Tutorial do EFT Oficial

Antes de começar

Uma carta aberta

A todos os alunos de EFT (Emotional Freedom Techniques) aqui  está o que define e dá a razão de ser  deste tutorial.

"Juntos vamos construir, no seu interior, uma ponte para o território da paz pessoal."

Nota: isto foi originalmente escrito em 1995, como uma introdução ao Manual de EFT. Este manual agora está obsoleto e foi substituído por este Tutorial. No entanto, o espírito do artigo original foi tão bem aceito, que o incluo aqui.  Ele foi ajustado, ligeiramente, para refletir as circunstâncias atuais.

Caro amigo,

Enquanto escrevo isto estou em casa... sozinho... em uma noite de terça-feira.  Há uma leve chuva lá fora, fazendo barulhos suaves na janela. Após anos escrevendo e filmando, o EFT está completo.  Estamos quase prontos para "ir aos jornais".

E, há cinco minutos atrás as lágrimas começaram a rolar pelo meu rosto.

E, então, eu soube  porque eu quis criar este Tutotorial   Aliás, eu sempre soube  porque... mas não sabia como dize-lo.   E agora posso colocá-lo em palavras. Aqui está a história.

Há cinco minutos atrás, eu estava revendo um vídeo que minha sócia, Adrienne Fowlie, e eu fizemos na Veterans Administration em Los Angeles, em 1995.  Passamos 6 dias lá, usando EFT, a fim de ajudar nossos veteranos do Vietnã a superar as memórias horríveis da guerra.

EFT Tapping PTSD image
EFT ajuda a veteranos de guerra com TEPT

Eles tinham Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT), que está entre as formas mais graves de distúrbios emocionais conhecidos.  Todos os dias, esses homens revivem as catástrofes da guerra... como serem obrigados a matar civis inocentes (incluindo crianças)... enterrar pessoas em trincheiras abertas... e ver seus amigos queridos morrerem ou serem mutilados.  Os sons de tiros, gritos e bombas ricocheteiam suas cabeças dia e noite.  Às vezes, somente as drogas aliviam as dores sempre presentes da guerra.

Eles suam.  Eles choram.  Eles têm dores de cabeça e ataques de ansiedade.  Eles são deprimidos e sofrem.  Eles têm medos, fobias e receio de  dormir à noite, por causa de seus pesadelos.  Muitos estão em terapia há 20 anos... com muito pouco alívio.

Ainda me lembro como fiquei entusiasmado, quando o VA convidou a mim e Adrienne para levar o EFT a nossos soldados.  Eles nos deram carta branca para aconselhar aqueles homens da forma que quiséssemos. Este seria o teste definitivo sobre o poder do EFT. Se houvesse uma modesta, mas perceptível, diferença nas vidas daqueles homens, com tão graves distúrbios, a maioria das pessoas já consideraria o tratamento bem-sucedido.  Na verdade, o EFT fêz muito mais.

O VA não nos remunerou.  Eles não tinham um orçamento para viabilizar uma ajuda externa como esta. Na verdade, tivemos que pagar por nossas tarifas aéreas, contas de hotel, refeições e aluguel de carros. Mas isso não nos importou. Nós teríamos pago muito mais, só pela oportunidade.

De qualquer forma, este vídeo  que eu estava assistindo foi um resumo do que aconteceu durante aqueles 6 dias. Uma seção dele foi sobre Rich, que estava em terapia há 17 anos, tratando TEPT.  Ele tinha:

  • Mais de 100 memórias de guerra assustadoras, muitas das quais revivia diariamente.
  • Uma enorme fobia de altura, agravada por ter realizado mais de 50 saltos de pára-quedas.
  • Insônia... demorava 3 ou 4 horas para adormecer  todas as noites, mesmo sob  bastante forte medicação.

Depois de fazer EFT com ele, todos os vestígios desses problemas desapareceram.

Como a maioria das pessoas, Rich tinha dificuldade em acreditar que estes procedimentos, aparentemente estranhos, funcionaria. Mas ele estava disposto a tentar. Começamos com sua fobia de altura e, após cerca de 15 minutos com EFT, tinha desaparecido.  Ele testou várias vezes, subindo em um prédio e olhando para baixo pela escada de incêndio.  Para sua surpresa, não apresentou qualquer tipo de reação fóbica.  Então, aplicamos EFT para várias das suas memórias de guerra mais intensas e neutralizamos todas em uma hora.  Ele ainda se lembra delas, claro, mas elas já não têm mais qualquer carga emocional.

Ensinamos as técnicas para Rich (da forma como você está sendo ensinado através deste Tutorial), para que ele pudesse, por si mesmo, trabalhar no restante de suas memórias de guerra.  Dentro de alguns dias, elas foram totalmente neutralizadas. Elas já não o incomodavam. Como resultado, ele não apresentou mais insônia e a medicação foi suspensa (com a supervisão de seu médico). Dois meses mais tarde, falei com Rich ao telefone.  Ele ainda estava livre dos problemas.

