antes. Eu tentei o EFT novamente com profissionais e por conta própria apenas para descobrir que cada vez que eu tentava eu não dormiria em toda aquela noite, talvez uma hora e por algumas noites o mesmo continuava. Só depois de alguns dias as coisas melhoravam algo e eu pude dormir cerca de 3 a 5 horas. O que ainda não era o suficiente.

Então é evidente que eu estava muito apreensivo em tentar o EFT novamente. Desde o dia da primeira tentativa do EFT eu não consegui fazer as coisas a que estava acostumado. Eu não conseguia fazer nada que eu fazia comumente. Antes eu era um corredor de distância competitivo e podia correr de 5 a 10 quilômetros a qualquer momento. Após o EFT eu mal podia correr uns 500 metros sem que meus batimentos subissem rapidamente e tivesse falta de ar. E depois levava horas para que meu ritmo cardíaco se acalmasse.

O mesmo aconteceu para qualquer esporte que eu costumava jogar. Mesmo andar 9 buracos de golfe parecia me cansar. Meu apetite caiu e mesmo comer um prato de massa parecia  me incapacitar. Eu parei o EFT após cerca de 5 meses e as coisas melhoraram um pouco, mas minha vida tem sido extremamente desafiadora, emocionalmente e fisicamente. Eu não consigo fazer trabalho físico como fazia pela minha carreira, é uma luta só estar no dia  a dia, aparentemente com uma nuvem escura da depressão o tempo todo, só esperando que apareça uma luz no fim do túnel. Sinto que estou totalmente preso no modo de luta ou fuga.

Esta pessoa me comentou de sua tendência de ter um temperamento altamente sensível o que nos faz especular que algumas questões ocultas possam ter ficado escondidas durante o processo, sem que que ninguém tenha sido capaz de identificar (ou resolver).  Novamente, isso parece ser um caso raro, mas devemos estar cientes desta possibilidade e reconhecer que os outros podem ter tido experiências semelhantes, mas não tenham escrito sobre elas.

REVISÃO:

Neste artigo, você aprendeu sobre os prós e contras do processo de EFT.

  • O EFT produziu benefícios notáveis para uma grande variedade de casos.
  • Existem alguns que experimentaram efeitos secundários negativos, geralmente devido à utilização indevida do EFT ou por fatores externos.

 

 

© Gary e Tina Craig
Todos os direitos reservados