Tutorial do EFT Oficial

Antes de começar

Como navegar nesta seção
do nosso site

Use o menu do lado esquerdo para localizar os itens do extenso conteúdo desta seção. Os itens deste menu se subdividem para tornar mais fácil o seu uso. Clique nos ícones [+] e [-] para subdividir e retrair os itens do menu.


Este tutorial contém links que direcionam a páginas que estão apenas em inglês. Essas páginas em inglês não são críticas para o seu aprendizado de EFT e podem ser desprezadas.

Sobre aquelas derivações de EFT Tapping: Uma discussão franca

"Todas se parecem com o EFT mas, no fundo, são substancialmente diferentes, até entre si.
Francamente, não sei se fico chocado ou se dou risada diante deste resultado.
Conflitos em todos lugares. O que um novato pode fazer?"

Minhas preocupações

Image preocupações Tapping
A proliferação do EFT não está isenta de preocupações.

A proliferação do EFT ao redor do mundo está trazendo esperança para a humanidade, mas, devido a problemas que eu mesmo causei,  esta difusão  não ocorre sem preocupações.

Quando apresentei o EFT em 1995, não tinha idéia de que, depois de algum tempo ele cairia nas mãos de milhões de pessoas. Se eu soubesse, teria assegurado que todos aprendessem o método de forma idêntica. Um ensino claro. Aulas consistentes. Padrões para toda difusão do EFT. Desta forma, todos os  EFT'ers ( praticantes do EFT)  falariam uma mesma língua e as inovações seriam construídas sobre uma base comum.

Mas, infelizmente, lancei a bola e, tal como está, existem agora centenas de derivações de EFT, cada uma refletindo um conjunto diferente de crenças e preferências. Não há  padronização qualquer que seja ela . Todas se parecem com o EFT mas, no fundo, são substancialmente diferentes, até entre si. Francamente, não sei se fico chocado ou se dou risada  diante deste resultado. Conflitos  em todos lugares. O que um novato pode fazer?

Sugiro, é claro, que você aprenda EFT aqui ... a partir da fonte ... onde tudo é detalhado, consistente e totalmente gratuito. Mas, se você deseja explorar as derivações, você irá encontrá-las por toda a internet. Todas usam, de alguma forma, o nome EFT ou seu bem conhecido apelido, Tapping, em seus títulos.

Ainda que haja um pequeno número de exceções, a grande maioria dos divulgadores não teve qualquer formação em profundidade em EFT diretamente da fonte e, em consequência, apresentam versões "mais lights" do EFT. Infelizmente, tenho relatos de que uma dessas derivações traumatizou gravemente algumas pessoas, inclusive provocando pensamentos suicidas em alguns.

Obviamente, não posso apoiar ou endossar a maioria destas derivações do EFT. Eu gostaria de poder fazê-lo. Seria uma forma de disseminar o EFT correta, se eu pudesse.

e-abraços, Gary

© Gary Craig e Tina
Todos os direitos reservados