 Esta é a real liberdade emocional.  É o fim de anos de tormento.  É como sair para fora de uma prisão.  E...eu tive o privilégio de por as chaves nas suas mãos !!!  Cara...Que sentimento!  Esta é a promessa do EFT.  Domine a técnica e você poderá fazer, para si e para os outros, o mesmo que aconteceu para Rich.

Em seguida, vieram Robert, Gary, Phillip e Ralph e todos tinham memórias traumáticas de guerra.  Em minutos, o EFT proporcionou alívio para as memórias com as  quais trabalhamos. Ver seus sorrisos e ouvir suas palavras de gratidão geraram uma forma de alegria que apenas as lágrimas podem expressar.  E, então, veio a entrevista em vídeo com Anthony.

Anthony estava tão aterrorizado com suas experiências de guerra, que tinha medo de ir a lugares públicos... como um restaurante... por medo de que um soldado vietnamita viesse a disparar uma AK47.  Ele congelava só de pensar nisso.  Claro que ele sabia que não era lógico, mas isso não fazia o medo melhorar.  TEPT é assim.

Depois de usar o EFT, Anthony foi conosco a um restaurante cheio, e, em suas palavras, "sua ansiedade não valia mais nenhum centavo." Nós três, Adrienne, Anthony e eu, casualmente ríamos e contávamos piadas, enquanto jantávamos no restaurante lotado, com mais de 200 pessoas.  Anthony estava completamente relaxado.  O medo se foi. Que mudança! Que sensação ser capaz de fazer tanta diferença na vida de alguém!

Então, na entrevista filmada, ele fez uma pausa de um minuto e disse, "Deus me abençoou, eu juro.  Acho que era minha hora de conhecê-los."

E aí... sentado na minha sala... foi quando as lágrimas de felicidade rolaram pelo meu rosto.

O valor humano, neste Tutorial  é nosso supremo objetivo. Vcê pode se elevar a níveis mais altos com ele.  E, se desejar, pode usá-lo para ajudar os outros e ampliar sua auto-estima no processo.  Quantos agradecimentos você gostaria? Eu não poderia dar a você nenhum premio maior que este.  Agora, espero que entenda minha motivação para criar este Tutorial.  É porque Deus tem me abençoado, eu juro.  É minha hora de encontrar você! Juntos vamos construir, dentro de você, uma ponte para o território da paz pessoal.  Uma vez construída, essa ponte se tornará um recurso  para  sua  vida toda que você pode usar para difundir a  liberdade emocional... e alegria... de você mesmo para os outros.  E... é permanente.  Como o ouro... não enferruja, mancha ou se torna obsoleto.  Sempre estará lá para você.

Pode ser que você e eu nunca nos encontremos face a face e eu, talvez, não possa vê-lo e conhecer o seu calor, como aconteceu com o Anthony.  Nossa única ligação pode estar limitada a este Tutorial.  Mas ok.  Sempre que as pessoas se juntam com o objetivo de cura, estão fazendo o trabalho de Deus. O amor preenche o espaço  do entre (mesmo que grande) e ajuda a acontecer.  Deus não exige que nos encontremos face a face.

Você e eu estamos prestes a viajar juntos, numa jornada em direção à liberdade emocional.  Será  como algo que você jamais experimentou antes... Eu prometo.  Não é uma viagem mítica, em um tapete mágico, que termina em ilusão.  É uma  viagem real  destinada a lhe oferecer resultados reais... tal como fez com nossos veteranos. Você irá, de fato, desenvolver a capacidade de descartar seus medos, fobias, memórias traumáticas, raiva, culpa, mágoa e todas as outras emoções limitantes.  E não vai levar anos e anos de sessões de terapia dolorosas, lentas e caras. Muitas vezes, até emoções negativas as mais graves, desaparecem em minutos.  Mas eu estou me adiantando.  Você verá todas as provas que precisa, enquanto aprende este Tutorial e aplica estas técnicas em si mesmo.

Você também vai aprender as limitações da técnica. O EFT não faz tudo para todos.  Mas, o que ele faz, o surpreenderá.  Ainda me surpreende e eu tenho usado isso há anos. O EFT, a propósito, faz muito mais do que o que foi comentado nesta carta.  Eu apenas abri um pouquinho a tampa e deixei você espiar.  O resto vai se revelar, enquanto você percorre estas páginas.

Minhas melhores saudações,

Gary

P.S. Por favor, note que as liberações emocionais e energéticas feitas pelo EFT, frequentemente resultam em curas físicas profundas.  Como você verá, o EFT pode ser usado para qualquer questão emocional, física e de performance que você possa nomear.


© Gary e Tina Craig
Todos os direitos reservados